sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

MTG e FCG terão recesso entre natal e ano novo

 


Semana da Paz será regionalizada em 2024 - Nota informativa

 


MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO

VICE-PRESIDÊNCIA DE CAVALGADAS

NOTA INFORMATIVA

Senhores:

1 – Considerando o acordado em reunião de Diretoria e ajustado com a Coordenadoria da 18ª Região Tradicionalista, o evento da Semana da Paz que estava em tratativas para ser realizado no Obelisco

da Paz em Dom Pedrito, não mais se realizará no ano de 2024.

2 – Sendo assim esse Vice-presidente vem informar que, a semana da paz de 2024 será realizada nos

mesmos moldes de 2023, ou seja, cada Região Tradicionalista, através do Departamento de Cavalgadas Regionais, ou a critério da coordenadoria, programem as cavalgadas ou eventos em suas Regiões e municípios de abrangências, com o objetivo de divulgar a semana da Paz que, será comemorada de 25 de fevereiro a 2 de março de 2024.

3 – No dia 3 de fevereiro por ocasião da reunião geral em Esteio trataremos sobre o evento.


Porto Alegre, 21 de dezembro de 2023.


Ildo Wagner

Vice-presidente de Cavalgadas do MTG

Fundação Cultural Gaúcha - MTG inaugura galeria de ex-presidentes


    Na noite desta terça-feira (19), a Fundação Cultural Gaúcha do MTG recebeu conselheiros, tradicionalistas de diversas regiões, empresários e apreciadores da cultura gaúcha para a inauguração do quadro de presidentes da FCG e do MTG (quando eram integradas as duas entidades) e o quadro do atual presidente, Oscar Fernande Gress.

    Oscar Gress (2007/2010) tem seu nome na galeria junto aos outros 15 presidentes, desde 1980, quando a Fundação foi criada na gestão de Rodi Pedro Borghetti.

    Na mesma noite foi comemorado o programa 500, do Chasque do MTG, na Radio Eco da Tradição, que transmitiu o evento. Na oportunidade, foi sorteada a faca doada pela Cutelaria De Los Santos presenteando a ouvinte Juciana Tejkowski, de Santo Angelo.

    A neta da professora Sônia Abreu, de Júlio de Castilhos, Laurim Cavalcante Abreu, entregou, simbolicamente, materiais de sua avó para as responsáveis pelo acervo bibliográfico, Vilma Paese e Vera Rejane Fernandes.




quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2023 - Assembleia Legislativa do RS

 

    Os prêmios Vitor Mateus Teixeira e José Mendes, edição 2023, foram entregues em solenidade no dia 5 de dezembro, no Teatro Dante Barone da ALRS, com apresentação musical de Lucio Yanel.


Prêmio Teixeirinha

O Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) foi instituído por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Vitor Mateus Teixeira. O prêmio busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

Troféu José Mendes

O Troféu José Mendes, que integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional.

Agraciados 2023 

Prêmio Vitor Mateus Teixeira


Artista ou grupo artístico de destaque da área de interpretação poética ou de interpretação musical ou da área de dança - Daniel Torres

Composição musical gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense. - Eu e o Rio (Antônio Augusto Fagundes - in memoriam)

Letra de música gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense. - O fundo da grota (Baitaca)

Obra cinematográfica - 50 Anos de Nativismo

Instituição, entidade ou veículo de comunicação que desenvolva trabalho relevante em prol da cultura gaúcha. - Programa Raízes - Rede Mais Nova FM


Clássico do Rio Grande do Sul - Canto Alegretense

 

Troféu José Mendes: 

José Alberto Andrade (Programa Galpão Crioulo da Rádio Gaúcha)


Apresentação musical

Lucio Yanel, nascido Federico Nelson Giles (Corrientes, 2 de maio de 1946) é um violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino radicado em Caxias do Sul, no Brasil.

    Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há muitos anos, Lúcio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho. O músico veio para o Rio Grande do Sul em 1981, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como os violonistas Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins.

    Mesmo sendo um músico autodidata, Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “escola do violão gaúcho” da qual Yamandú Costa é um dos nomes mais representativos. Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba, no sul do país.

    Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou, em diversas ocasiões, ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino, como Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antonio Tarragó Ros. Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul, como Gilberto Monteiro, Joca Martins, Luiz Marenco, Bebeto Alves, Jayme Caetano Braun e César Oliveira e Rogério Mello, além de ter composições ao lado de Renato Borghetti, Noel Guarany, Gaúcho da Fronteira e Luiz Carlos Borges.

    Colaborou ainda como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes Netto Perde sua Alma e Lua de Outubro.

    Como ator, foi destaque com o personagem Capitão Castelhano na minissérie O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

.ONDE ASSISTIR 

Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Resultado final do ENART 2023 - Confira os vencedores desta 36ª edição

 


      Com um brilho sem precedentes o Poncho Verde, DTG de uma escola de Panambi, com apenas dez anos de existência, venceu as danças tradicionais força A, ficou em primeiro lugar na melhor coreografia de entrada e saída, melhor conjunto musical de invernada e o grupo de danças mais popular.

    No ginásio poliesportivo em Santa Cruz do Sul, o DTG Poncho Verde apresentou "os homens de preto", coreografado por Alex Balaka, cujo refrão emocionante mexia com o público: "o boi é bicho, mas tem alma sob o couro". A coreografia fez referência a história dos tropeiros — que levavam gado para o abate. Mas, no caminho do campo até o matadouro, o tropeiro começa a pensar no destino dos bois e se dava conta de que, embora sejam animais, a alma deles existe e está debaixo do couro.

