quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Projeto tradicionalista tem seu 1º evento em São Borja

Buscando fortalecer as normativas e orientações do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), especialmente no que diz respeito a Carta de Princípios, responsáveis pelos Departamento Cultural de 3 Entidades de São Borja lançam o Projeto “Sentinelas da Cultura – Resgatando e Construindo histórias”, que tem por objetivo principal envolver o jovem tradicionalista e da comunidade local em atividades que visem a difusão da cultura e do legado dos antepassados.

Liderado pelas coordenadoras culturais do CTG Tropilha Crioula, Mirela A. Ferreira, do CN Boitatá, Iara Cristina Dalenogare, e do PTG João Manoel, Diacuí Bogo, e apoiadas pelos patrões das 3 Entidades e mais o CTG Revivendo a Tradição/de Sarandi, o primeiro evento que será realizado focando o desenvolvimento do projeto será a Roda de Conversa no Dia do Jovem Tradicionalista: “Os Jovens de ontem e de hoje”, com os 5 tradicionalistas homenageados nas últimas Semanas Farroupilha.

O encontro é aberto ao público em geral e será realizado no CN Boitatá no dia 05/09/2022 (próxima segunda-feira), a partir das 19h, contando com a presença de Cirio Nei Gauna (homenageado deste ano); Denise Morgental (homenageada em 2021); Lucélio Fortes da Silva (homenageado em 2019); Antônio Aguilar, representado por seu irmão José Maria Aguilar (homenageado em 2018) e Nídia Maria Rocha Bogo (homenageada em 2017), mediados pela também tradicionalista Daniele Balbueno, que irá auxiliar os convidados na condução do compartilhamento das suas trajetórias tradicionalistas. O ano de 2020 não teve homenageado devido as restrições impostas pela pandemia e uma delas foi o cancelamento da Semana Farroupilha daquele ano.

“Nosso objetivo principal é ajudar o jovem de hoje a encontrar no Movimento a satisfação fazer algo pelo próximo, pois percebemos que a geração Y está muito focada em ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, diz Iara Cristina, coordenadora cultural do CN Boitatá.

Outras ações estão sendo pensadas pelas coordenadoras para que também a família dos jovens se perceba engajada no projeto: “notamos um distanciamento dos pais da participação ativa nos CTG’s e isso impacta diretamente nas crianças e jovens, que se formam pelo exemplo”, diz Diacuí Bogo, coordenadora cultural do PTG João Manuel, “por isso, ao unir pais, avós, tios, colegas,…, entendemos que os jovens estarão mais motivados”, complementa.

A união das Entidades Tradicionalistas, sem o destaque a uma ou outra bandeira, é incentivado há anos pela coordenadora cultural do CTG Tropilha Crioula, Mirela Ferreira: “venho de uma escola tradicionalista onde realizávamos os projetos em conjunto com todas as entidades locais e os jovens se uniram pela amizade, parceria, pela sociedade e pelo Movimento”, lembra.

Além de conhecer um pouco do percurso dos homenageados, os participantes irão auxiliar o Asilo São Vicente de Paula, pois as coordenadoras do projeto estão solicitando 01 litro de leite como ingresso ao evento: “nossas atividades terão sempre o intuito de auxiliar a comunidade local de alguma forma: hoje será o Asilo, amanhã poderá ser uma escola municipal, depois uma associação de bairro; o que de fato vai acontecer é que vamos ajudar a mudar o cenário atual”, declaram as organizadoras.

Mais informações podem ser obtidas com as idealizadoras dos projetos e através das redes sociais.

O que: “Roda de Conversa no Dia do Jovem Tradicionalista com os homenageados da Semana Farroupilha de São Borja dos anos de 2017 a 2022 - Os Jovens de ontem e de hoje”

Quem: Entidades tradicionalistas de São Borja

Onde: CN Boitatá/São Borja

Quando: 05/09/2022

Que horas: a partir das 19h

Pra quem: aberto a toda comunidade local

Ingresso: 01 litro de leite

 Mirela Ferreira/Jornalista 
MTB nº 0018356/RS

Capital das Etnias preparada para receber o Rio Grande na 2ª Inter-regional do ENART

 


   Nos dias 03 e 04 de setembro todos os caminhos nos levam para a Capital Nacional das Etnias, na 2ª Inter-Regional do ENART, o maior encontro de artes e tradições gaúchas. Serão diversas apresentações que acontecerão no Ginásio Municipal Wilson Manica, com acesso gratuito ao público.

    O evento é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG em ação conjunta com a 9ª Região Tradicionalista e a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. O patrocínio é de Lojas Fricke, Gimenez, Dubai Alimentos e Schirmann Materiais e Soluções para a construção. Financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

    ”Te esperamos em Ijuí na 2ª Inter- Regional do ENART!”



sábado, 27 de agosto de 2022

Prendas e Peões do RS cruzam o estado cumprindo com suas agendas

     Neste sábado, 27 de agosto, o 2° Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Matheus Cocenski, esteve avaliando a 53° Ciranda Cultural de Prendas e 35° Entrevero Cultural de Peões fase interna no CTG Sentinela do Rio Grande, da cidade de Independência. 

    A comissão avaliadora era composta por Matheus, Francine Canzi, diretora cultural do CTG Guardiões da Fronteira, de Tenente Portela, e Djalma Blatt, instrutor de danças tradicionais do CTG Recanto Verde, da cidade de Boa Vista do Buricá. "A experiência de avaliar Cirandas e Entreveros é a oportunidade de colaborar com o crescimento de prendas e peões que possam a vir a substituir os atuais estaduais" – disse Matheus.

-----------------------------------------------------------------------------------------

 

   Também neste sábado, 27, a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Giovana Martins, e o 1º Piá Farroupilha do RS, Guilherme Mergener da Silveira, estiveram no Centro Histórico de Parobé. No local, foi promovida a Gincana de Integração do CTG Sangue Nativo, unindo gerações de patrões, prendas e peões.

    Eles realizaram ações sociais com a arrecadação de alimentos não perecíveis e tampinhas, também foi possível prestigiar a Feira local” – comemorou Giovana.

------------------------------------------------------------------------------------------  

    A 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, Daiana Dal Ros, esteve presente na pré-estreia do CCN Piazito Carreteiro para o ENART 2022, transcorrida na noite desta sexta-feira, 26 de agosto. 

    Com a interpretação da Canção do Amigo, de Rui Biriva, Daiana prestou uma homenagem aos jovens integrantes da Invernada Adulta, que não esmoreceram diante dos desafios dos últimos dois anos. O grupo representa o município de Ijuí na modalidade de Danças Tradicionais na 2ª Inter-Regional, que acontece no final de semana dos dias 3 e 4 de setembro.

------------------------------------------------------------------------------------------ 

   Ainda na sexta-feira, 26, a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Giovana Martins, a 3ª Prenda Mirim do RS, Ana Livia Polônia Fröhlich, e o 1º Piá Farroupilha do RS, Guilherme Mergener da Silveira, estiveram no CTG Sangue Nativo, em Parobé, 22ª RT. 

    Na oportunidade, Giovana palestrou sobre “Ciranda de Prendas: preparação, experiência e vivência de ser prenda do Rio Grande”. O evento contou com participantes da 30ª, 1ª, 22ª e 6ª Regiões Tradicionalistas.

------------------------------------------------------------------------------------------- 

   Nesta quinta feira, 25, a 2ª Prenda Juvenil do RS, Carolina Gehres Moraes, participou de uma roda de conversa no CTG Roda de Carreta, em Cachoeirinha, 1ª RT.

    A roda, composta por jovens que fizeram história dentro da Subcoordenadoria do Vale do Gravataí, tratou sobre a vivência que cada um deles teve representando sua entidade, região e estado dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, bem como a sua missão seu propósito enquanto tradicionalista.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Uma noite para celebrar o folclore gaúcho

 


   Três entidades parceiras e irmãs comemoraram na noite de ontem o Dia Internacional do Folclore, celebrado, anualmente, em 22 de agosto. A Comissão Gaúcha de Folclore, o Movimento Tradicionalista Gaúcho e a Estância da Poesia Crioula receberam dezenas de convidados, que lotaram o auditório da sede do MTG, em Porto Alegre.

    Intitulado “Painel Universo do Folclore”, o evento foi transmitido ao vivo durante o programa Saberes & Fazeres, apresentado por Paulo Elias Daniel e Marco Aurelio Alves.  No auditório, a cerimônia foi conduzida pelo presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos, iniciando com a entrega dos certificados aos alunos que concluíram o Curso de Folclore, promovido a cada mês de abril pela CGF.

    Em seguida, a Comissão entregou um diploma de “Moção de Reconhecimento e Aplauso” à Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Katarine Peripolli Dias, em razão do trabalho que realiza em prol do Folclore, ligado diretamente ao livro que lançou sobre as antigas cantigas de roda.

    A condução dos trabalhos passou às mãos do presidente da Estância da Poesia Crioula, Cândido Brasil, que apresentou o Sarau Poético, um presente da entidade para celebrar a data. Componentes da Estância declamaram versos e pajadas, em momento de grande emoção.

    A noite prosseguiu com a participação de jovens peões e prendas da 1ª Região Tradicionalista, que subiram ao palco para realizar seu projeto intitulado CTG – Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha- com o tema anual do Movimento: “O Centenário de Lilian Argentina, o Universo do Folclore”.

    O tema teve continuidade com a formação de painel composto pelos presidentes das três entidades, Manoelito Savaris, do MTG, Rogério Bastos, da CGF e Cândido Brasil, da EPC, além da participação da presidente de honra da Comissão Gaúcha de Folclore, Paula Simon Ribeiro. O assunto principal foi a importância dos trabalhos de pesquisa realizados pela folclorista e professora gaúcha Lilian Argentina Braga Marques, que comemoraria cem anos em 2022.

    Amiga pessoal de Lilian, e com quem trabalhou, Paula falou com emoção da trajetória da folclorista e como ela se relacionava com as pessoas, com humildade e humanidade. Os demais painelistas também discorreram sobre Lilian Argentina e sobre o legado que deixou ao Folclore gaúcho, muitas vezes sem ter seu nome reconhecido como deveria. O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização.

 




Erika Hanssen Madaleno – MTB 4728
Diretora de Comunicação da CGF

domingo, 21 de agosto de 2022

Passaporte Carimbado - Confira os classificados da inter-regional de Erechim


Força A - Inter-regional do Enart em Erechim

1º - CTG SENTINELAS DO PAGO - MARAU 7ª RT
2º - CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - ERECHIM 19ª RT
3º - CTG RONDA CHARRUA - FARROUPILHA 25ª RT
4º - CTG GALPÃO CAMPEIRO - ERECHIM 19ª RT
5º - CTG CAMPO DOS BUGRES - CAXIAS DO SUL 25ª RT
6º - GAN ANITA GARIBALDI - ENCANTADO 24ª RT
7º - DT CLUBE RECREATIVO JUVENIL - PASSO FUNDO 7ª RT

Força B - Inter-regional do Enart em Erechim

1º - CTG TROPILHA CRIOULA - GETÚLIO VARGAS 19ª RT
2º - CTG OS DESGARRADOS - GUAPORÉ 11ª RT
3º - CTG GALPÃO CRIOULO - CHAPAPA 7ª RT
4º - CTG GALPÃO AMIGO - NÃO-ME-TOQUE 7ª RT
5º - CTG GALPÃO CRIOULO - ARATIBA 19ª RT
6º - CTG DOM LUIZ FELIPE DE NADAL - PASSO FUNDO 7ª RT
7º - CTG TROPEL DE CAUDILHOS - PASSO FUNDO 7ª RT
8º - CTG QUERÊNCIA DO PRATA - NOVA PRATA 11ª RT
9º - CTG PORTEIRA DA QUERÊNCIA - SARANDI 7ª RT

Declamação Feminina
1º - TATIANE DA ROSA CTG MANOEL TEIXEIRA 7ª RT
2º - THAISE DE ANHAIA PRATES CTG RANCHO DE GAUDÉRIOS 25ª RT
3º - KATIA HAHN SCHU CTG FELIPE PORTINHO 7ª RT
4º - ANA JULIA CAMERA CTG SENTINELAS DO PAGO 7ª RT
5º - MARIA EDUARDA CHIARI NUNES CTG DOM LUIZ FELIPE DE NADAL 7ª RT
6º - TAINARA ALBA CTG CAMPO DOS BUGRES 25ª RT
7º - BRUNA DE OLIVEIRA MELLO CTG ARUÁ 25ª RT
8º - CATIA ANDREA DE OLIVEIRA GF ESSÊNCIA DA TRADIÇÃO 24ª RT
9º - VITÓRIA IDALINA MENEGAZ CTG RODEIO DA QUERÊNCIA 19ª RT
10º -LUANA PAULA PARMIGIANI CTG SINUELO DOS ERVAIS 19ª RT

Declamação Masculina
1º - FLÁVIO SOCCOL CTG GAUDÉRIO SERRANO 11ª RT
2º - VICTOR RENATO VON DENTZ CTG DOM LUIZ FELIPE DE NADAL 7ª RT
3º - RAMIRO GRETHE BREGLES CTG GALPÃO DA BOA VONTADE 17ª RT
4º - JAIME EVALDO SCHU CTG FELIPE PORTINHO 7ª RT
5º - EDIPO ALEX DA ROSA CTG GALPÃO AMIGO 7ª RT
6º - GUILHERME EREDIA ASSUNÇÃO CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ª RT
7º - CRISTIANO ANTUNES RECH CTG PRESILHA DO RIO GRANDE 8ª RT
8º - GUILHERME GOULART DA COSTA CTG RONDA CHARRUA 25ª RT
9º - EDISON LUIS AZAMBUJA AQUNO GF ESSÊNCIA DA TRADIÇÃO 24ª RT
10º -NÍCOLAS RHAY VIEIRA TOSCAN CTG QUERÊNCIA DO PRATA 11ª RT

Gaita Piano
1º - VITOR LUIS GIOTTO GAN LAGOA VERMELHA 8ª RT
2º - RICARDO ADRIANO NOSKOSKI CTG HERDEIROS DA BOMBACHA 11ª RT
3º - YURI DELLA COSTA CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ª RT
4º - JOÃO PEDRO PASTER BOGONI CTG LAÇO DA AMIZADE 7ª RT
5º - THIAGO VALLIATTI PAESE CTG LAÇO DA AMIZADE 7ª RT
6º - PIETRO LAZAROTTO MOCELLIN CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ª RT
7º - GABRIEL GERARDELLO CTG GALPÃO AMIGO 7ª RT
8º - GEAN CARLOS DE ALMEIDA GAN ANITA GARIBALDI 24ª RT
9º - BRUNO LUIS BRONDANI CTG GALPÃO CRIOULO 19ª RT

Chula
1º - HENRIQUE SOARES ZANIN GAN LAGOA VERMELHA 8ª RT
2º - MIGUEL DOS SANTOS LAMPERT CTG LALAU MIRANDA 7ª RT
3º - BERNARDO DA SILVEIRA PEREIRA CTG GALPÃO CAMPEIRO 19ª RT
4º - BRUNO BERTHIER SANDER GAN LAGOA VERMELHA 8ª RT
5º - LUCAS GABRIEL KELLER CTG ERVA MATE 24ª RT
6º - VITOR HUGO BENETTI ALANO CTG DOZE BRAÇAS 29ª RT
7º - MAURO ANTONIO LAIDENS CTG GIUSEPPE GARIBALDI 24ª RT
8º - WELLITON HENRIQUE TONELLO CTG LENÇO PRETO 19ª RT
9º - WILLIAM ALENCAR FRANCK CTG PAIXÃO CÔRTES 25ª RT
10º -NICOLAS ENDRIGO DA ROSA AQUINO GF ESSÊNCIA DA TRADIÇÃO 24ª R

Interprete Solista Vocal Masculino
1º - FABIANO DA ROSA LENGLER CTG LALAU MIRANDA 7ª RT
2º - LUCAS CONTINI CTG PAISANOS DA TRADIÇÃO 11ª RT
3º - DIEGO PACHECO RODRIGUES CTG RAÇA GAUDÉRIA 24ª RT
4º - LUIS HENRIQUE MIGLIORINI PASCHE CTG SENTINELAS DO PAGO 7ª RT
5º - FABRÍCIO ZOPPAS PIEREZAN CTG RONDA CHARRUA 25ª RT
6º - IGUATEMI DA SILVA LAMENZON CTG QUERÊNCIA DO PRATA 11ª RT
7º - VICTOR RENATO VON DENTZ CTG DOM LUIZ FELIPE DE NADAL 7ª RT
8º - VINÍCIUS AGOSTINI GIANEZINI GAN ANITA GARIBALDI 24ª RT
9º - MAYCON LANGARO ZAN CTG GENTIL BOEIRA 7ª RT
10º- PEDRO HENRIQUE BASSO GOMES CTG LAÇO VELHO 11ª RT

CAUSO
1º - JUSSERLEI FRANCISCO ZANOTO CTG OS CARRETEIROS 25ª RT
2º - GUILHERME ALEX SCARIOT CTG GENTIL BOEIRA 7ª RT
3º - ALEXANDRE DA ROSA VIEIRA CTG LALAU MIRANDA 7ª RT
4º - IGOR EMANOEL GAVA CTG FELIPE PORTINHO 7ª RT
5º - DANIEL ANGELO MACHADO CTG SENTINELAS DO PAGO 7ª RT
6º - BRUNO GABRIEL CALLEGARI CTG GENTIL BOEIRA 7ª RT
7º - EVERTON DOUGLAS MACHADO CTG GALPÃO CAMPEIRO 19ª RT
8º - KELEN DEWES CTG CHALEIRA PRETA 24ª RT
9º - EDIPO FRANTZ CTG GALPÃO AMIGO 7ª RT
10º- ANDREUS NATAN VENDRUSCOLO CTG SINUELO DOS ERVAIS 19ª RT

