O jovem portelense Matheus Henrique Cocenski, 22 anos, acadêmico do Curso Bacharel de Medicina Veterinária, oriundo do CTG Guardiões da Fronteira, é o 2º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.
Fale um pouco da tua trajetória:
Minha trajetória começa aos 5 anos de idade dançando na invernada artística do CTG Sentinela da Fronteira, depois de 7 anos ingresso no CTG Guardiões da Fronteira, onde fui o 1° Guri Farroupilha da história da minha entidade, após isso, comecei a gostar dos entreveros, e fui peão farroupilha do acampamento farroupilha aqui da minha cidade nos anos de 2016 e 2018. Em 2019 conquisto o cargo de peão da minha entidade, e um ano depois, de maneira inédita, meu CTG coloca o 1° peão farroupilha da 20° RT. Portanto, depois de tanto me desafiar e enfrentar obstáculos, cheguei na fase Estadual, novamente inédito para meu CTG e para meu município de Tenente Portela que nunca havia tido um concorrente no Estado. Sai de lá agraciado com a honraria de 2° Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul que para mim, foi uma das coisas mais importantes da minha vida.
Preparação: Minha preparação para o entrevero foi um tanto quanto dificultosa, pelo fato que nunca havia participado de um Entrevero Estadual, meu CTG por ser novo e possuir apenas 11 anos, não havíamos ninguém daqui para me dar um "costado" mas com muita garra, fomos atrás, estudamos com o que podíamos, e fizemos nosso melhor.
Chegar ao título: Os obstáculos da pandemia foram muitos, dificuldade para fazer de tudo, projetos restritos e reduzidos, mesmo assim, conseguimos ir em frente, por não tem um regional "completo" apenas com as provas escritas, precisei me dedicar dobrado para preparar tudo para o estadual em tão pouco tempo, chegar ao título, e trazer ele para minha casa é motivo de orgulho e honra.
O que fazes, quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?
Faço faculdade, estudo, trabalho, dou aula de dança, toco gaita, ando a cavalo, laço, lido com os bichos, ajudo no ferrageamento dos meus cavalos, faço tudo o que gosta, e geralmente estas coisas estão ligadas ao campo.
Planos para gestão: Meus planos para a gestão são resgatar aquele tradicionalista que se perdeu agora na pandemia, e reaproximar os antigos campeiros, com os novos que estão dentro dos CTG's. Além do mais, nunca deixar esquecer os ensinamentos dos campeiros do campo, divulgando sua essência. Buscar nas crianças e jovens o seguimento da nossa cultura.
Comida: Carnes, massas, sopas, carreteiro, batata frita/assada.
Filme: ação, suspense, superação, ficção científica, terror.
Livro: Um certo capitão Rodrigo, Ana Terra, O Guarani, Robinson Crusoé...
Hobby: Tocar gaita e bumbo leguero, andar a cavalo, laçar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário