quarta-feira, 11 de maio de 2022

FECARS começa nesta quinta com mais de 1,6 mil inscritos

 

   Começa na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, com a abertura dos portões da Associação Rural de Pelotas, a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), com realização da 26ª Região Tradicionalista e produção da AG Entretenimento. O evento reúne mais de 1,6 mil participantes, representantes das 30 regiões tradicionalistas, previamente classificados nas etapas locais e premia os grandes campeões de diversas categorias nas modalidades tiro de laço, prova de rédea, gineteada, prova de chasque e vaca parada.

    Depois de dois anos suspensa em função da pandemia da COVID-19, a 32ª FECARS terá como principal diferencial a diversidade na programação. Além das tradicionais provas campeiras, os organizadores incluíram na agenda shows locais e regionais, exposições, feira, mostra de gastronomia, seminários e muito mais. De acordo com o presidente da Comissão Executiva, Carlos Souza Gonçalves, a marca da festa será a democratização. “Preparamos uma festa popular e para os mais variados públicos. A necessária retomada das atividades tradicionalistas acontece também pela aproximação com a sociedade. É uma festa para toda a família”, frisou.

    Ainda conforme Gonçalves, a organização espera um grande público durante o evento. Ele destaca que o acesso ao parque tem ingresso popular - ao custo de R$ 10,00 por dia ou R$ 35,00 o passaporte para os quatro dias de evento - e que os espetáculos e demais programações são gratuitos. Serão 16 shows de artistas gaúchos, além de apresentações de danças, orquestras e bandas no Espaço Cultural, que conta com financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin.

    Já o Movimento Tradicionalista Gaúcho comemora a realização da 32ª FECARS, cujas inscrições foram feitas pela primeira vez por meio do sistema MTGNET. Para a vice-presidente de Cultura do MTG/RS, Renata Pletz, que organiza o Seminário de Cultura Campeira, programado para o sábado (14), a partir das 14 horas, na sede da AEAPEL-ARP, o evento simboliza a grandeza do movimento organizado. “Mesmo diante das incertezas dos últimos tempos, vemos uma FECARS com plena adesão dos participantes e que, certamente, marca as páginas da história deste evento”, pontuou. O tema do Seminário será a Medicina Campeira, com palestras do escritor e folclorista Severino Moreira e do médico veterinário Alex de Oliveira, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através das diretoras culturais das RT’s. “Pelotas e o Movimento Tradicionalista te esperam pra essa grande festa”, concluiu a vice-presidente. 

No link, a programação completa do evento: Fecars grafica.cdr (mtg.org.br)

Nenhum comentário: