sexta-feira, 29 de julho de 2022
Chegada da Chama Crioula dará inicio ao 70º Congresso
A cidade conhecida por ser a Capital Nacional do Moscatel e das Malhas, Farroupilha, se prepara para receber o Rio Grande tradicionalista para os grandes debates no 70º Congresso Tradicionalista Gaúcho que acontece dia 30 de julho, no Parque Cinquentenário da cidade.
O evento tem a promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realização da Fundação Cultural Gaúcha e da 25ª Região Tradicionalista, com o apoio da prefeitura municipal de Farroupilha. O tema central será o “Cancioneiro Gaúcho”, buscando valorizar a música regional gaúcha, seus compositores, intérpretes e preparar terreno para o centenário de Honeyde Bertussi, em 2023. O jornalista José Alberto Andrade fará uma palestra sobre o tema na manhã de sábado. Na parte da tarde, o conterrâneo de Zé Alberto, o poeta e compositor Léo Ribeiro de Souza (também natural de São Francisco de Paula) estará lançando seu livro: Os farrapos e a maçonaria.
A cavalgada transportando a chama crioula da cidade sede do último Congresso, Frederico Westphalen, percorreu mais de 450km e será entregue no dia 30, às 8h, para a abertura do 70º Congresso, em Farroupilha.
SERVIÇO:
70º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO
DATA: 30 DE JULHO
LOCAL: PARQUE CINQUENTENÁRIO | FARROUPILHA | 25ªRT
2ª Prenda do RS prestigia gestão de prendas e peões em Santa Maria do Herval
Na noite desta quinta-feira, 28, a 2ª Prenda do RS, Dienifer Canabarro esteve presente na posse da nova Gestão de Prendas e Piazito do CTG Amigos da Tradição, na cidade de Santa Maria do Herval.
Também estiveram presentes o Coordenador da 30ªRT, Carlos Moser, e sua esposa Eunice.
Gestão de Prendas e Peões da ACTG Portal da Serra - 30ªRT
Com muito orgulho, admiração e carinho, apresentamos a nova Gestão de Prendas e Peões da ACTG Portal da Serra Gestão 2022/2023, que tomou posse na noite do dia 27/07/2022:
1ª PRENDA ADULTA: Emanuelle Wagner
PEÃO FARROUPILHA: Pedro Arthur Bohn
1ª PRENDA JUVENIL: Giovana Gabriela Silva dos Santos
2ª PRENDA JUVENIL: Julia Morsseli
GURI FARROUPILHA: Matheus Machado Portelinha
2ºGURI FARROUPILHA: Arthur Deimling
1ª PRENDA MIRIM: Rafaela Bacchieri Ceccato
2ª PRENDA MIRIM: Júlia Bremm Machado
PIA FARROUPILHA: Lorenzo Glier Loehder
2º PIA FARROUPILHA: Moisés Nitsche Chaves
3º PIA FARROUPILHA: Kayan Morsseli Gossler
PRENDA PRÉ-MIRIM: Ana Alice Johan
PIAZITO FARROUPILHA: Lucas Machado Portelinha
PRENDA VETERANA: Marileusa Nitsche Chaves
PEÃO VETERANO: Adailton Chaves
Parabéns aos eleitos e desejamos que este ano seja cheio de amizade, alegria, trabalho, aprendizado e muita cultura gaúcha.
quinta-feira, 28 de julho de 2022
Prendas e Peões do RS visitam o centro histórico da Capital
Na segunda-feira, 25 de julho, a gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul foi recepcionada na sede do MTG. Na oportunidade, os representantes jovens do Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado posaram para as fotos oficiais que vão compor a galeria da gestão 2022/2023.
À tarde, acompanhados pela vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz, pelo casal Eliane e Jorge Ribas, diretores do Departamento de Apoio à Juventude Tradicionalista, Anderson Hartmann, Departamento de Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento, e Jeândro Garcia, vice-diretor do Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural, as Prendas e Peões do Estado participaram da segunda edição do passeio guiado pelo centro histórico de Porto Alegre, quando puderam conhecer as dependências de alguns dos prédios mais importantes da memória sul-rio-grandense, como Palácio Piratini, o Museu Júlio de Castilhos, Teatro São Pedro e o Solar dos Câmara.