Dança Gaúcha de Salão
1º - LUÍS FERNANDO BRUXEL e MÔNICA WERMEIER GAN ANITA GARIBALDI 24ª RT
2º - JEFERSON ALEX FURTADO e DIANDRA BETIELE OLIVEIRA CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ª RT
3º - MATHEUS PLÍNIO MENEGAZ e ISADORA ROSSETTO DORIGON CTG RODEIO DA QUERÊNCIA 19ª RT
4º - WELLINGTON BUFON e JÚLIA RIGO CTG SENTINELAS DO PAGO 7ª RT
5º - BERNARDO DA VEIGA TROSS e MARIA EDUARDA BENINCÁ CENDRON CTG LALAU MIRANDA 7ª RT
6º - ARTHUR MANICA SIRINO DE QUADROS e BIANCA PUNGAN TEFFILI CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ª RT
7º - LUIS EDUARDO ALVES DA SILVA e TÁBATA ANDRESSA FINKE CTG TROPILHA FARRAPA 24ª RT
8º - HAMILTON ALEXANDRE DO AMARAL e ARIANE PAIM DE ALMEIDA CTG LALAU MIRANDA 7ª RT
9º - NICOLAS ENDRIGO DA ROSA AQUINO e ISADORA CATARINA MORAES GF ESSÊNCIA DA TRADIÇÃO 24ª RT
10º- PEDRO BENINCÁ CENDRON e VITÓRIA BENINCÁ CENDRON CTG LALAU MIRANDA 7ª RT

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Erechim será sede da 1ª classificatória do ENART

    Neste final de semana, 20 e 21, dez regiões tradicionalistas, representando um terço dos municípios do estado, estarão em Erechim disputando vaga para a grande final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), em novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. Serão mais de 1500 jovens concorrentes, distribuídos em modalidades como danças tradicionais, forças A e B, danças gaúchas de salão, declamação, intérprete solista vocal, chula, gaitas, trovas, entre outras.

    A inter-regional do Enart é um a promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com a realização da Fundação Cultural Gaúcha e da 19ª Região Tradicionalista, com apoio da prefeitura municipal de Erechim. O evento será transmitido pelo Youtube da 19ªRT com retransmissão nas fanpages (facebook) do MTG (@MTGRIOGRANDEDOSUL) e da Rádio Eco da Tradição.

Serviço:

O que: 1ª Inter-regional do Enart

Onde: Polo de Cultura e CTG Sentinela da Querência/Erechim

Quando: 20 e 21 de agosto





quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Semana do Folclore 2022 terá evento na sede do MTG, em Porto Alegre

 

    O evento contará com as parcerias entre a Estância da Poesia Crioula, Movimento Tradicionalista gaúcho, Prendas e Peões da 1ªRegião Tradicionalista e da Comissão Gaúcha de Folclore.

    O programa de todas as segundas, Saberes & Fazeres - o Folclore em foco, que já ultrapassou a marca dos 80, será ao vivo do auditório do MTG, e terá um painel sobre o tema anual das instituições: Centenário de Lilian Argentina, o universo do Folclore com os presidentes da CGF, MTG e EPC, e com a folclorista Paula Simon Ribeiro.

    Na oportunidade a Comissão Gaúcha de Folclore fará entrega de certificados do seu curso de folclore, que aconteceu em abril, e homenageará pessoas que apoiam o folclore do RS.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Feira do Livro de Antônio Prado - 2022 anuncia o Patrono


    Cristiano da Silva Barbosa será o patrono da 19ª  edição da Feira do Livro de Antônio Prado, que volta a acontecer depois de 2 anos. 

    Escritor, professor e tradicionalista, Cristiano atua na área da cultura regional e folclore há mais de 20 anos. Possui seis livros publicados: 

- Tropeirismo Biriva, história, canto e dança (2016);

- Bailar Gaúcho – Entre a Técnica e o Sentir (2017);

- Valsas e Valsados de Antigamente, com Toni Sidi Pereira (2017);

- Nossas Lendas, de pai para filho (2018);

- Ensaios do Povo Gaúcho, festas, bailes, costumes e religiosidade (2020);

- Paese Nuovo, 30 anos (2021).

    Neste ano está para lançar o livro "Meia Canha, uma história além dos salões e Minhas Viagens, 33 crônicas escolhidas".

    Cristiano é casado com Andrezza Scopel Forlin, companheira também na realização de projetos culturais. O filho Pedro, ajudou na criação do livro Nossas Lendas, de pai pra filho.

    A 19ª Feira do Livro de Antônio Prado acontecerá de 7 a 11 de Novembro, no Centro Histórico e terá como tema: 

    "Cultivando a leitura, preservando nossas culturas".

    A Feira do Livro é realizada pela Prefeitura de Antônio Prado, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Vencedores do 13º Canto Missioneiro - Santo Ângelo

  


 Na noite de sábado, 13 de agosto, foi realizada a grande final do 13º Canto Missioneiro da Música Nativa, tendo por cenário o CTG 20 de Setembro, na cidade de Santo Ângelo.

    Após a apresentação das 13 canções finalistas e o excelente espetáculo dos cantores Ângelo Franco e Érlon Péricles, a comissão avaliadora, formada por Anahy Guedes, Fábio Oliveira, Leandro Rodrigues, Luiz Carlos Borges e Tadeu Martins definiu a seguinte premiação:

Primeiro Lugar:  O GRITO DOS FILHOS DA TERRA
Letra: Igor Silveira
Melodia: Robledo Martins/Igor Silveira
Interpretação: Robledo Martins, Everson Maré e Alex Moreira


Segundo Lugar:  CAMPONESAS
Letra: Antônio Léo Rodrigues
Melodia: Nirion Machado
Interpretação: Loma


Terceiro Lugar: A GROTA DO MEU CORAÇÃO
Letra: Luiz Corrêa
Melodia: Luiz Corrêa
Interpretação: Lincon Ramos


Melhor Intérprete:  LINCON RAMOS
Música: A Grota do Meu coração


Melhor Instrumentista:  DESIDÉRIO SOUZA
Instrumento: Gaita Botoneira
Música: Eternos


Melhor Letra:  DEZ ARTOCHES E UM SEGREDO MISSIONEIRO
Letra: Bianca Bergman
Interpretação: Maria Alice


