segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Primeiro musical de teatro com repertório nativista será apresentado nesta terça-feira
Espetáculo no Teatro Paschoal Carlos Magno será às 20h, com entrada franca. Montagem financiada pelo FUNCULTURA reúne cantores, músicos e dançarinos para contar a história do gaúcho Matias e a formação da identidade do Rio Grande do Sul.
Um espetáculo inovador que reúne teatro, cultura gaúcha e um repertório nativista será apresentado nesta terça-feira (1º/11). O musical Vozes de um Legado foi concebido pelo Grupo Vozes do Porteira, de Novo Hamburgo, dentro de um conceito novo em dança gaúcha. “Não conhecemos nenhum trabalho semelhante, acreditamos que seja a primeira peça musical de teatro voltada ao tema do tradicionalismo gaúcho”, destaca Anilton Squena, roteirista, coreógrafo e Diretor Geral do musical. O espetáculo terá início às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg - Centro, Novo Hamburgo), com entrada franca.
Em cena, 24 cantores, seis músicos e 12 dançarinos. Parte deles também interpreta os personagens que contam a história do gaúcho Matias, o papel principal e referência para apresentar a identidade cultural do Rio Grande do Sul na montagem. O canto coral, a música instrumental, a interpretação cênica e a dança são interligados por um roteiro que unifica todas as manifestações artísticas até hoje trabalhadas pelo Vozes do Porteira. “Somos um grupo folclórico ligado às tradições gaúchas e sentimos que era hora de mostrar mais do que números individuais. Sempre contamos um pouco da história do Rio Grande do Sul em nossas apresentações, mas não era algo planejado. Agora temos um espetáculo que mostra a identidade gaúcha de maneira estruturada, com personagens contando essa história”, ressalta Anilton.
Com um hora de duração, a montagem reúne canções nativistas não apenas gaúchas, mas da América Latina, incluindo Mercedita, Veterano, Lagoa dos Patos, Milonga para as Missões, entre muitas outras. O coral e o instrumental atuam o tempo todo, sob regência de José Ronei Pehls, responsável pelos arranjos. Os dançarinos se revezam entre as coreografias criadas para a montagem e as cenas dramáticas, que mostram desde a infância do pequeno Matias até sua maturidade. Nesta trajetória, o personagem reflete sobre as experiências vividas e o mundo que está deixando para as novas gerações.
O projeto foi desenvolvido em 2019 e teve sua apresentação de estreia no final daquele ano. Depois, a pandemia impediu que voltasse aos palcos, o que deveria ter acontecido na semana de aniversário de Novo Hamburgo de 2020. “Agora iremos cumprir a agenda que ficou pendente e voltar a excursionar com o espetáculo”, diz Anilton. Quem quiser contratar o musical Vozes de um Legado pode fazer contato com a coordenadora do Grupo Vozes do Porteira, Alícia Port Endres, pelo telefone (51) 99163 4529. Mais informações sobre o grupo também podem ser obtidas em https://www.facebook.com/vozesdoporteiraoficial/.
FINANCIAMENTO DO FUNCULTURA
O espetáculo Vozes de um Legado foi viabilizado a partir do Edital de Chamamento da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo para fomento e estímulo à produção artística e cultural no Município. “Foi um recurso que nos auxiliou na qualificação da montagem. Tivemos figurinos e elementos cênicos desenvolvidos por um cenógrafo contratado, tivemos uma produção executiva, registro fotográfico, assessoria de imprensa e de publicidade, um apoio profissional importante para a evolução do grupo, mesmo que o Vozes seja composto por artistas amadores”, salienta a coordenadora Alícia Port Endres.
O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e do Grupo Vozes do Porteira com apoio da Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura/Governo Federal, por meio do Prêmio Culturas Populares 2018 - Edição Selma de Coco. A Gestão Cultural e Produção Executiva é da Imago Produtora.
HISTÓRICO - O Vozes do Porteira surgiu como um departamento do CTG Porteira Velha, em 1991. Foi o primeiro coro formado dentro de um CTG a filiar se à FECORS (Federação de Coros do Rio Grande do Sul). Com o passar do tempo, o grupo passou a buscar outras manifestações culturais, além do canto. Foi criado o grupo de danças e, com ele, a proposta de inovar, com uma linguagem cênica que narrasse a formação e trajetória do gaúcho. A formação ficou completa com o conjunto musical.
