Na manhã desta quarta-feira, 14, foi acesa a Chama Crioula no Palácio Piratini pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. O ato é considerado o início das atividades da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul e é realizado a cada ano para oficializar a maior festa popular do estado.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, falou sobre a diversidade étnica que formou o Estado, citando a relevância de índios, negros, portugueses, espanhóis, entre outros, para a formação do povo gaúcho. “É importante homenagear essas etnias formadoras e comemorar o que conquistamos. Se não conhecemos a nossa trajetória, não definiremos os rumos do futuro com clareza”, destacou.
O Secretário Nacional do Audiovisual, representando a Secretaria Especial de Cultura, Gustavo Chaves Lopes, em conversa com o presidente do MTG, firmou o compromisso para que a Semana Farroupilha se torne Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Também participaram do evento no Palácio Piratini secretários estaduais, representantes das forças de segurança, integrantes do MTG e lideranças de entidades públicas e privadas.
Outras instituições
O presidente do MTG, acompanhado de perto pelas prendas e peões do Rio Grande do Sul e pelo Patrono dos Festejos Farroupilhas do Estado, Adair de Freitas, percorreu outras instituições para o acendimento da Chama Crioula. Visitaram a Assembleia Legislativa, recebidos pelo presidente Valdecir Oliveira, a Prefeitura de Porto Alegre, onde o prefeito Sebastião Mello fez as honras. Depois foi a vez do Palácio da Polícia e da Câmara de Vereadores da capital.
Acompanhe o trajeto pelas imagens.
Fotos: Arquivo Odila Savaris
Nenhum comentário:
Postar um comentário