    Cerca de 4,6 mil competidores concorreram em apresentações individuais ou coletivas nas mais de 25 modalidades, como danças tradicionais, dança de salão, declamação, intérprete solista vocal, trova e chula. Modalidades como poesia e contos foram avaliadas fora, pela equipe da Estância da Poesia Crioula. Neste ano, ocorreu a 2ª edição da modalidade de dança gaúcha de salão de pessoas com deficiência (PCD). O ingresso solidário arrecadou quatro mil brinquedos para serem doados na campanha de Natal de Santa Cruz.

    O projeto ENART na Comunidade que envolveu os participantes do festival em um desfile pelas ruas de Santa Cruz do Sul, pela segunda vez envolveu gaúchos de diversas partes do estado com o povo santa-cruzense. A cada passagem pelas ruas, os artistas eram aplaudidos e ovacionados pelos espectadores.

    Na força B, o grande campeão também faz parte de 9ªRT, só que da cidade de Cruz Alta, o CTG Querência da Serra. Além do campeão da Força A, que foi aclamado pelo público, o campeão da chula também foi unanimidade: Vitor Schimmelpfenig, do CTG Guapos do Itapui/30ªRT. Ouvia-se os presentes ao ginásio gritando: “Vitinho, Vitinho”.  O grande campeão geral do ENART, troféu Cuia de Ouro, foi a 18ªRT, pelo segundo ano consecutivo.

    O evento é uma promoção e realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com o  apoio da Fundação Cultural Gaúcha, da 5ª Região Tradicionalista, da Amigo Internet e Esportes da Sorte, o incentivo cultural do Supermercados Bom Preço, patrocínio da Fruki, Cervejaria Bellavista, e prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, financiamento da Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - O futuro nos une.

Confira os demais resultados:

 DANÇA GAÚCHA DE SALÃO

1º Lugar - LUÍS FERNANDO BRUXEL  MONICA WERMEIER GAN ANITA GARIBALDI 24ª RT

2º Lugar - ARTHUR MANICA SIRINO DE QUADROS E BIANCA PUNGAN TEFFILI CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ª RT

3º Lugar - EDSON BROSLAREN DA SILVA E ANDREZA LAUBINO DE SOUZA CTG TIARAYU 1ª RT

DANÇA GAÚCHA DE SALÃO - PCD's

1º Lugar - BRUNO MOTA SOARES E LAIS KLUG NEITZKE CANGUÇU 21ª RT

2º Lugar - ROBERTO FROHLICH E RAISSA LAIS MACHADO DOIS IRMÃOS 30ª RT

3º Lugar - TIAGO THEIS HELBIG E CINTIA VENSKE HELVIG CANGUÇU 21ª RT

CHULA

1º Lugar - VITOR SCHIMMELPFENIG CTG GUAPOS DO ITAPUI 30ª RT

2º Lugar - HENRIQUE SOARES ZANIN GAN LAGOA VERMELHA 8ª RT

3º Lugar - MIGUEL DOS SANTOS LAMPERT CTG LALAU MIRANDA 7ª RT

AMADRINHADOR DE CHULA

1º Lugar -  vencedor da chula anuncia

CONJUNTO MUSICAL DE INVERNADA - FORÇA B

1º Lugar CTG TROPILHA CRIOULA GETÚLIO VARGAS 19ª RT

2º Lugar CTG VINTE DE SETEMBRO SANTO ANGELO 3ª RT

3º Lugar CTG SENTINELAS DO PAGO ALVORADA 1ª RT

CONJUNTO MUSICAL DE INVERNADA - FORÇA A

1º Lugar - DTG PONCHO VERDE PANAMBI 9ª RT

2º Lugar - CTG ALDEIA DOS ANJOS GRAVATAÍ 1ª RT

3º Lugar - GN IBIRAPUITÃ ALEGRETE 4ª RT

MELHOR MÚSICA INÉDITA DE COREOGRAFIA DE ENTRADA – FORÇA A

1º Lugar - CTG RANCHO DA SAUDADE CACHOEIRINHA 1ª RT

2º Lugar - CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª RT

3º Lugar - CTG M'BORORÉ CAMPO BOM 30ª RT

MELHOR MÚSICA INÉDITA DE COREOGRAFIA DE SAÍDA – FORÇA A

1º Lugar - CTG M'BORORÉ CAMPO BOM 30ª RT

2º Lugar - PTG BOCAL DE PRATA OSÓRIO 23ª RT

3º Lugar - CENTRO FARROUPILHA DE TRADIÇÕES GAÚCHAS ALEGRETE 4ª RT

MELHOR ENTRADA – FORÇA A

1º Lugar - DTG PONCHO VERDE PANAMBI 9ª RT

2º Lugar - CTG CANDEEIRO DA AMIZADE VERA CRUZ 5ª RT

3º Lugar - CTG RANCHO DA SAUDADE CACHOEIRINHA 1ª RT

MELHOR SAIDA – FORÇA A

1º Lugar - DTG PONCHO VERDE PANAMBI 9ª RT

2º Lugar - PTG BOCAL DE PRATA OSÓRIO 23ª RT

3º Lugar - CTG GIUSEPPE GARIBALDI ENCANTADO 24ª RT

GRUPO DE DANÇAS MAIS POPULAR

1º Lugar - DTG PONCHO VERDE PANAMBI 9ª RT

MELHOR ACAMPAMENTO

1ª Lugar - CTG ADAGA VELHA OLIVEIRO THADEU ROSÁRIO DO SUL 18ª

TROFÉU DESTAQUE DO ANO

1º Lugar - DTG PONCHO VERDE PANAMBI 9ª RT

2º Lugar - DT QUERÊNCIA DAS DORES SANTA MARIA 13ª RT

3º Lugar - DTG NOEL GUARANI SANTA MARIA 13ª RT

TROFÉU MARCA GRANDE

18ª REGIÃO TRADICIONALISTA

DANÇAS TRADICIONAIS – força B

1º Lugar - CTG QUERÊNCIA DA SERRA CRUZ ALTA 9ª RT

2º Lugar - CTG ESTÂNCIA VELHA DA TRADIÇÃO SANTANA DO LIVRAMENTO 18ª RT

3º Lugar - DTG NOEL GUARANY SANTA MARIA 13ª RT

4º Lugar - CTG OS DESGARRADOS GUAPORÉ 11ª RT

5º Lugar - CTG VINTE DE SETEMBRO SANTO ANGELO 3ª RT

DANÇAS TRADICIONAIS – força A

1º Lugar - DTG PONCHO VERDE PANAMBI 9ª RT

2º Lugar - PTG BOCAL DE PRATA OSÓRIO 23ª RT

3º Lugar - CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ª RT

4º Lugar - CTG SENTINELAS DO PAGO MARAU 7ª RT

5º Lugar - CTG TIARAYU PORTO ALEGRE 1ª RT


GAITA PIANO

1º Lugar - PEDRO ERNANI DORNELLES LAGO CN BOITATA/3ª RT

2º Lugar - ERIK FIALHO HOFFMANN CTG RONDA CHARRUA/25ª RT

3º Lugar - RICARDO ADRIANO NOSKOSKI CTG HERDEIROS DA BOMBACHA/11ª RT


GAITA DE BOTÃO ATÉ OITO BAIXOS

1º Lugar - KAROLINE LONGO DE AGUIAR DTG NOEL GUARANI/13ª RT

2º Lugar - THIERRY MONZON ROBALO CFTG FARROUPILHA/3ª RT

3º Lugar - MIGUEL CONRAD MADRI CTG TARUMÃ 18ª RT

GAITA DE BOTÃO MAIS DE OITO BAIXOS

1º Lugar - DANIEL MULLER FORRATI CTG TIO BILIA/3ª RT

2º Lugar - MAURO MACHADO SEVERO GAN CAMPO ABERTO/18ª RT

3º Lugar - MIGUEL CONRAD MADRI CTG TARUMÃ/18ª RT

GAITA DE BOCA

1º Lugar - NILSON ARNO LAABS CTG OSÓRIO PORTO/7ª RT

2º Lugar - MARIO INACIO BECKER CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ/5ª RT