Adriane Costa – Assessoria de Imprensa
(51) 98484 5869 / adriacosta@uol.com.br
domingo, 30 de outubro de 2022
Espumoso sediou a festa de 56 anos do MTG
Neste sábado, 29, na cidade de Espumoso/14ªRT, foi realizado o 56º aniversário do Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG, reunindo centenas de tradicionalistas no galpão do Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju.
As comemorações tiveram início na manhã de sábado com a entrega das homenagens, como os títulos de Conselheiro Honorário ao Prefeito de Marau, Iura Kurtz, e Benemérito, para Vaneres Rigo, de Erechim. Logo em seguida foram entregues as Medalhas Barbosa Lessa para o Presidente da CBTG, Roberto Basso, para o Conselheiro Wilson Barboza de Oliveira, e o Coordenador da 16ª Região Tradicionalista, Flávio Menezes. Luiz Carlos Borges e Marlene Pastro foram agraciados com o Diploma e Medalha Honeyde Bertussi, em reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados pelo tradicionalismo e pela música ao longo de suas carreiras.
O presidente Manoelito Carlos Savaris, em seu pronunciamento, destacou que o Movimento Tradicionalista Gaúcho são as pessoas, que se associam voluntariamente e formam as entidades. “O MTG é somente uma ideia, uma sigla, que existe por conta das pessoas. Uma diretoria é escolhida para gerir a entidade, que tem por finalidade congregar, realizar as atividades fomentando seus filiados, manter e salvaguardar a ideologia” – disse Savaris.
Segundo a patroa Leoni Koch, do GAN Sepé Tiaraju, foram servidas quase 700 refeições no almoço festivo. O vice-presidente de Cavalgadas do MTG, Ildo Wagner, comemorou o número de outorgados da OrCav entre todas as categorias. “Foram agraciados 276 cavaleiros e cavaleiras, que percorreram de 200 a mais de 10.000 quilômetros, iniciando pelos aspirantes ao quadro, passando por Rio-grandense, Antônio de Souza Neto, Bento Gonçalves, Farroupilha e Monarca”.
Álbum de imagens, disponível no facebook (Fotos: Rogério Bastos)
https://www.facebook.com/media/set?set=a.482719273887484&type=3 (abaixo, algumas das fotos)
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Resultado do 18º Bivaque da Poesia Gaúcha
Chico Azambuja foi o declamador do poema vencedor
Na noite de sábado, 22 de outubro, no Auditório Marlise Saueressig, em Campo Bom, aconteceu o 18º Bivaque da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos que reuniu alguns dos principais poetas, declamadores e amadrinhadores do RS.
Dez poemas foram apresentados e, ao final, a comissão avaliadora definiu os seguintes destaques:
Categoria Poesia:
Primeiro Lugar: DA ESPERANÇA AOS MALACARA
Autor: Rafael Ferreira
Declamador: Chico Azambuja
Amadrinhador: Clênio Bibiano
Segundo Lugar: BEBEDOURO DAS ALMAS
Autor: Evair Gomez
Declamador: Evair Gomez
Amadrinhador: Juliano Gomes
Terceiro Lugar: O CORREDOR E AS JANELAS
Autor: Matheus Costa
Declamador: Érico Padilha
Amadrinhador: Valdir Verona
Categoria Declamador/a:
Primeiro Lugar: Romeu Weber
Poema: Um Tempo Que Não é Mais
Autor: Guilherme Collares
Segundo Lugar: Wilson Araújo
Poema: Eu Ia Falar de Deus
Autores: Bianca Bergmam/Igor Silveira
Terceiro Lugar: Erico Padilha
Poema: O CORREDOR E AS JANELAS
Autor: Matheus Costa
Categoria Amadrinhador:
Primeiro Lugar: Jean Carlo Godoy
Poema: Destino de Sanga Clara
Autor: Jadir Oliveira
Declamadora: Silvana Andrade
Segundo Lugar: Clênio Bibiano
Poema: Da Esperança aos Malacara
Autor: Rafael Ferreira
Declamador: Chico Azambuja
Terceiro Lugar: Guilherme Collares
Poema: Um Tempo Que Não é Mais
Autor: Guilherme Collares
Declamador: Romeu Weber
Fonte: Blog Ronda dos Festivais / Jairo Reis
e Blog do Leo Ribeiro
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Lançamento série de TV 50 anos de Nativismo
Nesta terça feira, 25 de outubro, em evento na CCMQ Casa de Cultura Mário Quintana que inclui a exibição de um dos nove episódios da Série e coquetel/show com a presença de artistas que participam do projeto, será lançada a Série de TV 50 Anos de Nativismo, que chegará em breve às telas da TVE RS e logo TV Brasil, além da TV Paga e plataformas de streaming.
Em gravação desde dezembro de 2021, quando se completaram 50 anos da 1ª edição do festival pioneiro do movimento, a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, a Série abarca em nove episódios de 26 minutos desde os precursores, como Pedro Raymundo, Teixeirinha e José Mendes, até a discussão sobre os rumos do Nativismo.
Desfilam na tela grandes nomes da música regional do Rio Grande do Sul, artistas consagrados e novos talentos. Além dos depoimentos de especialistas, se destaca o farto material iconográfico fruto de cuidadosa pesquisa. O acervo de imagens da TVE RS, parceira do projeto e primeira janela de exibição, colabora para o resultado da obra.
Concebida em 2018, em paralelo ao projeto 50 Anos de Nativismo – Tempo em Movimento, que teve três noites de espetáculos com 56 canções clássicas em Porto Alegre e Xangrilá entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, a Série de TV vem preencher o vazio de documentação sobre o tema e lançar novas luzes sobre o movimento, que mudou para sempre a cultura do Sul do país, se expandiu nacional e internacionalmente, influenciou outras produções regionais e criou novos hábitos.
Fruto da vivência do diretor Henrique de Freitas Lima na aurora do movimento, que nasceu em 1971 na casa de sua família em Uruguaiana quando tinha apenas 12 anos de idade, o projeto homenageia na figura de seu pai Henrique Dias de Freitas Lima (1932/2005), primeiro Presidente da Califórnia, os responsáveis pelo êxito do Nativismo.
Ficha Técnica
Uma produção de: Henrique e Marília Forster de Freitas Lima
Em colaboração com: TVE RS
Realização: Cinematográfica Pampeana
Produtora Associada: EXP Transmídia
Argumento: Marcello e Luci Caminha, João Bosco Ayala e Henrique de Freitas Lima
Roteiro: Fabrício Fortes
Fotografia: Rafael Roso Berlezi
Edição: Rafael Roso Berlezi e Alberto Feoli
Trilha Sonora: Marcello Caminha e Luis Carlos Borges
Vinhetas e Efeitos Digitais: Maurício Santos
Finalização de Imagem: EXP Transmídia
Finalização de Som: Luciano Garofalo
Pesquisa: Elvio Walter
Produção Uruguaiana: Leco D´Ávila
Imagens Buenos Aires: Juan Tamagno
Direção Geral: Henrique de Freitas Lima
Apoio Institucional: Instituto Estadual de Música
Instituto Estadual de Cinema: Cinemateca Paulo Amorim
Casa de Cultura Mário Quintana
Apoio Cultural: UNIMED Uruguaiana
Serviço:
Quando: 25 de outubro de 2022
Onde: Sala Eduardo Hirtz e saguão 4º Andar da Casa de Cultura Mário Quintana
Horários
Exibição episódio: 19 horas
Coquetel/show: 19h30 às 21horas
Contato: hflima@terra.com.br
51 9 99980876
MTG realiza evento comemorativo aos 56 anos da Federação
A Federação das entidades tradicionalistas
12º Congresso – Tramandaí – 1966
A federação das entidades tradicionalistas nasceu no mais destacado balneário gaúcho. Quando Hugo da Cunha Alves e Othon Cezar Filho reuniram-se em Tramandaí, que pertencia ao município de Osório, no 12° Congresso Tradicionalista, a ideia estava madura. Foi colocá-la na pauta e vê-la unanimemente aprovada. Bem como seu Estatuto, que com grande esforço e maestria, a dinâmica dupla havia elaborado com a participação da sábia colaboradora Maria Luiza Lopes Alves, esposa de Hugo da Cunha Alves.
Em 28 de outubro de 1966, estava criado o MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO e seu Estatuto, que dava ao Conselho Coordenador, atribuições administrativas e executivas, embora preservasse a autonomia das entidades, que passaram a agrupar-se, para maior fortalecimento das suas atividades, em Coordenadorias Regionais. Mantendo o espírito das Zonas Tradicionalistas, criadas em 1959, foi ampliada a descentralização administrativa.
Os 56 anos de existência
Neste sábado, 29, na cidade de Espumosos na 14ªRT, será realizado o evento que marca o aniversario de 56 anos da federação, com a entrega de homenagens e comendas. As atividades começa cedo, às 9h30. Acompanhe a programação:
9h30 - Sessão solene de abertura
Sessão de entrega de títulos de Conselheiro Honorários
Sessão de entrega das medalhas Barbosa Lessa
Sessão de entrega das medalhas Oneyde Bertussi
Sessão de entregas às comendas João-de-Barro (homenagens da Região)
12h - Almoço festivo
14h -Sessão de entrega das outorgas das ORCAV
Encerramento
CTG RINCÃO DA LEALDADE VENCE O 7º FEGADAN
7° FEGADAN / 6° FEGACHULA
21, 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2022 – FARROUPILHA RS
Fotos: Odila Paese Savaris |
MUSICAL MAIS AUTÊNTICO – DANÇAS TRADICIONAIS
1º Lugar - CTG GOMES JARDIM GUAÍBA 1ª
2º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
3º Lugar - CTG LAÇO DA AMIZADECAXIAS DO SUL 25ª
MELHOR INDUMENTÁRIA – MIRIM
1º Lugar - CTG PORTEIRA DA SERRA SÃO MARCO 25ª
2º Lugar - CTG GINETES DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
3º Lugar - CTG MARCO DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
MELHOR INDUMENTÁRIA – JUVENIL
1º Lugar - CTG PORTEIRA DA SERRA SÃO MARCOS 25ª
CTG MARCO DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
2º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
3º Lugar - CTG SINUELO DA FRONTEIRA DIONÍSIO CERQUEIRA SC
CTG GINETES DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
MELHOR INDUMENTÁRIA – VETERANA
1º Lugar - CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE CANOAS 12ª
2º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
3º Lugar - CTG LAÇO DA AMIZADECAXIAS DO SUL 25ª
MELHOR INDUMENTÁRIA – ADULTA
1º Lugar - CTG BRASÃO DO RIO GRANDE CANOAS 12ª
2º Lugar - CTG IMIGRANTES E TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
CTG RINCÃO SERRANO CARAZINHO 7ª
3º Lugar - CTG OS CARRETEIROS CAXIAS DO SUL 25ª
DANÇAS TRADICIONAIS – MIRIM
1º Lugar - CTG SINUELO DAS COXILHAS ESPUMOSO 14ª
2º Lugar - CTG PORTEIRA DA SERRA SÃO MARCOS 25ª
3º Lugar - CTG SINUELO DA FRONTEIRA DIONÍSIO CERQUEIRA SC
4º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
5º Lugar - CTG MARCO DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
DANÇAS TRADICIONAIS – JUVENIL
1º Lugar - CTG PORTEIRA DA SERRA SÃO MARCOS 25ª
2º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
3º Lugar - CTG SINUELO DA FRONTEIRA DIONÍSIO CERQUEIRA SC
4º Lugar - CTG PAIXÃO CORTÊS CAXIAS DO SUL 25ª
5º Lugar - CTG MARCO DA TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
DANÇAS TRADICIONAIS – VETERANA
1º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
2º Lugar - CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE CANOAS 12ª
3º Lugar - CTG ARUÁ CAXIAS DO SUL 25ª
4º Lugar - CTG PAIXÃO CORTÊS CAXIAS DO SUL 25ª
5º Lugar - CTG LAÇO DA AMIZADECAXIAS DO SUL 25ª
DANÇAS TRADICIONAIS – ADULTO
1º Lugar - CTG BARBICACHO COLORADO LAGES SC
2º Lugar - CTG OS CARRETEIROS CAXIAS DO SUL 25ª
3º Lugar - CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
4º Lugar - CTG IMIGRANTES E TRADIÇÃO CAXIAS DO SUL 25ª
