A Federação das entidades tradicionalistas
12º Congresso – Tramandaí – 1966
A federação das entidades tradicionalistas nasceu no mais destacado balneário gaúcho. Quando Hugo da Cunha Alves e Othon Cezar Filho reuniram-se em Tramandaí, que pertencia ao município de Osório, no 12° Congresso Tradicionalista, a ideia estava madura. Foi colocá-la na pauta e vê-la unanimemente aprovada. Bem como seu Estatuto, que com grande esforço e maestria, a dinâmica dupla havia elaborado com a participação da sábia colaboradora Maria Luiza Lopes Alves, esposa de Hugo da Cunha Alves.
Em 28 de outubro de 1966, estava criado o MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO e seu Estatuto, que dava ao Conselho Coordenador, atribuições administrativas e executivas, embora preservasse a autonomia das entidades, que passaram a agrupar-se, para maior fortalecimento das suas atividades, em Coordenadorias Regionais. Mantendo o espírito das Zonas Tradicionalistas, criadas em 1959, foi ampliada a descentralização administrativa.
Os 56 anos de existência
Neste sábado, 29, na cidade de Espumosos na 14ªRT, será realizado o evento que marca o aniversario de 56 anos da federação, com a entrega de homenagens e comendas. As atividades começa cedo, às 9h30. Acompanhe a programação:
9h30 - Sessão solene de abertura
Sessão de entrega de títulos de Conselheiro Honorários
Sessão de entrega das medalhas Barbosa Lessa
Sessão de entrega das medalhas Oneyde Bertussi
Sessão de entregas às comendas João-de-Barro (homenagens da Região)
12h - Almoço festivo
14h -Sessão de entrega das outorgas das ORCAV
Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário