domingo, 26 de fevereiro de 2023

O sucesso do 35º Seminário Estadual de Prendas, em Novo Hamburgo


    Neste sábado, 25, aconteceu na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a 35ª edição do Seminário Estadual de Prendas reunindo mais de 700 jovens, de diversas regiões do estado. Antes da abertura oficial do evento, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, prestigiou a saída da Cavalgada da Paz, da 30ª região Tradicionalista, destacando a importância desta comemoração.

    A anfitriã do evento, a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Dienifer Canabarro, agradeceu aos que atenderam o chamado para o seminário, dando ênfase às palestras escolhidas: As teses, ‘O sentido e o valor do tradicionalismo’, de Luiz Carlos Barbosa Lessa, e ‘O sentido e o alcance social do Tradicionalismo’, de Jarbas Lima, com Rogério Bastos, e o Plano Vaqueano, de Hugo Ramirez, e o Plano de Ação Social de Onésimo Caneiro Duarte, com Priscila Bresolin Tisott. Na parte da tarde foi realizada uma gincana cultural com a juventude.

    Durante as atividades no galpão, dentro do Parque aconteceu o desfile de carretas puxadas por bois, da Associação de carreteiros de Lomba Grande, bem como uma Feira Colonial de Produtores locais.

    Paralelo ao evento, foi apresentado o livro Nativismo, um fenômeno social gaúcho, de Barbosa Lessa, juntamente com uma exposição, que mostrou quem foi o menino prodígio de Piratini. Cada entidade que esteve presente ao evento levou uma edição do livro, que foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (Edital 07/2021 – patrimônio), para sua biblioteca.















terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

CENTENARIO DE HONEYDE BERTUSSI


    Honeyde Bertussi, ícone da cultura musical popular gaúcha, traduziu as belezas, as lidas campeiras, os campos, coxilhas e canhadas, e as vivências de sua terra natal em composições musicais marcadas por uma imensa originalidade, difundida que foi e, continua sendo, para os mais longínquos rincões do Rio Grande e do Brasil. 

    Sua história, sua persistência, determinação e sua crença nas possibilidades da música e do acordeom como arte, entretenimento e profissão construíram um legado de inspiração e reconhecimento, ultrapassando fronteiras e influenciando milhares de músicos acordeonistas por todo o Brasil afora.

    Honeyde Bertussi, nasceu em 20 de fevereiro de 1923, no Rincão da Mulada, interior do Distrito de Criúva, então pertencente a São Francisco de Paula, hoje Distrito de Caxias do Sul, filho de Fioravante e Juvelina Bertussi, tendo como irmãos Valmor, Wilson e Adelar. 

    Somente iniciou sua carreira musical aos 19 anos de idade quando, como dizem os campeiros " passou a se governar", tendo em vista que seu pai Fioravante não via com simpatia a ideia de Honeyde vir a se dedicar à profissão de músico, especialmente de músico gaiteiro. Assim só conseguiu adquirir sua primeira gaita Todeschini em 04 de janeiro de 1942.

    Quarenta dias após receber o acordeão já tocou o primeiro baile. Em novembro do mesmo ano compôs sua primeira obra musical, o samba campeiro (ritmo com denominação por ele criado), " CANCIONEIRO DAS COXILHAS", uma marca ' Bertussi" que continua fazendo parte do repertório de todos os acordeonistas do Sul e outras regiões do Brasil.

    Fioravante, que era músico, maestro e regente da Banda Distrital de Criúva, e que inicialmente via a decisão de Honeyde de ser músico profissional com muitas restrições, ao perceber o talento do filho resolve criar um conjunto musical com os demais filhos em que ele próprio tocava clarinete, Honeyde acordeom, Wilson sax tenor , Valmor bateria e Adelar inicialmente pandeiro, depois acordeom. 

    O Conjunto que se denominava " Dois Purungos Acoierados", teve duração efêmera tendo em vista outros interesses empresariais da família que exigiam presença e dedicação de alguns seus membros. Assim nasce a inédita dupla de acordeonistas, Honeyde e Adelar Bertussi. 

    No final de dezembro do ano de 1949 em se deslocando para uma "touneé" pelo Oeste Catarinense, passam por Erechim, aonde fazem uma apresentação na rádio da cidade, ocasião em que foram apresentados e batizados pelo radialista Álvaro de Aquino como sendo os "Irmãos Bertussi".

    Em 1954, depois de muitos esforços conseguem gravar seu primeiro disco Long Play no Rio de Janeiro pela gravadora Copacabana, constituindo-se no segundo LP gravado no Brasil de músicas regionais gaúchas, apenas antecedido pelo trabalho do Grupo Vocal Farroupilha, em 1953. 

    Este acontecimento, de valor incomensurável para a época, colocava a música Bertussi nas ondas de todas as rádios do Sul do Brasil, lhes emprestando um importantíssimo impulso para a consolidação daquela que é considerada até os dias de hoje, a melhor dupla de acordeonistas de todos os tempos.

    Honeyde e Adelar atuaram juntos em milhares de festas, bailes e shows até o ano de 1966. Apresentaram-se pela última vez profissionalmente como dupla de acordeonistas, na memorável noite de 21 de março daquele ano, no show de encerramento da Festa da Uva, em Caxias do Sul. 