Melhor Melodia: CUANDO AGOSTO SE VA
Melodia: Miguel Dario Diaz
Interpretação: Grupo El Andén


Melhor Tema Missões: O GRITO DOS FILHOS DA TERRA
Letra: Igor Silveira
Melodia: Robledo Martins/Igor Silveira
Interpretação: Robledo Martins, Everson Maré e Alex Moreira


Música Mais Popular:  MEU COLEGINHO DE INFÂNCIA
Letra:  Cláudio Vargas
Melodia: Cláudio Vargas
Interpretação: Cláudio Vargas e Gana Missioneira 


FASE LOCAL:

Primeiro Lugar: ETERNOS
Letra: Francisco Carneiro Neto
Melodia: José Mauro Ribeiro Nardes
Interpretação: Arakén e Armando Maicá

Segundo Lugar:  MENINA TUPI
Letra: Kauanny Klein
Melodia: Kauanny Klein
Interpretação: Kauanny Klein


Terceiro Lugar:  MEU COLEGINHO DE INFÂNCIA
Letra:  Cláudio Vargas
Melodia: Cláudio Vargas
Interpretação: Cláudio Vargas e Gana Missioneira


12º CANTO PIÁ MISSIONEIRO:

Categoria Juvenil:

Primeiro Lugar:  AMANDA NUNES
Música: Cicatriz

Segundo Lugar: BIANCA LARGO
Música: Infância Maneada

Terceiro Lugar:JOÃO VITOR CAMARGO
Música: O Que me Tira de Casa


Categoria Mirim:

Primeiro Lugar: LEICE MOURA

Música: Abre Essa Gaita

Segundo Lugar:  DAFNE MAGNUS
Música: Dança dos Trigais

Terceiro Lugar: VALENTINA MAZUI
Música: Um Mate Por Ti

Fonte:
Blog do Leo Ribeiro
Blog Ronda dos Festivais

Resultado da 35ª Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha


     Já era madrugada de segunda-feira, quando os apresentadores Odilon Ramos e Arli Corrêa anunciaram os destaques da 35ª Moenda da Canção e da 11ª Moenda Instrumental, festivais realizados de 12 a 14 de agosto em Santo Antônio da Patrulha.

Primeiro Lugar: SAUDADE AÇORIANA
Letra: Érlon Péricles
Melodia: Érlon Péricles
Ritmo: Canção
Interpretação: Jean Kirchoff e Analise Severo

 Segundo Lugar: PESCADOR DE SOLES
Letra: Nino Zannoni
Melodia: Nino Zannoni
Ritmo: Chamamé
Interpretação: Roberto Borges

Terceiro Lugar: DO GALPÃO DA ALMA
Letra: Maurício Barcellos
Melodia: Jader Duarte
Ritmo: Milonga
Interpretação: Maurício Barcelos e Jader Duarte

Melhor Música Opinião do Público: CANJINJIN
Letra: Ivo Ladislau/Martim César
Melodia: Kako Xavier
Ritmo: Vaneira Batucada
Interpretação: Kako Xavier
 
Melhor Intérprete: FERNANDA LOPES
Música: O Pampa é um País no Coração
Letra: Jaime Vaz Brasil
Melodia: Robledo Martins

Melhor Instrumentista: RENATO POPÓ
Música: Tus Besos
Instrumento: Percussão

Melhor Letra: A LUZ DE UMA CANÇÃO
Autor: Martim César 
 
Melhor Melodia: PESCADOR DE SOLES
Autor: Nino Zannoni
Melhor Arranjo: TUS BESOS
Autor: Fernando Leitzke 


11ª MOENDA INSTRUMENTAL:

Primeiro Lugar: TUS BESOS
Autor: Fernando Leitzke
Ritmo: Candombe
Fernando Leitzke - Piano
Miguel Tejera - Contrabaixo
Lucian Krolow - Flauta
Bruno Coelho - Percussão
Renato Popó – Bateria
Fonte:
Blog do Leo Ribeiro
Blog Ronda dos festivais


quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Acendimento da Chama dá início aos Festejos Farroupilhas 2022

 


    Nos dias 12 e 13 de agosto, acontece em Canguçu, 21ª Região Tradicionalista, a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, marco de abertura dos Festejos Farroupilhas no estado.

    A Chama Crioula percorrerá as 30 Regiões Tradicionalistas, carregada por grupos de cavaleiros, que espalham, pelos 497 municípios, o fogo em símbolo da coragem, a união dos povos e o sentimento telúrico do gaúcho pelas suas tradições.

    No dia 12 de agosto, além da geração da Chama Crioula, haverá ainda o espetáculo “Liberdade, pelas asas do Gavião”, que contará a história do canguçuense, Joaquim Teixeira Nunes, o coronel Gavião, líder dos Lanceiros Negros Farrapos. A apresentação será realizada no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, de forma aberta e gratuita ao público.

    No dia 13, sábado, será feita a distribuição da centelha para cada agrupamento regional, ou de fora do estado, em uma cerimônia preparada especialmente para este momento. Antes de partir, para as respectivas regiões, as comitivas desfilarão pelo centro de Canguçu. 

A Chama Crioula

    Próximo da meia-noite do dia 7 de setembro de 1947, os jovens João Carlos Paixão Côrtes, Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira, aguardavam junto à Pira da Pátria, montados em seus cavalos. Naquela época, a Pira da Pátria ficava no Parque Farroupilha (Redenção), nas proximidades da Av. João Pessoa, esquina com a Rua Luiz Afonso e o Colégio Julio de Castilhos.

    No momento da extinção do Fogo Simbólico da Pátria, os jovens foram chamados para a retirada da centelha, conforme haviam acordado com a Liga Da Defesa Nacional. Paixão subiu em uma escada com o archote improvisado, feito de cabo de vassoura, envolto por estopa embebida em querosene, presa por arames, e acendeu solenemente aquela que seria eternizada na história como a primeira Chama Crioula.