3º Lugar - ROGÉRIO BENHUR RECK CTG RINCÃO DAS COXILHAS/24ª RT

BANDONEON

1º Lugar - LAURI SAGAVI CTG TROPILHA FARRAPA/24ª RT

2º Lugar - DIRCEU RUCART PORSCHE CTG TIARAYU/1ª RT

3º Lugar - BRUNO LUDTKE CET CEL THOMAZ LUIZ OSÓRIO/26ª RT

ACORDEON CROMÁTICO

1º Lugar - PAULO ROBERTO OLIVEIRA DOS SANTOS CTG ALDEIA DOS ANJOS/1ª RT

2º Lugar - GUSTAVO ALVES DE OLIVEIRA CENTRO FARROUPILHA DE TRADIÇÕES GAÚCHAS/4ª RT

3º Lugar - THIERRY MONZON ROBALO CFTG FARROUPILHA/3ª RT


VIOLINO OU RABECA

1º Lugar - LEONARDO KREWER MENIN DTG NOEL GUARANI/13ª RT

2º Lugar - THIAGO MARINI WOICOLESKI CTG TROPILHA CRIOULA/19ª RT

3º Lugar - BEATRIZ MACHADO AREND CTG TAPERA VELHA/12ª RT

VIOLÃO

1º Lugar - PABLO MACHADO CARDOSO DT QUERENCIA DAS DORES/13ª RT

2º Lugar - EDUARDO DOS SANTOS PEREIRA CTG CAMPO DOS BUGRES/25ª RT

3º Lugar - GABRIEL M. MAFALDA CTG GALPÃO DA BOA VONTADE/17ª RT

VIOLA

1º Lugar - FRANCISCO PICOLI CTG TROPILHA FARRAPA/24ª RT

2º Lugar - VANDERLEI LINASSI CARNIEL CTG LALAU MIRANDA/7ª RT


POESIA - concurso literário

1º Lugar - A MANGUEIRA DOS TEMPOS - MARCIO MARTINS D'AVILA PTG RANCHO DA AMIZADE/18ª

2º Lugar - QUANDO ENCONTRAR APPARICIO LUIZ PAULO PIZOLOTTO DOS SANTOS GAN VAQUEANOS DA CULTURA/14ª

3º Lugar - O HOMEM E A FACA AÇO DA MESMA FORJA - RUI FERNANDO OLIVEIRA MATHIAS CTG PORTEIRA DA RESTINGA/1ª

CONTO - concurso literário

1º Lugar - DE UM DIA PRO OUTRO - CESAR JOSÉ TOMAZZINI LISCANO CTG ESTÂNCIA DA AZENHA/1ª

2º Lugar - OLHO DE BOI - JONAS JOSÉ VICCARI CTG TRILHA SERRANA/11ª

3º Lugar - UMA ODISSEIA PELA TERRA E PELO CÉU - LUCAS DAYRAN VIEIRA CTG PASSO DO IJUÍ/3ª

DECLAMAÇÃO MASCULINA

1º Lugar - VITOR LOPES RIBEIRO UNIÃO GAÚCHA SIMÕES LOPES NETO/26ª RT

2º Lugar - ALEX ANDRÉ VISENTIN CTG ESTIRPE GAÚCHA/11ª RT

3º Lugar - ERNANI DE OLIVEIRA NUNES PL TIMBAÚVA/15ª RT

AMADRINHADOR DESTAQUE NA DECLAMAÇÃO MASCULINA

1º Lugar - LEONARDO CORREA DE  PINHO UNIÃO GAÚCHA SIMÕES LOPES NETO/26ª RT

DECLAMAÇÃO FEMININA

1º Lugar - MURIEL MACHADO LOPES PL DELFINO CARVALHO/5ª RT

2º Lugar - CLARA LISIANE FACCIO CTG PASSO DOS TROPEIROS/22ª RT

3º Lugar - GABRIELLE LOPES RIBEIRO UNIÃO GAÚCHA JOÃO SIMOES LOPES NETO/26ª RT

AMADRINHADOR DESTAQUE NA DECLAMAÇÃO FEMININA

1º Lugar - CLENIO BIBIANO DA ROSA CTG OS GAUDÉRIOS/5ª RT


DECLAMAÇÃO MASCULINA

1º Lugar - VITOR LOPES RIBEIRO UNIÃO GAÚCHA SIMÕES LOPES NETO 26ª RT

2º Lugar - ALEX ANDRÉ VISENTIN  CTG ESTIRPE GAÚCHA 11ª RT

3º Lugar - ERNANI DE OLIVEIRA NUNES PL TIMBAÚVA 15ª RT

AMADRINHADOR DESTAQUE NA DECLAMAÇÃO MASCULINA

1º Lugar - LEONARDO CORREA DE  PINHO   UNIÃO GAÚCHA SIMÕES LOPES NETO 26ª RT


TROVA MI MAIOR DE GAVETÃO

1º Lugar - ROGER JOSIEL DA SILVA CHAVES CTG SENTINELA DO RIO GRANDE 18ª RT

2º Lugar - LUCIANO PEREIRA QUINES    CTG PRESILHA DO PAGO DA VIGIA 18ª RT

3º Lugar - ERIVELTON TRINDADE DIAS   AT ZEFERINORUY TEIXEIRA DE FREITAS 18ª RT

TROVA DE MARTELO

1º Lugar - DHIULIEL ANTUNES CHAVES PTG RANCHO DA AMIZADE 18ª RT

2º Lugar - LEÔNCIO MACHADO AMARAL AT LUIZ MULLER 12ª RT

3º Lugar - LUIZ CARLOS DOS SANTOS ARAUJO AT PEDRO RIBEIRO DA LUZ 7ª RT

TROVA ESTILO GILDO DE FREITAS

1º Lugar - JONAS PAIM DA SILVEIRA CTG TIO CARLO 25ª RT

2º Lugar - MÁRCIO COSTA CARVALHO CTG PASSO DO IJUÍ 3ª RT

3º Lugar - FELIPE VIOLA DE MENEZES CTG RODEIO DA SAUDADE 9ª RT

TROVADOR MAIS POPULAR

1º Lugar - MARCIO COSTA CARVALHO CTG PASSO DO IJUÍ/3ª RT

PAJADA

1º Lugar - ROGER JOSIEL DA SILVA CHAVES CTG SENTINELA DO RIO GRANDE/18ª RT

2º Lugar - DHIULIEL ANTUNES CHAVES PTG RANCHO DA AMIZADE/18ª RT

3º Lugar - ERIVELTON TRINDADE DIAS AT ZEFERINO RUY TEIXEIRA DE FREITAS/18ª RT

CAUSO

1º Lugar - JUSSERLEI FRANCISCO ZANOTO CTG OS CARRETEIROS/25ª RT

2º Lugar - IGOR EMANOEL GAVA CTG FELIPE PORTINHO/7ª RT

3º Lugar - CLAUDIO HUMBERTO RECCHIA CORREA DTG NOEL GUARANI/13ª RT


domingo, 19 de novembro de 2023

CBTG escolhe nova diretoria, prendas e peões

     Aconteceu na noite de sábado (18), a entrega dos resultados do concurso de prendas e peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Tomou posse também a nova Diretoria da CBTG, tendo à frente Francisco Fighera, como Presidente para o Biênio 2023/2025. Junto com ele a nova diretoria que já começa a trabalhar.

    Gaúchos de coração, que enfrentam barreiras culturais para preservar uma tradição que não é, em sua grande maioria, original de seus estados. Amam a cultura tradicional gaúcha, que conhecem, muitas vezes, por livros e fotos. Histórias que os pais e avós contavam. Mas graças ao trabalho deles o tradicionalismo gaúcho se espalhou pelo Brasil de bombachas e, hoje, se materializa em mais de 3000 entidades tradicionalistas pelo Brasil.

Composição da nova Diretoria da CBTG:

Presidente: Francisco Carlos Fighera (MTG/SP)

1ª Vice-Presidente: Marcileia Capitanio Muller de Souza (MTG/MT)

2º Vice-Presidente: Romencito José Aléssio (MTG/SC)

1º Secretário: Dalton Castro de Camargo (MTG/MS)

2ª Secretária: Patricia Gameiro (MTG/PC)

1º Tesoureiro: Ricardo Fernando Matos de Oliveira (MTG/SP)

2º Tesoureiro: João Carlos Taborda dos Santos (MTG/SP)


Conselho Fiscal Titulares:

- Gerson Luiz Ludwig (MTG/RS)

- Marcos Foliatti (MTG/PC)

- Natal José Marchioro (MTG/MS)


Conselho Fiscal Suplentes:

- Alexandre Romero (MTG/SP)

- Mário Cesar Dal Pont Silvério (MTG/SC)

- Susana Graciela Zuanazzi Capitanio (MTG/MT)


Conselho de Ética Titulares:

- Alfredo Agnaldo Riffel (MTG/SC)

- Paulo Celso Nogueira da Silva (MTG/PR)

- Reni Martins Marchioro (MTG/MS)


Conselho de Ética Suplentes:

- Leandro de Souza Correa (MTG/SC)