5º Lugar - CTG PAIXÃO CORTÊS CAXIAS DO SUL 25ª
DANÇAS BIRIVAS
1º Lugar - CTG OS CARRETEIROS COMITIVA DE TROPA OS PEREGRINOS Caxias do Sul 25ª
2º Lugar - CTG ESTANCIEIROS DO LAÇO AGRUP. BIRIVA FLORÃO DE TROPA Caxias do Sul 25ª
3º Lugar - CTG PAMPA DO RIO GRANDE AGRUP. BIRIVA COMITIVA XVII Caxias do Sul 25ª
4º Lugar - CTG PAIXÃO CÔRTES CTG PAIXÃO CORTÊS Caxias do Sul 25ª
MELHOR INDUMENTÁRIA – DANÇAS BIRIVAS
1º Lugar - CTG OS CARRETEIROS COMITIVA DE TROPA OS PEREGRINOS Caxias do Sul 25ª
2º Lugar - CTG ESTANCIEIROS DO LAÇO AGRUP. BIRIVA FLORÃO DE TROPA Caxias do Sul 25ª
3º Lugar - CTG PAMPA DO RIO GRANDE AGRUP. BIRIVA COMITIVA XVII Caxias do Sul 25ª
MUSICAL MAIS AUTÊNTICO – DANÇAS BIRIVAS
1º Lugar - CTG OS CARRETEIROS COMITIVA DE TROPA OS PEREGRINOS Caxias do Sul 25ª
TROFÉU PAIXÃO CORTÊS
CTG RINCÃO DA LEALDADE CAXIAS DO SUL 25ª
domingo, 23 de outubro de 2022
Resultados do 6º Fegachula - 2022
7° FEGADAN / 6° FEGACHULA
21, 22 E 23 DE OUTUBRO DE 2022 – FARROUPILHA RS
CHULA PASSO LIVRE – MIRIM
1º Lugar - MARLOS DA SILVEIRA BASCHERA LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
CHULA PASSO LIVRE – INFANTIL
1º Lugar - PEDRO ADOLFO RONCATO CTG QUERÊNCIA DO PRATA 11ª RT
CHULA PASSO LIVRE – JUVENIL
1º Lugar - VITOR HUGO BENETTI ALANO DOZE BRAÇAS (CTG) 29ª RT
CHULA PASSO LIVRE – ADULTA
1º Lugar - HENRIQUE SOARES ZANIN LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
CHULA PASSO LIVRE – VETERANA
1º Lugar - MATEUS KLETKE ARRUDA ANTUNES CTG BARBICACHO COLORADO SC
CHULA PASSO LIVRE – XIRÚ
1º Lugar - MARIO SERGIO ARRUDA ANTUNES CTG BARBICACHO COLORADO SC
CHULA MIRIM
1º Lugar - KAILON JACOB PEREIRAALEXANDRE PATO (CTG) 8ª RT
2º Lugar - MARLOS DA SILVEIRA BASCHERA LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
3º Lugar - GUSTAVO CENCI ALDEIA FARROUPILHA (CTG) 25ª RT
CHULA INFANTIL
1º Lugar - PEDRO ADOLFO RONCATO CTG QUERÊNCIA DO PRATA 11ª RT
2º Lugar - JOÃO PEDRO SPANHOL MASCHIO CTG DOZE BRAÇAS 29ª RT
3º Lugar - AUGUSTO HUGO ALVES ANTON SANGUE NATIVO DE PAROBÉ (CTG) 22ª RT
CHULA JUVENIL
1º Lugar - VITOR HUGO BENETTI ALANO DOZE BRAÇAS (CTG) 29ª RT
2º Lugar - VICTOR SCHIMMELPFENIG GUAPOS DO ITAPUI (CTG) 30ª RT
3º Lugar - FREDERICO NICARETTO MULLER LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
CHULA ADULTA
1º Lugar - HENRIQUE SOARES ZANIN LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
2º Lugar - BRUNO BERTHIER SANDER LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
3º Lugar - WILLIAM ALENCAR FRANCK PAIXÃO CÔRTES (CTG) 25ª RT
CHULA VETERANA
1º Lugar - MARCELO DE CASTILHOS VELHO PAMPA DO RIO GRANDE (CTG) 25ª RT
2º Lugar - DIONATAS LEANDRO BRONDANI CTG TROPILHA FARRAPA 24ª RT
3º Lugar - MATEUS KLETKE ARRUDA ANTUNES CTG BARBICACHO COLORADO SC
CHULA XIRÚ
1º Lugar - CRISTIAN CAPISTRANO DE MELO CTG BARBICACHO COLORADO SC
2º Lugar - JEFERSON DE QUADROS MOREIRA CTG JUCA RUIVO SC
3º Lugar - JULIO CESAR ARRUDA ANTUNES CTG BARBICACHO COLORADO SC
CHULA TRIO PEÃO
1º Lugar - BRUNO BERTHIER SANDER - FREDERICO NICARETTO MULLER - HENRIQUE SOARES ZANIN - LAGOA VERMELHA (GAN) 8ª RT
2º Lugar - LEONARDO JUNIOR DOS SANTOS - GUSTAVO ANGELINO ROSINA - VINICIUS GRUTZMANN ROQUE - CTG GALPÃO DA TRADIÇÃO SC