Conforme a vice-presidente de Cultura, essa é uma vivência que foi implementada já na gestão anterior. Com o retorno à normalidade, pós-pandemia, foi possível contar com um maior número de acompanhantes, além de todos os integrantes da gestão 2022/2023.
Jeândro Garcia contou que nesta edição, além do maior número de participantes, novos locais foram incluídos no roteiro de visitação, entre os quais o Galpão Crioulo Glaucus Saraiva, do Palácio Piratini, e o Teatro São Pedro. “Cabe destacar, inclusive, que o teatro não possui visita guiada, no entanto a assessora administrativa do espaço, Alice Kuhn, fez questão de nos receber e contar um pouco da história e novos projetos do local”, afirmou o vice-diretor.
Já no Museu Júlio de Castilhos, a diretora Doris Couto abriu uma exceção, já que o local não tem atendimento as segundas-feiras, e recebeu o grupo, dispensando aos visitantes o máximo de atenção ao oferecer diversas informações e sanar as dúvidas que surgiram no decorrer da visita. Jeândro acredita que o carisma da gestão anterior durante a primeira edição do passeio e o bom relacionamento com os órgãos públicos foram fundamentais para que todos os espaços estivessem tão receptivos e à disposição para receber os representantes do tradicionalismo, inclusive convidando o grupo para outros eventos que devem acontecer em seus espaços durante o ano.
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Minha gaita conta a história - proposta de tema anual para 2023
Os Peões da gestão Candeeiro, os missioneiros Daniel Forrati e Andrei Caetano, estão trazendo um baita proposta para o debate. Estarei torcendo por ela.
"Buenas, gauchada! É com grande alegria que viemos hoje apresentar a nossa proposta para tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho".No dia 30 de Julho de 2022 ocorrerá na cidade de Farroupilha (25ª RT) o 70º Congresso Tradicionalista Gaúcho, evento esse que tradicionalmente escolhe uma temática para nortear os trabalhos do movimento durante o período de um ano. Sendo assim, nossa proposta para viger no ano de 2023 se chama: "Minha Gaita Conta a História".
É comum ouvir falar que a gaita foi introduzida no Rio Grande do Sul por volta de 1846 com a família do imigrante Pedro Roth Birkenfeld, ou que ainda teve sua vasta disseminação de fato durante e após a guerra do Paraguai, mas mais importante que entender a introdução do instrumento em solo gaúcho é entender que este foi introduzido no “coração” do homem deste estado e, por isso, que assim como o cavalo, gaita por si só também é sinônimo de gaúcho.
A ideia central do trabalho consiste na conscientização da importância da gaita como instrumento fundamental para a construção da identidade cultural do gaúcho, entender sua história em solo gaúcho, como ela influenciou o jeito de ser do homem campeiro, bem como àqueles que foram expoentes e construtores de sua reputação como instrumento símbolo do estado do Rio Grande do Sul.
Uma das motivações mais importantes para a construção da proposta deste tema foi a valorização daqueles que quebraram barreiras através da gaita para que a cultura gaúcha chegasse aos pagos mais longínquos. Sendo assim, serão trazidos em evidência três dos principais responsáveis artistas que cumpriram este papel na construção e divulgação da música e da cultura gaúcha, sendo eles: Antônio Soares de Oliveira (Tio Bilia), que comemoraria em 2023 os 60 anos do seu primeiro álbum, intitulado “Baile Gaúcho”, lançado em 1963, Honeyde Bertussi, o qual estaria, se vivo, completando 100 anos de vida em 2023 e, ainda, Pedro Raymundo, esse que nasceu catarinense e morreu como um dos gaúchos mais autênticos, o famoso gaúcho da era do rádio, ficando marcado pelo pioneirismo ao se apresentar devidamente trajado e tendo o seu sucesso “Adeus Mariana” completando 80 anos, em 2023.
segunda-feira, 25 de julho de 2022
2ª Prenda do RS visita prefeita de Novo Hamburgo
Na tarde desta segunda, 25, a 2ª Prenda do RS, Dienifer Canabarro, esteve visitando a Prefeitura de Novo Hamburgo, para conversar com a chefe do Executivo Municipal. A prefeita Fátima Daudt cumprimentou a prenda pela conquista e colocou-se a disposição para ajuda-la na sua jornada estadual.
O encontro que durou em torno de 30 minutos, serviu para mostrar a importância da juventude tradicionalista e como o cargo de 2ª Prenda do RS é representativo para Novo Hamburgo. Dienifer relatou que, pela conquista do título a promoção do 35º Seminário Estadual de Prendas será na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em 2023. Acompanharam o encontro o Coordenador da 30ªRT, Carlos Moser e o Patrão da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, Sidinei Gonchoroski.
domingo, 24 de julho de 2022
70º Congresso Tradicionalista Gaúcho | Sábado, dia 30
A cidade conhecida por ser a Capital Nacional do Moscatel e das Malhas, Farroupilha, se prepara para receber o Rio Grande tradicionalista para os grandes debates no 70º Congresso Tradicionalista Gaúcho que acontece dia 30 de julho no Parque Cinquentenário da cidade.
O evento tem a promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realização da Fundação Cultural Gaúcha e da 25ª Região Tradicionalista, com o apoio da prefeitura municipal de Farroupilha. O tema central será o “Cancioneiro Gaúcho”, buscando valorizar a música regional gaúcha, seus compositores, intérpretes e preparar terreno para o centenário de Honeyde Bertussi, em 2023.
As inscrições para o Congresso vão até o dia 27 de julho. Para que as entidades inscrevam os delegados, os patrões devem usar o cadastro no MTG Net (dúvidas, confirmar com a coordenadoria da região – bem como autorização que irá anexa): https://www.mtgnet.com.br/
Para os demais participantes, e para disponibilização de certificado, o cadastro deve ser feito em formulário próprio disponível em https://bit.ly/Inscricao70CongressoTradicionalista
SERVIÇO:
70º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO
DATA: 30 DE JULHO
LOCAL: PARQUE CINQUENTENÁRIO | FARROUPILHA | 25ªRT
INSCRIÇÕES: ATÉ DIA 27 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)
sábado, 23 de julho de 2022
quarta-feira, 20 de julho de 2022
CTG Valentes da Tradição promove palestra dia 5 de agosto
Há 37 anos eu começava a frequentar o CTG Valentes da Tradição, no Sarandi. Minha primeira entidade tradicionalista. Dia 5, estarei por lá conversando com uma nova geração de prendas e peões falando das experiências...
terça-feira, 19 de julho de 2022
Cavalgada levando a Chama do Congresso parte de Frederico
Na manhã desta segunda, 18, o diretor da Ordem dos Cavaleiros do RS, OrCav, Ildo Wagner, participou da Geração da Chama Crioula para o Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Farroupilha.
Estiveram presentes os muladeiros da 28ª Região Tradicionalista, o Prefeito de Frederico Westphalen, José Panosso, o Conselheiro Luiz Paulo Franken, o Coordenador da Região, João Arlindo Reibolt, o ex-coordenador Silvio Rossatto, Patrões e Patroas da 28ª RT.
“A partir de hoje até o dia 30 de julho a cavalgada percorrerá 463 km até chegar em Farroupilha, local do 70° Congresso Tradicionalista Gaúcho” – lembrou Ildo Wagner. “Na página do MTG e da ORCAV, no facebook, vamos colocar diuturnamente fotos e vídeos da cavalgada” - concluiu.
18 de julho - Arrancada
8h30 – Abertura da cavalgada – Parque de Exposições de Fred. Westphalen;
Almoço na Área de Lazer Polaquinhos da Querência – Ponte do Mico/FW.
Pouso na Linha São Carlos /Cristal do Sul – Colaborador Darlei Galina.