- Paulo José Lucas (MTG/RS)

- Valdecir Vargas Castilho (MTG/SP)

Resultado do 19º Concurso Nacional de Prendas e Peões Tradicionalistas

Prenda Mirim

3º Lugar - Isabela Rossato Zago MTG/MT - CTG Porteira da Amazonia
2º Lugar - Ana Julia Franz Coelho MTG/SC - CTG Amizade Sem Fronteira
1º Lugar - Rafaella Motta Borges da Silva MTG/MT - CTG Sentinela da Tradição

Prenda Juvenil
3º Lugar - Isabelle Maria Mann Roncalhio MTG/MS - CTG Chama Crioula
2º Lugar - Isadora Caroline Chemin MTG/MT - CTG Porteira da Amazônia
1º Lugar - Maria Vitória Christoval MTG/PR - CTG Querência Santa Mônica

Prenda Adulta
3º Lugar - Giovanna Vila Soupinski MTG/MT - CTG Porteira da Amazônia
2º Lugar - Giulianna Zanchettin de Lima MTG/PR - CTG Querência Santa Mônica
1º Lugar - Laura Müller da Silva MTG/MT - CTG Querência Distante

Prenda Veterana
3º Lugar - Luana Carolina Klein MTG/PR - CTG Fronteira da Amizade
2º Lugar - Katia Cristine Castilhos Ramos MTG/SC - CTG Anita Garibaldi
1º Lugar - Adriana Patrícia Lima Wommer MTG/MS - CTG Chama Crioula

Prenda Xirú
1º Lugar - Zenita Aparecida Borges de Jesus MTG/SC - CTG Planalto Lageano
2º Lugar - Clemair Maria Rodrigues Bomfim MTG/PR - CTG Chaleira Preta


Peão Mirim
2º Lugar - Benardo Carboni Roldão - MTG/SC - CTG Amizade Sem Fronteiras
1º Lugar - Arthur da Silva Weschenfelder - MTG/MT - CTG Porteira da Amazônia

Peão Juvenil
2º Lugar - Emmanuel Okonoski Ribeiro de Lima - MTG/PR - CTG Chapada dos Ervais
1º Lugar - Gabriel Fellipe Roier - MTG/SC - CTG Porteira Aberta

Peão Veterano
3º Lugar - Cristiano Oliveira Morais - MTG/SC - CTG Coxilha do Quero Quero
2º Lugar - Fabio Indalêncio Leandro - MTG/SC - CTG Crioulos do Caverá
1º Lugar - Claudinei Donizete Plasse - MTG/PR - CTG Fronteira da Amizade

Peão Xirú
2º Lugar - Reinaldo de Liz da Silva - MTG/SC - CTG Anita Garibaldi
1º Lugar - Robson Borges da Silva - MTG/MT - CTG Sentinela da Tradição

Peão Adulto
3º Lugar - Otavio Augusto Theisen - MTG/PR - CTG Querência Amada
2º Lugar - João Miguel Moraes - MTG/MS - CTG Chama Crioula
1º Lugar - Alan Willian Rosa - MTG/SC - CTG Esteio da Tradição


sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Lançamento e divulgação das musicas classificas na XXI Edição do Terra e Cor aconteceu na Casa de Cultura Mario Quintana.

     

Na noite da última quarta-feira (08), na Casa de Cultura Mario Quintana, aconteceu o lançamento oficial da  XXI edição Terra e Cor da Canção Nativa de Pedro Osório, o evento contou como Mestre de Cerimônia o jornalista Iram Lima, responsável pela divulgação do  festival junto a Comissão Organizadora, da qual fazem parte Edson Novo, Carlos Alberto Ferreira, José Fernando Parada, Catia Gonçalves e Pedro Botelho. Quando foram convidados para subir ao palco para fazer uso da palavra, O prefeito de Pedro Osório, Moacir Otilio Alves, o Chola, acompanhado da primeira dama Olga Helena; o vice-prefeito Cal Oliveira e a diretora de Cultura Andrieli Pereira, a diretora do Instituto Estadual de Música (IEM) Adriana Sperandir; o Secretário Estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o assessor do deputado estadual Luiz Marenco, Paulo de Freitas Mendonça (pelo aporte financeiro ao evento) Logo em seguida foram anunciadas as 16 músicas que vão concorrer nesta edição que acontece, nos dias 1 e 2 de dezembro. 

    Estiveram presente diversas autoridades e convidados entre eles ; o coordenador do Sistema Estadual de Cultura Marcos Paulo Silva da Luz;; o músico e jurado do festival Frutuoso Araújo; o jornalista Rogério Bastos ( Programa Chasque do MTG -  Rádio Eco da Tradição),  a produtora cultural Maura Souza ( Coletivo Morabeza ) que foram recepcionados pela Côrte da 21º Festa Regional da Melancia e 12º Feira Regional da Agricultura Familiar.





terça-feira, 7 de novembro de 2023

Palestra em Venâncio Aires sobre o tema dos Festejos Farroupilhas de 2023

 

    Palestra em Venâncio Aires sobre o Centenário da Revoluçã Assisista de 1923 - Tema dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul 2023.

    O evento acontecerá no CTG Erva Mate, em Venancio Aires 24ªRT e será a palestra de número 873, que ministratei, desde 1997 (quando iniciei a contagem, depois de palestrar ao lado de tribuno Jarbas Lima).

7ª Região Tradicionalista comemora o título estadual dos esportes campeiros

    A cidade de Marau recebeu, neste final de semana (3, 4 e 5), cerca de 1.120 competidores de todo o estado, para o 7º Encontro de Esportes Campeiros (Enecamp) e 31º Aberto de Esportes, realizados no Parque Lauro Ricieri Bortolon. Promovidos pelo MTG, com apoio da 7ªRT e Prefeitura de Marau, os eventos reúnem adeptos das bochas, campeira e 48, solo, truco (Cego e de Amostra), tava (jogo do osso) e tetarfe (modalidade que mistura jogos de argolas, tava, tejo - moedas - e da ferradura, arremessadas a uma distância determinada em uma cancha).