3º Lugar - JOAO GABRIEL DE MORAES PEREIRA - LUCAS ALVES DE OLIVEIRA - WILLIAM ALENCAR FRANCK - PAIXÃO CÔRTES (CTG) 25ª RT
CHULA TRIO GURI
1º Lugar - ENIO MULITERNO NETO - MARLOS DA SILVEIRA BASCHERA - KAUAN MIGNONI MATANA LAGOA - VERMELHA (GAN) 8ª RT
2º Lugar - BERNARDO RAMOS DO CARMO - KAILON JACOB PEREIRA - RENATO JUNIOR BRESSAN ALEXANDRE PATO (CTG) 8ª RT
A volta aos Estados Unidos da tradição gaúcha
Uma vez, quando criança, me perguntei: "Será que um dia irei a outro país?". Filho de família bastante humilde, me contentava em visitar Aceguá, próximo de minha querida Rainha da Fronteira, Bagé, terra que me criei quando ainda era pequenote. Ir até Aceguá me permitia visitar outro país. Contava isso na escola para os colegas.
Os anos passaram e no ano de 2007, juntamente com o GAN Anita Garibaldi, de Encantado pude ir para a Europa e, por mais de um mês, visitamos Alemanha, Holanda e Espanha. Meu saudoso pai não escondia o orgulho. Depois vieram outras viagens pela América Latina como Chile, Argentina e Peru. Em 2016 foi a vez de ir a China e de poder, mesmo que em dois dias, conhecer Dubai.
Quando chegou o ano de 2018, tivemos a grata satisfação de ir, por duas vezes até os Estados Unidos, sendo que no mês de setembro daquele ano visitamos diversos estados e cidades americanas. Conhecemos muitas histórias e presenciamos muito amor pelas cosias da tradição gaúcha. Pois este ano tivemos a oportunidade de ir novamente na terra do Tio Sam. Estivemos na inauguração do Rancho Minha Terra, de propriedade de Vandenir Souza, ex-presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro que, apesar de residir e trabalhar na Califórnia, tem residência também em Orlando, na Flórida.
Foram três dias de atividades para inaugurar um espaço fantástico, como um grande centro de eventos, que envolveu a participação do Gaúcho da Fronteira e do comediante Paulinho Mixaria. Fomos convidados pelo anfitrião, mais uma vez, para estarmos presentes nesse grande momento. Participaram do evento os CTGs: Rancho Rio Grande - Califórnia; Rincão do Imigrante - Orlando; CTG 100 Fronteira - Boston; Amigos do Rio Grande - Connecticut; Querência Pioneira - Utah; Saudades da Minha Terra - New Jersey; e Centro Cultural Bento Gonçalves - Los Angeles/Califórnia. Tu imaginas tantos CTGs assim nos Estados Unidos? O que os une? Sim, a tradição gaúcha.
Claro que um evento dessa envergadura envolve business (negócios). Empresas de vários segmentos estiveram por lá vendendo seus produtos. Mas tivemos, em primeiro plano, shows com Gaúcho da Fronteira, Paulinho Mixaria, baile com Raíz do Sul, passeios a cavalo, comandado pelo experiente Isac Ribeiro, brincadeiras para as crianças, Grenal de bombachas, sob a responsabilidade do jornalista Joe Sarmento, tiro de laço com vaquinha parada, oficina de chimarrão e nós de lenço, apresentações artísticas, entre muitas outras atividades. Foi no sábado, antes do espetáculo do Gaúcho, que foi feita a reunião envolvendo os representantes das entidades e ex-presidentes da CNATGB, que foi escolhido o novo presidente da Confederação: Roger Santos.