Contatos – Comissão Executiva


Presidente: Diego Wolter (53) 98419-3294

Vice-Presidentes: Fernanda Barbosa (53) 99971-0017

Claudiomar Oliveira: (53) 984277227

Secretária: Roberta Oliveira (53) 98412-8288

Cavalgadas e Acampamentos: Carlos Alberto Fonseca (53) 99971-7564

Coordenadora 21ª RT: Joicinara Oliveira (53) 99976-2380


quarta-feira, 10 de agosto de 2022

CFor Patronagem foi realizado em Rosário do Sul

   

     No último sábado, 06 de agosto, nas dependências do CTG Adaga Velha, na cidade de Rosário Do Sul (18166RT), aconteceu mais uma edição do CFOR - Curso de Formação Tradicionalista - para Patronagem. 

    Curso que teve a participação de 31 membros de Patronagens e patrões de entidades. Foram palestrantes, Carlos Humberto V. Da Conceição, a vice-presidente da Administração e Finanças do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, juntamente com Stefano Jacques – Deptº. Jurídico/MTG -e o psicólogo e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves. Segundo o vice-coordenador da 18ªRT, Diego Santana, o evento foi um sucesso e contou com a participação de prendas e peões da entidade e de integrantes da entidade que sediou.

Fotos: Divulgação 18ªRT

domingo, 7 de agosto de 2022

Pioneiro 35 CTG tem nova gestão de prendas

     Neste sábado, 6 de agosto, o pioneiro das tradições gaúchas, 35 CTG, realizou o concurso cultural interno para a gestão 2022/2023.

Confira os resultados:

1ª Prenda: Nathália Bruchiz Dias

1ª Prenda Juvenil: Letícia Soriano Coelho

2ª Prenda Juvenil: Isadora Litran Brock

3ª Prenda Juvenil: Sophia Procaska Luchese Pinto

Bonequinhas: Celline Meneghetti Lopes e Antonella Meneghetti Lopes

Madrinha da Gestão 2022/2023: Lenara Valente

Parabéns a nova Gestão 2022/2023. 




sábado, 6 de agosto de 2022

Programação da 1ª Inter-regional do Enart - Erechim, 20 e 21de agosto

 


7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª Rts



Morre o ator Sirmar Antunes, aos 67 anos

 

    Veterano do teatro, cinema e televisão, com quase 50 anos de carreira, o artista sofreu um infarto no início da manhã deste sábado, 6 de agosto. Natural de Porto Alegre. iniciou sua carreira artística como ator de teatro, nos anos 70 do seculo passado. Morou em São Paulo, onde trabalhou na TV Bandeirantes e na Casa Aberta Leide das Neves, como voluntário, tornando-se arte-educador para jovens de menor renda, na área do teatro. No cinema, integrou o elenco de obras clássicas como 'O Dia em que Dorival Encarou a Guarda' (quem ia nos cinemas em Porto Alegre, passava o documentário Ilha das Flores e a do Dorival - inesquecível),  'Netto Perde sua Alma', 'Conserto Campestre', 'Os senhores da Guerra', 'Netto e o domador de cavalos' e 'Lua de Outubro'.

    Pelo conjunto de sua obra, o saudoso vereador Tarciso Flecha Negra (falecido ex-ponta-direita do Grêmio) propôs e foi aceita por unanimidade a comenda de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ator. Atualmente, Sirmar vivia na casa do artista em Porto Alegre.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

DIRETRIZES PARA ENCILHAS DOS EQUINOS NAS ATIVIDADES CAMPEIRAS

 Art. 1º - O Movimento Tradicionalista Gaúcho, reunido na 76ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, na cidade de Taquara, no mês de julho do ano de 2011, resolveu estabelecer as DIRETRIZES para as encilhas dos equinos, nas atividades campeiras.

Art. 2º - As encilhas dos animais serão compostas das peças citadas e descritas:

I - XERGÃO ou BAIXEIRO: de uso obrigatório, confeccionado em lã natural, trançado ou prensado, sendo permitida a manta desde que nas cores branca, preta ou marrom.

II - CARONA: de sola, couro cru ou lona, nas cores preta, marrom ou amarela, podendo ter em seu interior feltro ou gel, desde que a parte de cima seja de sola, couro cru ou lona. Sempre deverá ser usada por cima do baixeiro/xergão.

III - ARREIOS: bastos, lombilhos, serigotes-cela ou serigote, com as basteiras de couro ou feltro, sendo vedado arreio paulista.

IV - TRAVESSÃO e LÁTEGOS: de couro cru ou sola, de uso obrigatório.

V - BARRIGUEIRA do TRAVESSÃO: de algodão, seda, crina ou couro torcido, podendo ser na cor preta, com as tramas do mesmo material, as quais poderão ter detalhes coloridos junto às argolas, ou passador de couro, no caso das barrigueiras fechadas.

VI - PELEGO ou “COCHONILHO”: branco, preto marrom, sempre natural, ou seja, sem tingimento, sendo vedado o uso de pelego sintético.

VII - BADANA: de uso opcional. Quando usada sempre em couro.

VIII - SOBRE-CINCHA e LÁTEGOS: de couro cru ou sola, de uso obrigatório.

IX - BARRIGUEIRA da SOBRE-CINCHA: de algodão, seda, crina ou couro torcido, podendo ser na cor preta, com as tramas do mesmo material, as quais poderão ter detalhes coloridos junto às argolas, ou passador de couro, no caso das barrigueiras fechadas.

X - LAÇO: de couro cru, não podendo ser emborrachado ou ainda revestido com fitas plásticas, podendo ser pintado, nas cores preta, marrom ou verniz/esmalte MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG/RS incolor, desde que se visualize o desenho da trança, sendo vedado uso de laço sintético.

XI - MANGO; de couro cru. Com adornos em prata, metal ou chifre, com cabo de madeira, revestido de couro ou não, trançado (rabo de tatu), com ou sem argola e com tala de, no mínimo 5cm de largura por 30cm de comprimento, deverá ser usado sempre no pulso.

XII - LOROS: de couro cru ou sola, podendo ter reforço interno, desde que sua parte externa seja couro ou sola.

XIII - ESTRIBOS: de metal, osso ou chifre, podendo ser retovados de couro.

XIV - CORDAS DE CABEÇA: deverão ser de couro.

XV - RÉDEAS: deverá ser de couro, lã, crina ou algodão, nas cores branca, preta ou marrom.