    Na sexta-feira (3), aconteceu um congresso técnico para dirimir as últimas dúvidas. O pedido do vice-presidente de Esportes do MTG, Claudemir Bresolin, foi que, não vissem o companheiro ao lado como um inimigo a ser derrotado, mas como concorrente cujo objetivo maior é a preservação dos jogos tradicionais no estado. “Se ver o companheiro com alguma peça de indumentária errada, alerte-o antes de começar o jogo. Fazer amizades é mais importante de tudo” – disse Bresolin.

    No Aberto de Esportes, a maior delegação foi da 19ª RT, com 74 participantes. Já no Enecamp, a 9ª RT liderou o ranking de participação, com 29 competidores, seguida da 1ªRT, com 28. Participaram dos jogos, atletas campeiros de 23, das 30 regiões tradicionalistas, sendo a 7ªRT a grande campeã geral dos esportes, recebendo, pela primeira vez o tronco de ouro – troféu rotativo feito especialmente para circular entre os campeões do evento (como já existe no ENART e FECARS). Paralelo ao evento foram realizadas oficinas de bolinha de gude, laço vaca parada e bodoque, além de jogos de confraternização entre conselheiros, coordenadores e vices.

Confira os resultados do 7º ENECAMP e do 31º Aberto de Esportes:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1U-DNjeG-aKTLfmkmPokRgbmOLjXkgtzY/edit#gid=787487292

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Um ENART mais solidário e mais inclusivo

 


    Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, se prepara para receber a 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), entre os dias 24 e 26 de novembro, no Parque da Oktoberfest. O maior evento de arte amadora da América Latina contará com dez palcos que abrigarão apresentações de mais de 20 modalidades, como dança, chula, intérprete vocal, trovas, instrumentais, entre outras. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estima que mais de quatro mil e quinhentos competidores participarão do evento neste ano.

    A edição de 2023, mais uma vez traz o ingresso solidário, que, através da doação de um brinquedo novo, o acesso sai pela metade do valor e, se for antecipado (até dia 15), menos ainda. Todos os brinquedos arrecadados durante a realização do “ENART” serão destinados aos projetos sociais do município, que visam o atendimento das crianças em vulnerabilidade social. Em 2022, foram mais de 4000 brinquedos arrecadados e distribuídos.

    A solenidade de abertura oficial acontece sexta-feira, 24, com apresentação do campeão de 2022, do 35º Enart, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha. Ainda na sexta-feira, iniciam as competições de danças tradicionais. Os vencedores das modalidades serão conhecidos no domingo (26).

Aquisição de ingressos: https://mtg.eleventickets.com/

Transmissão, inclusão, libras e áudio descrição

    Desde 2009, o ENART tem transmissão para todo o mundo através da rede mundial de computadores. Neste ano, as danças tradicionais forças A e B, e a chula, terão transmissão ao vivo com intérprete de libras. 

    No Ginásio Poliesportivo, onde acontece a modalidade danças tradicionais força A, e no Centro de Eventos (estrutura nova) onde acontece a força B, terão espaço inclusivo, para PCDs com áudio descrição.

    No domingo (26), teremos a 2ª edição da modalidade de dança gaúcha de salão PCD, com a participação de duplas representantes das Regiões Tradicionalistas.

Lista da ordem de apresentação das modalidades do ENART 2023

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VJFS1wl6o8QcfpxLbp_7Qos_FLJ3bsAv/edit?usp=sharing&ouid=116009491961844220017&rtpof=true&sd=true


segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Sempre vale um pouco de história, diria Manoelito Savaris!

 


    O ano era 1979, quando meu pai adaptou uma bombacha, um cinto e uma bota para eu ter pilcha para ir na escola, quando vencia o meu primeiro concurso de peão farroupilha: Gauchinho mais simpático da escola Santa Rosa (simpatico e bom vendedor de votos). A bombacha caia, pois o cinto não era para meu tamanho, mas eramos bem pobres, e era o que tinha para aquele momento. Em 1985, entramos para o CTG Valentes da Tradição, no Sarandi. O Gildo ainda não tinha a sede no Parque dos Mayas - Só fomos acampar na inauguração do CTG em 1988.

Em 1990, filiamos o Valentes ao MTG e conheci Yeno Severo, coordenador da 1ªRT, depois vice-presidente do MTG. O cara fazia as faixas de prendas mais lindas à mão, sem desenhos por cima... Me ensinou muito. A Lara, do Maragatos que me introduziu no mundo dos jovens da Zona Norte de Porto Alegre. E fui conhecendo gente. 

    Em 1991, fui no 36º Congresso Tradicinalista Gaúcho onde fiz amizade com Barbosa Lessa, pois conversei com ele, sem saber quem era, por 6 horas. Marcirio Carpes (15ªRT), Lessa, Cyro Dutra Ferreira, Sejanes Dornelles, Sonia Abreu, Ordely Antonio Gouvea, e fui abrindo horizontes. Luiz Henrique, do Tiara, que criou o dia do Jovem Tradicionalista. Saí desse congresso extasiado, crente que tinha muito para aprender e que, paredes de costaneira não poderiam me segurar.

    No ano de 1994, conquistei o título de Peão Farroupilha do CTG Valentes da Tradição (Já vinha ganhando os concursos dos rodeios e achei ser a hora de encarar algo maior). Elomir Malta foi meu avaliador. Quanta honra. Ele, a Roseli, o Carlão, do Tiarayu, que faziam as comissões na epoca.