19/07 - Almoço em Pinhalzinho Baixo/Liberato Salzano – Colaborador Valdori Jandrei
Pouso em Liberato Salzano – Colaborador Tironi
20/07 - Almoço em Constantina – Colaborador Douglas
Pouso em Rondinha – Colaborador Cheter
21/07 - Pouso em Pontão – Colaborador Celço
22 e 23/07 - Pouso e descanso em Passo Fundo – Colaborador Machado
24/07 - Pouso na Linha Tope/Passo Fundo – Colaborador Indiomar
25/07 - Almoço no Interior de Camargo – Colaborador Comandante Miguel
Pouso em Casca – Colaborador Darci
26/07 - Pouso em Paraí – Colaborador Patrão Gica
27/07 - Almoço em Nova Araçá – Colaborador José
Pouso em Vila Flores – Colaborador José e Mano
28/07 - Pouso em Nova Roma – Colaborador CT Luciano
29/07 - Pouso Farroupilha – Colaborador Pedro. No dia seguinte entrega da Chama.
segunda-feira, 18 de julho de 2022
Lançado o livro "Os Farrapos e a Maçonaria" - De Léo Ribeiro de Souza
"Além de fatos históricos este livro de 206 páginas, capa dura, é constituído de gravuras, poesias e o ritual de uma Sessão a Campo criada por Maxsoel Bastos de Freitas (que também assina o prefácio) e por mim. O posfácio foi uma gentileza do poeta Moisés Silveira de Menezes, a edição é da Bastos Produções e a revisão ficou ao encargo do querido Irmão José Luiz dos Santos" - escreveu Souza em seu Blog.
É um livro para quem aprecia a história do Rio Grande do Sul e da Revolução Farroupilha, independente de ser maçom ou não. "Minha vontade era de regalar com esse livro todos os meus amigos e amigas como sempre fiz com minhas obras. Contudo, pelo seu alto custo de produção, bancado em sua integralidade por mim, sinto-me obrigado a repassar tais valores. Mas vale a pena pois. para o escritor, cada livro é mais um filho que nasce" - concluiu Souza.
A pesquisa desmistifica fatos que muitos consideram como verdades absolutas. No livro tu encontrarás as respostas que procuras. O produto final muito nos orgulha. Não chegamos a fazer um lançamento oficial e já foram metade dos livros. Leve para fazer lançamento na sua cidade
Contatos:
whats: 51 991245851
e-mail: osfarraposeamaconaria@hotmail.com (R$54,00 + valor da postagem)
Fonte: Blog do Leo Ribeiro
quinta-feira, 14 de julho de 2022
terça-feira, 12 de julho de 2022
Tatiéli Bueno celebra “La Negra” com seu Tributo a Mercedes Sosa
ELA FOI A VOZ QUE SUPEROU BARREIRAS, CANTOU A LIBERDADE, A IGUALDADE, INSPIROU E INSPIRA COM SEU CANTO A EXISTÊNCIA DE UM MUNDO MELHOR.
Dia 15/07, sexta-feira, a cantora Tatiéli Bueno celebra “La Negra” com seu Tributo a Mercedes Sosa, no Café Fon Fon, às 21 horas.
Repertório vibrante e celebração do aniversário do Café Fon fon, marcam a ocasião. Em sua festiva e afinada programação de dez anos, o espaço de música, arte e gastronomia mais querido de Porto Alegre, o Café Fon Fon, apresenta a cantora Tatiéli Bueno com seu show “Tributo a Mercedes Sosa”.
Muita emoção, repertório exuberante e uma interpretação linda na voz de Tatíeli, que resenta o show, acompanhada pelo pianista Eder Bergozza e com a participação especial de Matheus Kleber no acordeon.
O mês de julho é marcado pelo aniversário de Mercedes Sosa que estaria completando 87 anos no dia nove. Seu legado musical remete a resiliência, a força, a luta por um mundo mais justo e igualitário, foi e ainda é considerada a representação da voz da América Latina.
Tatiéli Bueno, sabe muito bem em que terreno está pisando, desde 2014 interpreta “La Negra”, e por onde passa demonstra toda sua sensibilidade e sua forma de trazer para a atualidade o legado deixado por Mercedes Sosa.