XVI- O BUÇAL c/CABRESTO, PEITEIRA e RABICHO: são de uso opcional, porém quando usados deverão respeitar as características das cordas mencionadas acima.

Art. 3º - As peças da cabeçada (rédeas, buçal com cabresto) loros, badana, peiteira e rabicho, preservadas as suas características quanto à tradicionalidade e o material exigido para cada peça, poderão ter alguns enfeites de metal (ferro, aço, latão, bronze, prata, ouro ou alpaca), de osso ou chifre.

Art. 4º - São permitidas fivelas para regulagem nas peças da encilha.

Art. 5º - Será permitido o uso de capa para arreios nos dias de chuva. O material deverá ser de napa ou lona encerada, mesmo material da carona de lona.

Parágrafo único - Quando utilizada deverá ser fixada com o travessão da sobre-cincha.

Art. 6º - Estas Diretrizes entram em vigor nesta data.

Taquara, RS - 76ª Convenção Tradicionalista Gaúcha – 31 de julho de 2011

Esta diretriz foi alterada na 87ª Convenção de 26 e 27 de julho de 2019, em Jaguarão. Alterada na 94ª Convenção Tradicionalista de 16 de julho de 2022, em Passo Fundo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

CONFIRA AS LISTAGENS COM A ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS INTER-REGIONAIS

     Na tarde desta terça-feira, 2 de agosto (tradicionalmente se faz o sorteio na primeira terça deste mês), na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho foi realizado o sorteio da ordem de apresentação das inter-regionais do ENART 2022. Com transmissão pela Rádio Eco da Tradição, a atividade iniciou pontualmente às 17h, com o pronunciamento do Presidente Manoelito Carlos Savaris, e logo em seguida, sob a responsabilidade de Angelo Teixeira e Sidinei Pereira Gonchoroski (Sapiranga), começou o sorteio.

Acompanhe pelos Links como ficaram as ordens de apresentação.


Inter-regional de Erechim – 20 e 21 de agosto no Polo de Cultura e CTG Sentinela da Querência

RTs: 7ª, 8ª 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª  (Presidente da Comissão Executiva: Ricardo Valmorbida)

LInk Individuais: https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/ORDEM-INDIVIDUAIS-ERECHIM.xlsx

Link Forças A e B: https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/ORDEM-FORCA-A-e-FORCA-B-ERECHIM.xlsx


Inter-regional de Ijuí – 03 e 04 de Setembro no Ginásio Municipal Wilson Maximino Mânica

RTs: 3ª, 4ª 5ª, 6ª, 10ª, 13ª, 14ª, 18ª, 20ª e 21ª

LInk Individuais: https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/ORDEM-INDIVIDUAIS-IJUI.xlsx

Link Forças A e B:  https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/ORDEM-FORCA-A-e-FORCA-B-IJUI.xlsx


Inter-regional de Camaquã – 08 e 09 de Outubro

RTs: 1ª, 2ª 6ª, 12ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª, 26ª e 30ª

LInk Individuais: https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/ORDEM-INDIVIDUAIS-CAMAQUA.xlsx

Link Forças A e B: https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/ORDEM-FORCA-A-e-FORCA-B-CAMAQUA.xlsx

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Gestão de Prendas e Peões do RS participam de atividades em várias RTs


     Na noite de ontem, 1º de agosto, a 2ª Prenda do RS, Dienifer Canabarro e a 2ª Prenda Mirim do RS, Dara Neto, estiveram presentes na abertura do Encontro de Patrões da 12ªRT, realizado no DTG Morada dos Guapos em Canoas. O encontro iniciou com a apresentação das novas gestões do CTG Mata Nativa e do CTG Alma Crioula. Dienifer parabenizou as novas prendas e peões das entidades e falou da importância de incentivar os jovens a participar do tradicionalismo organizado. 

    Após participaram do evento cultural promovido pela gestão regional de Prendas e Peão da 12ª RT.  A temática do evento foi “1824, a chegada dos imigrantes alemães e suas contribuições”, que contou a participação da prenda Dara, falando sobre as cantigas legadas dos alemães.

---------------------------------------------------------------------------------------

    Na mesma noite, o 1° Piá Farroupilha, Guilherme Mergener da Silveira e a 3ª Prenda Mirim, Ana Lívia Polônia Fröhlich, participaram do evento cultural promovido pela gestão regional de Prendas da 22ª RT, realizado no CTG Sangue Nativo em Parobé.  A temática das atividades foi "Centenário de Lilian Argentina e o universo do Folclore " e teve como palestrante, Natália Bernardo.


No mesmo dia, muitos estiveram no Palácio Piratini acompanhando o Presidente do MTG

    Na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto, a 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, Daiana Dal Ros, e a 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Katarine Peripolli Dias, receberam, das mãos do prefeito Andrei Cossetin, certificação de Honra ao Mérito do Poder Executivo de Ijuí. 
    A homenagem contou com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Noel Torquato, da imprensa ijuiense, das famílias das tituladas e de integrantes do CCN Piazito Carreteiro e do CTG Clube Farroupilha, entidades tradicionalistas representadas pelas prendas estaduais. Na oportunidade, Daiana e Katarine receberam, ainda, uma réplica do Monumento O Pioneiro, símbolo da Capital Nacional das Etnias.
---------------------------------------------------------------------------------------

    
Na noite desta quarta-feira, 3, o 2º Peão Farroupilha do RS, Matheus Henrique Cocenski, participou do Encontro Regional de patrões da 20ª RT, que aconteceu na cidade de Humaitá, no CTG Epopeia Farroupilha. Na ocasião, foi apresentado para a região a nova gestão de prendas e peões da 20ªRT.
     “Tive a oportunidade de falar em minha região sobre a minha participação e conquista no Entrevero de Peões, em abril, na terra da Palmeira” – disse Cocenski.

Nota de falecimento - Nilza Lessa


    Nos deixou, na madrugada de 2 de agosto, a grande amiga e viúva do  do escritor, folclorista e historiador Luiz Carlos Barbosa Lessa, falecido em 2002, Nilza Lessa. Dona Nilza foi escolhida por unanimidade pela comissão que organizadora dos Festejos Farroupilhas do RS, Patrona Estadual, em 2012.  