    Nosso regional foi briga de foice no escuro. Eu, o Lairton, o Cristiano do Chaleira e o André, do pioneiro.Não ter chegado ao titulo estadual não me afastou dos meus objetivos. Naquele ano nenhum de nós chegou. Em 97, o lairton conquistou o estado. Um irmão que a vida me deu. O cara que assou o churrasco do meu casamento.

    Vi passarem presidentes, coordenadores, conselheiros, prendas, peões e sempre, mas sempre, tentando ajudar naquilo que fosse preciso. Passei a viajar com o amigo Gerciliano Alves de Oliveira pelo Rio Grande do Sul. Conhecer pessoas e a reconhecê-las. Em 98, ele me levou para ajudar na Fundação Cultural Gaúcha e, em 1999, assumi de secretário da instituição. Ano em que meu filho nasceu. Que meu avô, carreteiro, compeltou 100 anos. Quando me formei, Savaris me convidou para compor o time que ele estava montando para a gestão. Foi então que fui procurar o conhecimento para atuar nas diversas areas que o MTG e a Fundação precisavam.

    Ai, foram os anos passando, as coisas acontecendo no Acampamento Farroupilha, desfiles pelo estado, chamas crioulas, cante e encante, programas de radio, TV, jornais, viagens pelo exterior (Alemanha, espanha, Austria, Holanda, China e EUA - não contei a America do Sul), pelo Brasil e as mais de 870 palestras. Já tinha dado algumas palestras, mas não contei como fiz com a número 01 - o dia em que estive ao lado de Jarbas Lima, em São Francisco de Assis, no 1º Docencontro do tradicionalismo na educação especial.

    Ajudei a compor o CFor no RS, MS (1), Paraná (7) e agora, em Santa Catarina. Ocuparia muito espaço para falar de todo esse tempo. Mas, a grata satisfação de receber a Medalha Lilian Argentina (CGF), de Reconhecimento do Pioneiro 35 CTG, do Festival Hípico Noturno da Brigada Militar, Glaucus Saraiva, da Câmara Municipal de Porto Alegre e a Medalha Barbosa Lessa - a mais alta condecoração do tradicionalismo gaúcho organizado, resumem a trajetória. 

    Resta-me agradecer a cada amigo que me acompanhou ao longo desses anos e me permitiram chegar aqui. Àqueles que dificultaram o caminho, meu agradecimento, sem eles não teria como crescer. Em minha fala pedi "menos ranco, ammarguras, revanchismos e mais compreensão e união". O objetivo é um só. Que não façamos deste espaço de cultura a luta pelo poder, como nas revoluções de 1893 e 1923.

MTG comemorou os 57 anos de história em Palmeira das Missões

     O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) entidade federativa dos CTGs e entidades afins do Rio Grande do Sul, presidido por Ilva maria Borba Goulart, realizou a solenidade comemorativa aos 57 anos, no sábado, dia 28, em Palmeira das Missões. Na oportunidade concedeu a Comenda João-de-Barro para os tradicionalistas destaques das Regiões, pelas ações e participações no tradicionalismo. Na mesma solenidade a vice-presidência de Cavalgadas, através de seus departamentos, como a Ordem dos Cavaleiros do RS – Orcav, fez a entrega de outorgas para cavaleiros de acordo com a sua participação em quilometragem em cavalgadas, e este ano, também para os Tropeiros.

Medalha do Mérito Tradicionalista Barbosa Lessa (2023)

    No ano de 2002, o MTG criou a sua maior comenda: a MEDALHA BARBOSA LESSA. A concessão dessa honraria é realizada a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma especial no meio tradicionalista e cultural. A concessão da medalha é definida pelo Conselho Diretor do MTG reunido em sessão ordinária. No seu 21º ano de existência a medalha foi concedida para Odila Paese Savaris e Rogério Pereira Bastos.

COMENDA HONEYDE BERTUSSI (2023)

    Com o objetivo de reconhecer e destacar músicos, intérpretes e letristas que se dedicam à música regionalista e que a preservam, o Conselho Diretor do MTG criou, no ano de 2015 a COMENDA HONEIDE BERTUSSI. E, neste ano foram homenageados MARIA LUIZA BENITES e LUCIO YANEL.


COMENDA JOÃO-DE-BARRO (2023)

    Criada durante a presidência de Dirceu de Jesus Prestes Brizola, a comenda homenageou aqueles que ajudaram a construir a sede da federação em meados dos anos 90. Quando assumiu o MTG, Manoelito Carlos Savaris trouxe de volta a comenda que passou a homenagear pessoas e entidades que auxiliam as Regiões Tradicionalistas em suas caminhadas. Para homenageá-las, cada coordenadoria regional as indica à Diretoria do Movimento os nomes para o recebimento da COMENDA JOÃO-DE-BARRO. 

VICE-PRESIDÊNCIA DE CAVALGADAS (2023)

    A vice-presidência de Cavalgadas do MTG, através da OrCav (Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul) e do Departamento de Tropeadas prestou homenagens para 238 cavaleiros entre Aspirantes (127), Rio-grandenses (47), Farroupilhas (9), Antônio de Souza Neto (28), Bento Gonçalves (18) e Monarca (9), além de prestar justa homenagem aos tropeiros de cada Região.




segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Etapa do Enart, de Sarandi, definiu os últimos classificados para a final em Santa Cruz

     A 3ª Inter-Regional do ENART, no final de semana, em Sarandi, definiu os competidores para diversas modalidades que disputarão a final nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Participaram da classificatória, 31 grupos de danças tradicionais, representando as forças A e B, e mais de 300 participantes nas modalidades individuais de 10 regiões tradicionalistas (7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª).