Roger Santos, músico da banda gaúcha Raíz do Sul, é natural de Cruz Alta/RS, iniciou no tradicionalismo em Taquara, no ano de 1988, foi instrutor de dança gaúcha de salão (1998) e depois foi para Bahia, dar um curso de danças no maior CTG do Mundo, o Sinuelo dos Gerais, em Luís Eduardo Magalhães-BA. "Acabei mudando para lá em 2007 e fiquei por lá até 2018 quando vim pros Estados Unidos" - conta Santos. Criaram a primeira banda gaúcha dos EUA, o Grupo Raiz do Sul, em 2022, e depois de 5 bailes em Orlando estarão mostrando seu trabalho em Newark (New Jersey), dia 12 de novembro.
Vandenir de Souza, proprietário do Rancho, chegou nos Estados Unidos em 1988, e é natural de Santo Antônio da Patrulha, RS. É Casado com Cynthia e tem dois filhos, Nicolas e Anthony, 23 e 20 anos de idade, respectivamente.
Começou sua trajetória tradicionalista no Centro Cultural General Bento Gonçalves, em Los Angeles. É membro do CTG Rancho Rio Grande, de Perris, Califórnia e já como presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho foi co-fundador do CTG Rincão do Imigrante, em Orlando (2018).
Sob a responsabilidade e atenção de Lisa Lucca, coordenadora da 40ªRT, os CTGs nos Estados Unidos tem crescido bastante e, agora, com a injeção de ânimo dada por Vandenir, em muitos lugares onde estava 'adormecido', voltou a brilhar a esperança de reabrirem as entidades. Roger inicia seu trabalho oficialmente em janeiro de 2023, mas já começa a fazer contatos e o novo planejamento para tocar a sua gestão frente a Confederação.
sábado, 22 de outubro de 2022
Farroupilha sedia o 7º FEGADAN e o 6º FEGACHULA
Já foram dois dias intensos de arte, música, dança e amor pelas tradições gaúchas. O 7° FEGADAN e o 6º FEGACHULA tiveram um número expressivo de participantes e de público nesta retomada, superando as expectativas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O evento tem a organização do MTG e a realização da Fundação Cultural Gaúcha e da 25ª Região Tradicionalista, com o apoio da prefeitura de Farroupilha, que disponibilizou uma infraestrutura condizente com o tamanho do festival. A transmissão do evento acontece pela fanpage do MTG no facebook. Confira neste domingo, 23, o último dia de competições no evento.
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Passaportes carimbados em Camaquã – Agora, rumo à Santa Cruz
Neste final de semana, 8 e 9, aconteceu em Camaquã a 3ª classificatória inter-regional do ENART. Centenas de concorrentes buscaram vaga para a final em suas modalidades, além de, nessa última fase, classificar modalidades em forma de repescagem.
A promoção da inter-regional foi do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a realização da Fundação Cultural Gaúcha, coordenadoria da 16ªRT e da Prefeitura de Camaquã. Com essa fase encerrada já estão carimbados os passaportes para a grande final em Santa Cruz do Sul, entre os dias 18 e 20 de novembro, no Parque da Oktoberfest.
Acompanhe os classificados da Inter de Camaquã (com repescagens):
https://drive.google.com/file/d/1Pd2mKUl9W7-9kOqODJayuwgAbeo_iydb/view?usp=sharing
Força B
3º Rodeio de Vaca Parada em Santa Maria foi um sucesso
Neste sábado, 8, o 2° Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, Mateus Cruz Rodrigues, esteve presente no 3° rodeio da vaca parada, promovido pela 13° RT, e realizado na sede campeira do CTG Sentinela da Querência, na cidade de Santa Maria. O evento tem como objetivo estimular as crianças dentro do tradicionalismo e no tiro de laço.
Estiveram presentes, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o Vereador Admar Pozzobom, representando o Legislativo Municipal, o Secretário-Chefe da Casa Civil, Alexandre Lima, o Coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Junior Pozzobon, o vice coordenador Antônio Garcia, juntamente com sua coordenadoria regional, os vice-presidentes de Cavalgadas do MTG, Ildo Wagner, e de administração e finanças, Ilva Maria Borba Goulart, além de Patrões e familiares dos lançadores da vaca parada.
Participaram do evento mais de 200 crianças.
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
Prenda Mirim do Rs prestigia baile de lançamento da Expofest - Ijui
No último sábado, 1º de outubro, a 1º Prenda Mirim do RS, Katarine Peripolli Dias, prestigiou o baile de lançamento da Expofest – Festa Internacional das Etnias, na cidade de Ijuí-RS.
Juntamente com este evento será realizado, no dia 15 de outubro, o 1º Seminário Estadual de Prendas Mirins, com o tema “Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas: a infância de todos os povos”. O link para a inscrição no Seminário está no site oficial do MTG.
terça-feira, 4 de outubro de 2022
MTG comemora seu 56º aniversario em Espumoso, 14ªRT
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, a Fundação Cultural Gaúcha, a 14ª Região Tradicionalista, a Prefeitura Municipal de Espumoso e o GAN Sepé Tiaraju tem a honra de convidá-los, para o 56º Aniversário do MTG, que será realizado no dia 29 de outubro, no galpão do GAN Sepé Tiaraju.
Desde o ano de 2001, à exemplo da Chama Crioula, passou-se a comemorar o aniversário do MTG, de forma a marcar a data, como uma reflexão dos tradicionalistas em relação a federação por eles criada.
Cada ano, uma cidade diferente acolhe o evento proporcionando-lhe o verdadeiro significado expresso em sua história. Neste ano, 2022, o evento será realizado em Espumoso, cidade que já sediou no ano de 2013, quando a federação completava 47 anos.
A primeira comemoração ocorreu em 1996, por ocasião do trigésimo aniversário, com um fandango realizado na Sociedade Amigos de Tramandaí, cidade onde foi criado o MTG (1966).
No aniversário do MTG, desde 2002, são entregues: o Diploma de Reconhecimento “João de-Barro”, para pessoas indicadas pelas Regiões Tradicionalistas e para entidades que tenham se destacado no ano anterior e a Medalha do Mérito Tradicionalista “Barbosa Lessa” para pessoas que prestaram serviços relevantes ao tradicionalismo. Ao novo formato, acrescenta-se a outorga da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), título de Conselheiro Honorário e Medalha Honeyde Bertussi.
REDE HOTELEIRA:
Hotel Requinte Selbach - 21 Km de Espumoso, telefone: (54) 33871464
City Hotel, Tapera - 12 Km de Espumoso, telefone (54) 992550040
Walença Gugel Ltda, Tapera, 13 Km, telefone: (54) 33851839
Hotel Rotta, Espumoso (54) 33833127
Ágata hotel, Avenida Barros Cassal Predio, Soledade, RS, telefone (54) 33811382 - 32 Km
Villablanca Hotel, telefone: (54) 33811777 Soledade
Hotel Rocha, (54) 33815161 Soledade
Hotel Alca, telefone: (54) 33811668 Soledade
Almoço por adesão:
Churrasco de gado, ovelha, galeto, arroz, feijão e mandioca.
Saladas: Maionese, tomate, repolho com abacaxi, alface, rúcula com manga, couve-flor, brócolis e Farofa
Cucas diversos recheios, pão e café batido
* Sobremesa: torta e sagú
R$ 60,00 – adultos R$ 35,00 | 7 a 12 anos - Crianças menores de 7 anos não pagam.
sábado, 1 de outubro de 2022
MTG realiza reunião com as coordenadorias regionais
Na manhã deste sábado, 1º de outubro, na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre, foi realizada a reunião presencial com os coordenadores regionais. A convite da diretoria, Neidmar Alves, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, palestrou sobre projetos culturais e possibilidades para o ano de 2023. Alves falou aos coordenadores das formas de apresentar projetos culturais através das leis que podem beneficiar as entidades com recursos financeiros.
O presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris afirmou que será criado, na Fundação Cultural Gaúcha, um setor de apoio as entidades para a elaboração dos projetos, com qualidade, para sua aprovação.
Com a presença da maioria dos representantes regionais e de todos os vice-presidentes do MTG, a oitava reunião de 2022 tratou de diversos assuntos recorrentes das atividades tradicionalistas no estado.
Coordenadores Regionais
O coordenador, ou coordenadora, regional é quem administra a Região Tradicionalista e representa esta perante os demais órgãos do MTG. É aquele que recebe a informação e multiplica através das diversas formas de comunicação possíveis e à disposição, fazendo com que os assuntos tratados em reuniões, encontros, congressos ou convenções, cheguem até as bases.