Com este repertório Tatiéli busca aclamar a música latino-americana com todo o encanto e o charme da língua espanhola, as cores do folclore argentino e a reverência a uma das maiores cantoras já existentes.
No set list teremos a apresentação de grandes clássicos do vasto repertório da cantora argentina, como: “Duerme Negrito”, “Volver a los 17”, “Gracias a la vida” e “Solo le pido a Dios”, interpretados por Mercedes durante sua vitoriosa carreira.
Siga Tatiéli Bueno nas redes sociais e conheça mais do trabalho lindo que ela produz:
Site: www.tatielibueno.com.br | Fanpage: tatielibuenooficial | Instagram:
@tatielibuenooficial | YouTube: tatielicantora
Os ingressos para o show custam R$ 35,00 e podem ser adquiridos mediante reserva pelo whatsapp (51) 9 9880 7689 ou na hora, no local, de acordo com a disponibilidade.
O Café Fon Fon é um lugar especialmente criado para conhecer pessoas e ouvir música de alguns dos melhores artistas do cenário cultural local, regional e internacional. Oferece um cardápio com petiscos, refeições e bebidas.
Serviço:
O quê: Tatiéli Bueno apresenta Tributo a Mercedes Sosa no Café Fon Fon
Quando: 15.07.2022 - Sexta-feira
Horário: 21 horas Quanto: R$ 35,00
Onde: Café Fon Fon – rua Vieira Castro, 22 – Porto Alegre - RS
Informações e reservas: (51) 9 9880 7689
quarta-feira, 6 de julho de 2022
A GUERRA DOS FARRAPOS (12ª edição) | Alcy Cheuiche
A Editora BesouroBox está devolvendo ao público leitor uma das obras mais importantes escritas sobre a Revolução Farroupilha. Um livro que não cultiva o ódio nem o separatismo, ao contrário, percorre as duas trincheiras para que o leitor entenda as razões de ambos os lados em conflito.
Seu autor, Alcy Cheuiche, segundo Armindo Trevisan, é um dos mais notáveis ficcionistas do Rio Grande do Sul, entre os mais identificados com sua gente, seus ideais de cara limpa e suas noites estreladas. Também, em outras latitudes, as qualidades do escritor são exaltadas, como neste trecho da imprensa de Berlim: Ler Alcy Cheuiche é um dos melhores caminhos para penetrar nos mistérios da literatura brasileira e latino-americana.
Em A Guerra dos Farrapos, Cheuiche viaja no tempo, recontando os dez anos em que o Rio Grande do Sul esteve dividido entre farroupilhas e caramurus, entre personagens como Bento Gonçalves e Caxias, sempre com rigor histórico, mas dando vida a cada acontecimento relatado. Garibaldi e Anita, por exemplo, renascem neste livro na sua verdadeira grandeza humana, na coragem dos seus atos, na beleza do seu amor. E também as cenas de guerra, como a tomada de Porto Alegre, a Batalha do Seival, o massacre do Cerro dos Porongos, e o famoso Duelo Farrapo, são aqui tratados pelo escritor com veracidade e maestria.
Esta narrativa romanceada, nas palavras do historiador Arthur Ferreira Filho, que saudou Alcy Cheuiche na entrega do prêmio literário Ilha de Laytano, é a História embelezada pela Arte, é uma forma de descrever os fatos reais que nos vem das obras imortais da Antiguidade Clássica. É uma maneira, acrescentamos, de contar a História do Rio Grande do Sul como fez Érico Veríssimo em O Tempo e o Vento, ou Victor Hugo ao narrar a Batalha de Waterloo em seu romance Os Miseráveis, considerada pelo exército francês como a mais perfeita e correta em todos os seus detalhes.
