Nesta terça feira, 25 de outubro, em evento na CCMQ Casa de Cultura Mário Quintana que inclui a exibição de um dos nove episódios da Série e coquetel/show com a presença de artistas que participam do projeto, será lançada a Série de TV 50 Anos de Nativismo, que chegará em breve às telas da TVE RS e logo TV Brasil, além da TV Paga e plataformas de streaming.
Em gravação desde dezembro de 2021, quando se completaram 50 anos da 1ª edição do festival pioneiro do movimento, a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, a Série abarca em nove episódios de 26 minutos desde os precursores, como Pedro Raymundo, Teixeirinha e José Mendes, até a discussão sobre os rumos do Nativismo.
Desfilam na tela grandes nomes da música regional do Rio Grande do Sul, artistas consagrados e novos talentos. Além dos depoimentos de especialistas, se destaca o farto material iconográfico fruto de cuidadosa pesquisa. O acervo de imagens da TVE RS, parceira do projeto e primeira janela de exibição, colabora para o resultado da obra.
Concebida em 2018, em paralelo ao projeto 50 Anos de Nativismo – Tempo em Movimento, que teve três noites de espetáculos com 56 canções clássicas em Porto Alegre e Xangrilá entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, a Série de TV vem preencher o vazio de documentação sobre o tema e lançar novas luzes sobre o movimento, que mudou para sempre a cultura do Sul do país, se expandiu nacional e internacionalmente, influenciou outras produções regionais e criou novos hábitos.
Fruto da vivência do diretor Henrique de Freitas Lima na aurora do movimento, que nasceu em 1971 na casa de sua família em Uruguaiana quando tinha apenas 12 anos de idade, o projeto homenageia na figura de seu pai Henrique Dias de Freitas Lima (1932/2005), primeiro Presidente da Califórnia, os responsáveis pelo êxito do Nativismo.
Ficha Técnica
Uma produção de: Henrique e Marília Forster de Freitas Lima
Em colaboração com: TVE RS
Realização: Cinematográfica Pampeana
Produtora Associada: EXP Transmídia
Argumento: Marcello e Luci Caminha, João Bosco Ayala e Henrique de Freitas Lima
Roteiro: Fabrício Fortes
Fotografia: Rafael Roso Berlezi
Edição: Rafael Roso Berlezi e Alberto Feoli
Trilha Sonora: Marcello Caminha e Luis Carlos Borges
Vinhetas e Efeitos Digitais: Maurício Santos
Finalização de Imagem: EXP Transmídia
Finalização de Som: Luciano Garofalo
Pesquisa: Elvio Walter
Produção Uruguaiana: Leco D´Ávila
Imagens Buenos Aires: Juan Tamagno
Direção Geral: Henrique de Freitas Lima
Apoio Institucional: Instituto Estadual de Música
Instituto Estadual de Cinema: Cinemateca Paulo Amorim
Casa de Cultura Mário Quintana
Apoio Cultural: UNIMED Uruguaiana
Serviço:
Quando: 25 de outubro de 2022
Onde: Sala Eduardo Hirtz e saguão 4º Andar da Casa de Cultura Mário Quintana
Horários
Exibição episódio: 19 horas
Coquetel/show: 19h30 às 21horas
Contato: hflima@terra.com.br
51 9 99980876
Nenhum comentário:
Postar um comentário