    Ela fazia parte da Comissão Gaúcha de Folclore, colaborava e participava de eventos festivos. 

    Uma grande amiga. Conversávamos e tomávamos chá e café (as vezes uma cervejinha, por que ela afirmava que nem conhecia o gosto da coca-cola), enquanto viajávamos em lindas histórias por esse Brasil.

Que ela descanse em paz e reencontre seu amado na estância grande do céu.

Rádio Eco da Tradição transmitirá o sorteio da ordem de apresentação das inter-regionais

 


02 de agosto - Morre Jacobina Maurer

 

   Em 1824 o governo brasileiro criou uma colônia alemã no Rio Grande do Sul. Muitos passam a imigrar da Alemanha para o Brasil. Os avós de Jacobina imigraram para São Leopoldo. Fugiram da Alemanha pois estavam sendo perseguidos após abandonarem a Igreja Evangélica e criarem uma seita própria.

    Jacobina Mentz foi criada em Sapiranga, em meio a uma comunidade de imigrantes alemães fanáticos. Sua família foi responsável pela construção da primeira igreja protestante do sul do Brasil.

    A jovem Jacobina, desde criança entrava em momentos de transe e conseguia diagnosticar doenças, apresentava-se como a própria encarnação de Cristo.

     Após o seu casamento, a partir de 1866, o movimento começou a ganhar força e a organizar-se. Seguindo princípios morais muito restritos, rapidamente este grupo entrou em conflito com o resto da comunidade. Os Mucker, assim designados pelos seus opositores que os acusavam de falsidade, entraram em choque aberto com os spotters, ou debochados, quando decidiram retirar as suas crianças das escolas comunitárias. Os atritos levaram à prisão dos líderes do movimento pela polícia local e uma libertação logo a seguir, a pedido do presidente da Província do Rio Grande do Sul.

     Acirrados pela profecia de que quem acreditasse em Jacobina seria imune à morte, os Mucker entram em confronto com forças policiais,  a 28 de Junho de 1874. A crença dos revoltosos ficou ainda mais acesa perante a derrota que infligiram aos militares: 39 baixas, contra 6 entre os Mucker.

     Houve outro ataque, inconclusivo, a 21 de julho. E a 2 de agosto de 1874, Carlos Luppa, um dissidente Mucker, traiu o grupo, levando os soldados até ao morro Ferrabrás onde Jacobina se escondia com o restante de seus seguidores. Assim que foram descobertos, foram chacinados.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Acidente tira a vida de jovens que voltavam para São Gabriel depois do JuvEnart

    Quatro pessoas morreram  no final da noite de domingo (31) em um grave acidente na BR-290, entre Rosário do Sul e São Gabriel. O acidente aconteceu por volta das 23h40min. 

    Em uma Sandero viajavam três jovens, moradores de São Gabriel, que estariam retornando do 18º Juvenart, realizado no final de semana no Recanto Maestro, em Restinga Sêca/13ªRT. As vítimas foram identificadas como Gabriel Miranda, 16 anos, Alexia Samira Velloso, 18, e Melissa Guarienti, 19. Eles faziam parte dos CTGs da terra dos Marechais. 

    O tradicionalismo gaúcho está de luto pela morte desses jovens. Nossa solidariedade e forças ao grupo Os Carreteiros, do CTG Caiboaté, aos pais e amigos pela perda prematura da prenda Melissa Guarienti, e dos jovens Gabriel Miranda e Alexia Velloso.

Fonte: Diario de Santa Maria
e Caderno 7

Comitiva do MTG visita o Governador do Estado

 

   Uma comitiva formada pelo Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, a vice-presidente de Cultura, Renata de Cássia Pletz, o vice-presidente Campeiro, Nicanor Castilhos, o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha - MTG, Paulo Matukait, a Secretária Geral, Odila Savaris, as Prendas e os Peões do RS, foi recepcionada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joel Maraschin, que foi Guri Farroupilha do RS em 2004. 

     Na ocasião, Savaris apresentou a gestão estadual de prendas e peões para o governador e secretários, fez o convite para geração e distribuição oficial da Chama Crioula do Estado, dias 12 e 13 de agosto, em Canguçu, e entregou um livro dos 50 anos do MTG para o governador Ranolfo.








Resultado do JuvEnart 2022 - Aldeia dos Anjos, o grande campeão

Juvenart Sênior

1º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos | Gravataí 1ªRT

2º Lugar: CPF Piá do Sul | Santa Maria 13ªRT

3º Lugar: CTG Rancho da Saudade | Cachoeirinha 1ªRT

4º Lugar: CTG M'Bororé |  Campo Bom 30ªRT

5º Lugar: CTG Patrulha do Rio Grande | Santo Antonio da Patrulha 23ªRT

6º Lugar: CTG Guapos do Itapuí | Campo Bom 30ªRT

7º Lugar: CTG Gildo de Freitas | Porto Alegre 1ªRT

8º Lugar: CTG Querência do Imbé | Imbé 23ªRT

9º Lugar: GTC 20 de setembro  |  Xangri-La 23ªRT

10º Lugar: CTG Os Gaudérios | Cachoeira do Sul 5ªRT


JuvEnart Júnior

1º Lugar: CTG Heróis Farroupilhas | Caxias do Sul 25ªRT

2º Lugar: PTG Bocal de Prata |  Osório 23ªRT

3º Lugar: CTG Alma Crioula | Viamão 1ªRT

4º Lugar: CTG Rodeio de Encruzilhada | Encruzilhada do Sul 5ªRT

5º Lugar: CTG Tropeiros da Amizade | Santa Cruz do Sul 5ªRT

6º Lugar: CTG Sentinela da Querencia | Santa Maria 13ªRT

7º Lugar: CTG Osório de Assis | Fontoura Xavier 14ªRT

8º Lugar: DTG Juventude | Alegrete 4ªRT

9º Lugar: CTG Sentinela do Rio Grande |  Glorinha 1ªRT

10º Lugar: CTG Luiz Chirivino | Candiota 18ªRT