terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Prendas e Peões do RS em Tenente Portela

 Em janeiro, as prendas e peões do RS receberão uma homenagem em Tenente Portela, terra do 2º Peão Farroupilha do RS, Matheus Cocenski.

Este evento tem o apoio do  Município, através da Lei Municipal do Patrocínio (2.790/21). Prefeitura de Tenente Portela - Orgulho de nossa gente.




#tenenteportela #mtg #ctg #tradição #tradicionalismo #tradicional #prendas #peões 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Caravana Natalina leva alegria para Eldorado do Sul

 

    Mais um ano de sucesso da Caravana Natalina do Alma Gauderia. Quando iniciou, lá em 2020, ainda em um período pandêmico, em que as pessoas não podiam sair pras festas, a festa foi até eles.
    Depois de percorrer por 2 horas os bairros por dentro de Eldorado, entramos em uma pequena vila, onde os moradores foram para a rua com suas crianças e podíamos ver as lágrimas que tomava o rosto das pessoas ao som de 'noite feliz'. Centenas de pessoas saíram para ver a Caravana passar. Vilarejos que muitas vezes são esquecidos, onde as pessoas são invisíveis no complexo social.
        O trabalho este ano foi renovado. Fernando Augusto Espíndola, proprietário da AG produtora, incrementou o espetáculo natalino com mais dançarinos, projetos sociais, patinadores, sob a direção de Janaina Espíndola, primeira medalhista brasileira em patinação no pan-americano. Teve coral, distribuição de doces e brinquedos para as crianças.
        A Caravana Natalina é um espetáculo idealizado pela AG Entretenimento e leva às comunidades o espírito natalino e a comemoração do Natal, percorrendo os bairros das cidades do interior, região metropolitana e litoral, levando um espetáculo com canções natalinas com a musicalidade regional cantadas pelo grupo Alma Gaudéria, juntamente com shows, dança e a presença do Papai Noel.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Museu de Combate Farroupilha de 16 de Julho de 1840 será reinaugurado dia 21

  


   
O Museu do Combate de 16 de julho de 1840, juntamente com  Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Piquete Três Figueiras, tem o prazer de convidar a comunidade Nortense para participar do ato de reinauguração do Museu Histórico, a ser realizado no dia 21 de dezembro, às 10h, na Rua Almirante Tamandaré, nº77/1, Centro.

    A Instituição do Museu de Combate Farroupilha de 16 de Julho de 1840, foi fundada no ano de 2002. Por muitos anos, desenvolveu o trabalho de pesquisa, salva guarda, exposições de bens que contam a história do município, em especial do combate farroupilha ocorrido nas ruas de São José do Norte, sendo reconhecida internacionalmente, por possuir em seu acervo a 1ª placa em homenagem ao Italiano Giuseppe Garibaldi que participou do combate naquela noite.

    A comunidade, rede escolar, visitantes e turistas terão novamente um espaço de visitação para a busca da história retratada através dos artefatos museológicos. O antigo Instituto Histórico de SJN, situado na Rua General Osório, nº127, foi, durante muitos anos, a sede do Museu de Combate, porém devido ao desabamento do entrepiso da sede, o Museu teve que ser fechado por tempo indeterminado. Agora, em 2022, o museu será sediado em um novo local, na Rua Almirante Tamandaré, nº77/1, por um período determinado, até ser instalado definitivamente na Câmara de vereadores que irá se mudar para sua nova casa Legislativa que se encontra em construção.

    Sua reinauguração se dá através de uma parceria com a Instituição do Museu, Prefeitura Municipal de São José do norte e com o PTG Três Figueiras. 

    Entre as peças que estarão expostas no local, encontra-se a carta assinada a punho pelo Presidente da República Rio-grandense, General Bento Gonçalves da Silva, balas de canhão encontradas nas paredes de sobrados e casas do século XIX, bem como espadas e a cadeira do imperador Dom Pedro II, entre itens de usos e costumes da época.

Fonte: Fernando Costamilan



domingo, 18 de dezembro de 2022

Ilva Goulart prestigia posse da Coordenadoria da 4ªRT

 

    Na manhã deste domingo, 18, no CTG Pqt. Porteira do Rio Grande, em Barra do Quarai, a vice-presidente de Administração e Finanças do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, prestigiou a posse da nova Coordenadoria da 4ª Região Tradicionalista.

    Na oportunidade Jaime Verçosa Vieira tomou posse como Coordenador Regional, ao lado de Kellen Yung, sua vice, para uma gestão de dois anos (2023/2024). 

Jaime é de Uruguaiana e Kellen, do Alegrete.


Saberes & Fazeres, o folclore em foco - Cristiano Quevedo

 


terça-feira, 13 de dezembro de 2022

CCN Sentinela do Rio Grande realiza cavalgada de arrecadação de alimentos


 

    No último sábado, 10 de dezembro, o 3° Piá Farroupilha do RS, Gustavo Prietsch, participou da Cavalgada do Bem, do CCN Sentinela do Rio Grande. 

"Pelo terceiro ano consecutivo participo e, neste ano, tive a alegria de ser o Padrinho da Cavalgada"- comemorou Gustavo.  

Na tarde escaldante de sábado, foram arrecadados 230kg de alimentos.




CBTG promove reencontro de gerações em fevereiro

 

    O Reencontro de Gerações, Edição Especial do ENJUT - Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista - não seria completo se não pudesse, de fato, unir todas as gerações em um só momento, um só propósito. 

    O Encontro Nacional de Veteranos tradicionalistas - ENVET - surgiu em 2019, como iniciativa da gestão de prendas e peões anterior,  com o intuito de simbolizar, valorizar e representar os jovens “experientes”, e com muito carinho foi dado continuidade a iniciativa através dos veteranos. 

    Eventos culturais são muito mais que um calendário de eventos oficiais, e sim sonhos. Não seríamos completos enquanto gestão se não abraçássemos também o sonho de dar voz e espaço dos nossos mirins, através do Encontro Nacional de Mirins tradicionalistas - ENMIT. Portanto, estaremos juntos, aguardando todo o Brasil tradicionalista em Guarapuava/PR, para o reencontro de gerações, nos dias 04 e 05 de fevereiro

domingo, 11 de dezembro de 2022

1ªRT convida para posse dos integrantes da Coordenadoria


 

Nilton Ferreira leva mais uma Calhandra de Ouro

 

    Após um trabalho intenso que começou lá na triagem aonde foram apresentadas mais de 800 concorrentes para serem extraídas 24 composições, passando por três dias de calor intenso e músicas de um bom nível, a Comissão Avaliadora da 44ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana formada por Maria Luiza Benitez, Cléber Soares, Marlene Pastro, Zulmar Benitez e Léo Ribeiro de Souza, chegou a seguinte conclusão:   

Calhandra de Ouro: EU E O BALDE 

Ritmo: Milonga
Letra: Flávio Saldanha 
Música: Nilton Ferreira
Intérprete: Nilton Ferreira
Flauta: Ana Claudia Rizzato
Guitarra: Marcelinho Carvalho
Percussão: Carlos Perez
 
Calhandra de Prata: PARTILHAS
Ritmo: Canção
Letra: Silvio Aymone Genro
Música: Carlos Madruga
Intérprete: Ricardo Tubino
Violão Nylon: Carlos Madruga
Violão Aço: André Gonçalves
Flauta: Charlise Bandeira
Acordeon: Leandro Rodrigues
Contrabaixo: Rodrigo Maia

Calhandra de Bronze: URUGUAI
Ritmo: Chamamé
Letra: Colmar Duarte
Música: Renato Fagundes
Intérprete: Pirisca Grecco
Contrabaixo: Lucas Grassi
Guitarron: André Teixeira
Violão solo: Pedro Terra
Gaita Botoneira: Renato Fagundes

Melhor Intérprete: Tuny Brun
Música: Pássaro Cantante 

Melhor Instrumentista: Felipe Goularte 
Música: Pássaro Cantante 

Melhor Letra: METÁFORAS DE NUVENS
Autor: Vaine Darde

Melhor Melodia: PARTILHAS
Autor: Carlos Madruga

Música Mais Popular: TENTIANDO O BICO DA GANSA
Ritmo: Rancheira
Letra: Jailson Alves Saldanha
Música: Desidério Souza
Intérprete: Desidério Souza
Violão e vocal: Régis Reis
Contrabaixo e vocal: Érlon Péricles
Pandeiro e vocal: Cristiano Fantinel


Fonte: Blog do Léo Ribeiro

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Nota de Falecimento: O jovem laçador Henrique Maidana, 19 anos


 Quanta tristeza temos quando noticias como essa chegam até nós. Menino na flor da idade. Tenra idade. O jovem João Henrique Oliveira Maidana, 19 anos, natural da Terra da mãe de Deus (Tupanciretã), era um apaixonado pelo campeirismo gaúcho, amava estar com os amigos laçando. 

    Ele foi atingido por um galho durante temporal que assolou Augusto Pestana, e veio a falecer  no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). 

    Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com a família e amigos do João Henrique. Deus o receba em sua infinita bondade pelo caminho de LUZ.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí



segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Nos despedimos de Elenir de Fatima Dill Winck

  


 Uma sexta-feira triste, dia 2, pois nos deixou a mulher de maior coragem desse meio tradicionalista que já vi: Elenir Winck. Sim, depois de 52 anos com homens gerindo o MTG ela colocou o nome a disposição para um pleito que, pasmem, teve até gente saindo de região para votar em outra, buscando derruba-la. Não conseguiam aceitar que uma mulher, vinda do interior do estado assumisse a federação. Olha que pelearam e receberam ajuda de muita gente importante. Mas, 2019, passou. São Borja, passou!
 

   Natural de Cruz Alta, casada com Ciro João Winck, mãe da Aline e vó do João Miguel. Foi adotada por Panambí, cidade que a recebeu e a condecorou com o título de cidadã. Pós-graduada em Geografia, pela UNIJUI. Iniciou sua carreira profissional como Professora na rede municipal de Panambi, em 1975 e na rede estadual, em 1978. Foi Vice-Diretora da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde e durante doze anos (de 1984 a 1996) foi diretora da EMEF Presidente Costa e Silva. Nos anos de 1995 e 1996 integrou o Conselho Municipal de Educação de Panambi. Coordenadora Pedagógica da 36ᵃ Coordenadoria Regional de Educação de Ijui.(2007-2008).

    Atuou como Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Educação (CONSEME) da Associação dos Municípios do Planalto Médio – AMUPLAM, e integrante da diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS-UNDIME(2009 a 2012- 2015-2016). Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Panambi, por quatro administrações: (1997/2000; 2001/2004; 2009/2012; 2013/ 2016).  

   Por várias gestões integrou o Departamento Cultural do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, de Panambi. Também foi Diretora Cultural da 9ª Região Tradicionalista, por quatro anos e Diretora Artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG do Rio Grande do Sul por três anos. Avaliadora de vários concursos de Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões. Atuou como relatora em Convenções e Congressos Tradicionalistas e foi organizadora e apresentadora de protocolos do MTG durante 2009, 2010 e 2011. Foi Presidente do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Moinho da Canção Gaúcha de Panambi/RS.

    Elenir presidiu a Comissão Executiva do 25º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, realizado nos dias 18 a 20 de abril de 2013, em sua cidade. Conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho, desde 2014. Foi vice-presidente de cultura do MTG, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Foi vice-presidente de administração e finanças do MTG  2017/2018. Foi a primeira mulher eleita para presidir o Conselho Diretor do MTG (decisão derrubada, posteriormente, por ordem judicial).

    Ela faleceu na manhã de sexta, dia 2, descansando de um mal que acometia e ia judiando dela, as vésperas de um pleito eleitoral do MTG. Querida amiga, descanse em paz... Te amamos para todo o sempre...

sábado, 3 de dezembro de 2022

Manoelito Savaris é reeleito presidente do MTG

      Nas eleições que aconteceram neste sábado, 3, em todas as Regiões Tradicionalistas, concomitantemente, a Chapa 1 – Pelos Laços da Tradição – foi eleita para o biênio 2023/2024, com 788 votos, contra 641, da chapa 2 - Juntos somos um novo sentido – liderada por Valmir Böhmer (ainda tiveram 10 votos nulos e um em branco).

     Com esse resultado, Manoelito Savaris irá para sua 9ª gestão à frente da federação (2001/03, 05/06, 14/15, 21/22 e 23/24). Ele, que já foi patrão de CTG, Coordenador Regional, dirigiu a CBTG e o IGTF, é Conselheiro Vaqueano e Benemérito, colocou o nome à disposição junto com seus vices: Ilva Maria Borba Goulart (Administração e Finanças), Renata Pletz (Cultura), Madeline Zancanaro (Artística), Nicanor Castilhos (Campeiro), Claudemir Bresolin (Esportes Campeiros), Ildo Wagner (Cavalgadas) e Paulo Matukait (Fundação Cultural Gaúcha).


Sobre o presidente

    Manoelito Carlos Savaris tem 66 anos (completará 67 no dia de sua posse), é oficial da Reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul. Coordenou a 25ª RT em 1996 e 1997; foi vice-presidente de Administração do MTG, em 1999 e 2000; e presidente do MTG nos anos de 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2014, 2015, 21 e 22.

    Ele também foi presidente do já extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010; e presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), em 2012 e 2013. Manoelito Savaris é autor de vários livros, entre eles “Rio Grande do Sul: história e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos publicados pelo MTG.