Em síntese, ler A Guerra do Farrapos conduz o leitor não somente a conhecer, mas a viver a História. E tanto isso é verdade, que o escritor, em 2011, foi eleito pelas entidades culturais e educativas gaúchas como Patrono do Festejos Farroupilhas, uma atividade pública que mobiliza milhões de pessoas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Além de outros núcleos que mantém acesa esta chama no Exterior, como na associação folclórica Saudade da Minha Terra, nos arredores de Nova Iorque, onde Alcy Cheuiche debateu e autografou este livro, com destaque no jornal The New York Times.
segunda-feira, 4 de julho de 2022
Cfor Patronagem foi realizado em Soledade e Erechim
Neste sábado, 02, foi realizado na cidade de Soledade o CFor Patronagem, voltado para membros de equipes diretivas das entidades tradicionalista com vistas ao ano de 2023, e em Erechim aconteceu no domingo, dia 3.
Segundo decisão da 90ª Convenção Tradicionalista, realizada em Porto Alegre, em novembro de 2021, somente se poderá eleger patrões que comprovem, mediante certidão negativa expedida pela assessoria jurídica do MTG, que não está litigando ou que não litigou em nenhum processo contra o MTG, em que tenha sido julgado culpado. E que tenha frequentado o Curso de Formação Tradicionalista (CFor Básico ou Patronagem).
A decisão tomada em novembro de 2021, será aplicada a partir do dia 01 de janeiro de 2023. Por esse motivo o Movimento Tradicionalista Gaúcho mobilizou uma equipe de palestrantes e está realizando o curso de forma descentralizada. Esteve em Montenegro, Passo Fundo, Osório, São Leopoldo, Santo Ângelo e, neste final de semana, em Soledade e Erechim.
Na próxima semana realizará o CFor na cidade de Morro Redondo, na 26ªRT (e ficam convidadas as RTs: 21ª e 16ª). Já coloque na sua agenda: 19 e 20 de julho, em Caxias do Sul. O vice-presidente de Esportes Campeiros do MTG, Claudemir Bresolin avaliou como positiva a oportunidade de reunir não somente a região anfitriã, mas cidades vizinhas. "Tivemos em torno de 10 municípios participando, representados pelas quase 50 pessoas que fizeram o curso. Foram palestras proferidas pelo Alessandro Gradaschi, Aline Mattos e Marco Aurélio Alves. Acredito que as pessoas que aqui estiveram, saíram satisfeitas pela qualidade do conteúdo apresentado." – avaliou Bresolin.
Resultado do 7º Esteio da Poesia
CONJUNTO DA OBRA
Poema: O GRITADOR
Autor: Rodrigo Canani Medeiros
Declamador: Neiton Bittencourt Perufo
Amadrinhador: Fernando Graciola
MELHOR POESIA
1º Lugar: O GALPÃO E O POETA
Autor: Matheus Marchezan Bauer
2º Lugar: DÉCIMA ANDEJA
Autor: Moisés Silveira de Menezes
3º Lugar: O GRITADOR
Autor: Rodrigo Canani Medeiros
MELHOR DECLAMADOR
1º Lugar: Neiton Bittencourt Perufo
Poema: O Gritador
2º Lugar: Luciana Vargas de Ávila
Poema: Aldrava
3º Lugar: Kayke Mello
Poema: O Galpão e o Poeta
MELHOR AMADRINHADOR
1º Lugar: Daniel Lima, Luciano Salerno e Fernando Aguiar
Poema: Aldrava
2º Lugar: Fernando Graciola
Poema: O Gritador
3º Lugar: Jean Carlo Godoy
Poema: O Galpão e o Poeta
ESTEIO DO AMANHÃ
CATEGORIA JUVENIL
1º Lugar: Bianca Biazus Spagnol
Poema: De Costas
Autor: Carlos Omar Villela Gomes
2º Lugar: João Pedro Simonatto
Poema: Fragmentos Memoriais de Um Anônimo
Autor: Moisés Silveira de Menezes
CATEGORIA MIRIM
1º Lugar: Sabrina Vieira
Poema: A Caixa dos Sonhos Desfeitos
Autores: Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam
2º Lugar: Dara Netto
Poema: Disseram Que Era Feitiço
Autor: Moisés Silveira de Menezes
Fonte: Blog do Leo Ribeiro