    O CTG Heróis Farroupilhas, de Caxias do Sul foi o primeiro colocado nas danças tradicionais Força A, e o DTG Piazito da Tradição de Venâncio Aires - 24ª RT, na Força B.

Credito foto: Retrato Gaúcho

Danças tradicionais Força A

CTG Heróis Farroupilhas (Caxias do Sul - 25ª RT)

CTG Ronda Charrua (Farroupilha - 25ª RT)

CTG Sentinelas do Pago (Marau - 7ª RT)

CTG Felipe Portinho (Marau - 7ª RT)

CTG Sentinela da Querência (Erechim - 19ª RT)

CTG Lalau Miranda (Passo Fundo - 7ª RT)

CTG Giuseppe Garibaldi (Encantando - 24ª RT)

GAN Anita Garibaldi (Encantado - 24ª RT)

CTG Galpão Crioulo (Caxias do Sul - 25ª RT)

CTG Campo dos Bugres (Caxias do Sul - 25ª RT)

CTG Chaleira Preta (Venâncio Aires - 24ª RT)

CTG Paixão Côrtes (Caxias do Sul - 25ª RT)


Danças tradicionais Força B

DTG Piazito da Tradição (Venâncio Aires - 24ª RT)

CTG Dom Luiz Felipe de Nadal (Passo Fundo - 7ª RT)

CTG Tropel de Caudilhos (Passo Fundo - 7ª RT)

CTG Laço Velho (Bento Gonçalves - 11ª RT)

CTG Galpão Crioulo (Aratiba - 19ª RT)

CTG Laço da Amizade (Casca - 7ª RT)

CTG Galpão Amigo (Não-Me-Toque - 7ª RT)

CTG Galpão da Boa Vontade (Palmeira das Missões - 17ª RT)

CTG Porteira da Querência (Sarandi - 7ª RT)

CTG Unidos pela Tradição Rio-Grandense (Carazinho - 7ª RT)

CTG Rodeio da Querência (Frederico Westphalen - 28ª RT)

Confira os classificados em cada modalidade que disputarão a final, em novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul.

https://drive.google.com/file/d/1N5BaFtc8r8-8ciqA8x9mfEb7WQ6ygVUt/view?usp=sharing


7º ENECAMP e 31º Aberto de Esportes: Os caminhos dos Esportes Campeiros se cruzam em Marau


    Chegou a hora de preparar a mala de garupa e cevar o mate, porque o 7º Encontro de Esportes Campeiros (ENECAMP) e o 31º Aberto de Esportes estão prestes a bater os cascos em Marau, Rio Grande do Sul. Nos dias 3, 4 e 5 de novembro a Capital Nacional do Salame, e agora dos esportes campeiros, recebe prendas e peões de todo o estado para três dias de confraternização e amizade.

    Nessas paragens, os esportes campeiros são o que fazem o coração bater mais forte. Vai ter Bocha Campeira, Bocha 48, Tava, TETARFE, Truco Cego, Truco de Amostra e o Solo, todos enraizados no passado gaúcho e nas veias dos peões e prendas que amam a tradição.

    Marau também oferece boas opções de turismo e de entretenimento, como a Rota das Salamarias, um dos principais roteiros gastronômicos da Região da Uva e Vinho, é ideal para quem deseja conhecer a vida tranquila do interior. 

    Portanto quem quiser se enveredar nesses desafios emocionantes precisa se apressar, pois as inscrições estão abertas entre os dias 9 e 24 de outubro, através do sistema MTG NET (exclusivamente pelas mãos da Região Tradicionalista). Além das competições, serão realizadas oficinas de TETARFE, Vaca Parada, Bolita e até Bodoque pra gurizada (e não se acanhe, participe também!).

    O 7º ENECAMP e o 31º Aberto de Esportes não são somente competições. A participação nos esportes envolve homens e mulheres, crianças e idosos. O importante é a diversão e a família. “Tá todo mundo convidado, desde o peão do asfalto ao piazito que já sabe montar um pingo. É só chegar, parceiro” – disse Claudemir Bresolin, vice-presidente de Esportes Campeiros do MTG.

    Quem quiser mais informações e detalhes sobre as inscrições, pode dar uma espiada no site oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), nas redes sociais, ou buscar informações com o Diretor de Esportes da Região Tradicionalista mais próxima.

    Então, não perca essa festança em Marau, onde o chão vai tremer e a alma gaúcha vai se sentir em casa no 7º ENECAMP e 31º Aberto de Esportes! Tamo junto, xiruzada!


Programação: 

Sexta-feira (03/11/2023): 

20 horas - Congresso Técnico


Sábado (04/11/2023):

08h - Inicio dos jogos

- Bocha Campeira 

- Bocha 48

- Tava 

- TETARFE

- Solo

- Truco Cego 

- Truco de Amostra


- Torneio de Integração Manoelito Carlos Savaris (Bocha Campeira, Bocha 48 e TETARFE): 

Para coordenadores, vice-coordenadores e conselheiros do MTG.


14h - Palestra e Oficina de Esportes Campeiros

Convidado: Antonio Loesi - Diretor de Esportes Campeiros - 7ª RT

Promoção: Prendas e Peões da 7ª RT - Gestão 2023/2024

Obs: Será entregue certificado aos participantes

14 às 18h - Oficinas: 

- Vaca Parada

- Bolita

- Bodoque

18h - Abertura Oficial

Após continuação dos jogos

Domingo (05/11/2023): 

08 horas - Continuação dos jogos


- Torneio de Integração Manoelito Carlos Savaris (Bocha Campeira, Bocha 48 e TETARFE):  Para coordenadores, vice-coordenadores e conselheiros do MTG.


13h30 às 15h30  - Oficinas: 

- Vaca Parada

- Bolita

- Bodoque