    Naquela fase da carreira gravaram oito LPs onde se encontram icônicas músicas como O Cancioneiro das Coxilhas, Casamento da Doralice, São Francisco é Terra Boa, O Tropeiro, Oh! De Casa, Cavalo Preto, Baile da Serra, Loira Casada, Festa do Morro Feio, e mais de uma centena de outras, que fazem parte indispensável do repertório de seguidores desta verdadeira vertente musical, onde se cantam os encantos, lidas e enleios de sua tão querida terra natal.

    Honeyde e Adelar continuaram a sólida carreira artística em parceria com outros profissionais do acordeom. Honeyde inicialmente fez dupla com seu filho Daltro quando gravou três LPs. Depois seguiu em sequência com os excelentes músicos Paulo Siqueira, Acioly Machado e Oscar dos Reys com quem gravou mais cinco LPs. Após estas parcerias continuou trabalhando intensamente apresentando-se em carreira solo até o final de sua vida.

    Honeyde foi um verdadeiro militante na saga de mostrar e consolidar as possibilidades do acordeon com instrumento musical. Executava, e gravou, além de músicas gaúchas, baiões, tangos, boleros, milongas e músicas clássicas como as árias, "Marcha Triunfal" da Ópera "Aida" e "Coro dos Ferreiros" da Ópera "Il Trovatore" do compositor italiano Giuseppi Verdi.

    O pesquisador Paixão Cortes destaca a importância da dupla "Irmãos Bertussi" que surge exatamente no momento nasce e floresce o Movimento Tradicionalista Gaúcho, do qual Honeyde participou ativamente, inclusive participando de todos os Congressos Tradicionalistas enquanto sua saúde permitiu. Com a criação de milhares de CTGs, seus salões de baile foram embalados pelas valsas, xotes, rancheiras, marchinhas, bugios, e sambas campeiros destes "dois irmãos acordeonistas, que consolidaram um estilo musical inconfundível, a música de salão, a música de baile, a música fandangueira do Sul do Brasil."

    Honeyde Bertussi, " O Cancioneiro das Coxilhas" veio a falecer em 04 de janeiro de 1996, aos 72 anos de idade. Seus restos mortais estão depositados no "Memorial Irmãos Bertussi" em São Jorge da Mulada, Criúva, sua terra natal, um monumento que eterniza em pedra, concreto e bronze o legado musical de uma história escrita com determinação, perseverança, ética e talento.

    Por isso, nada mais justo do que prestarmos esta homenagem ao centenário de nascimento de Honeyde Bertussi, " O CANCIONEIRO DAS COXILHAS".



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Programação da 33ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul


 Quarta-feira – 15/03/2023

7h30 – Abertura dos portões

8h – Recepção das Regiões Tradicionalistas Admissão e

fiscalização veterinária dos animais


Quinta Feira – 16/03/2023

9h – Recepção e credenciamento das Delegações

10h – Início laço Juiz de Campeira

– Laço Peão Farroupilha

– Laço Narrador

– Laço Conselheiro

– Laço Executivo (Exclusivo a Prefeitos e vice-prefeitos)

– Laço Inclusão

– Laço Braço de Diamante (vencedores das FECARS anteriores)

Taça Cidade de Santa Cruz do Sul: Quintetos da mesma Região. Classifica com 4 e 5 armadas. Premiação: Uma Taça+ 20% arrecadado   -  Inscrição R$ 400,00

20h- Reunião da Diretoria Campeira com Responsáveis pelas RTs


Sexta-Feira – 17/03/2023

7h30 – Início das Provas Campeiras na seguinte ordem:

– Laço Rapaz (Dupla) – 3 armadas

– Laço Irmão (Dupla) – 3 armadas

– Laço Vaqueano (Individual) – 3 armadas

– Laço Veterano (Individual) – 3 armadas

– Laço Piá (Dupla) – 3 armadas

– Laço Menina (Individual) – 3 armadas

– Laço Guri (Dupla) – 3 armadas

– Laço Guria (Individual) – 3 armadas

– Laço Prenda (Dupla)- 3 armadas

– Laço Patrão e Capataz (Dupla)- 3 armadas

– Laço Pai e Filho (Dupla) – 3 armadas

– Laço Geração (Trio) – 3 armadas

– Laço Coordenador Regional (Individual) – 3 armadas

– Laço Diretor Campeiro (Individual)- 3 armadas

– Laço Seleção Equipe (10 participantes) -2 armadas

18h – ABERTURA – RECEPÇÃO DA CHAMA CRIOULA DA FECARS vinda de Pelotas,

26ª Região Tradicionalista, conduzida pelos cavaleiros, com apoio da ORCAV.

– Prova do Chasque Equipe – 5 participantes

– Gineteada (classificatória)


Sábado – 18/03/2023

7h30 – continuação das provas de laço conforme a ordem:

– Laço Rapaz (Dupla) – 2 armadas

– Laço Irmão (Dupla) – 2 armadas

– Laço Vaqueano (Individual) – 2 armadas

– Laço Veterano (Individual – 2 armadas

– Laço Piá (Dupla) – 2 armadas

– Laço Menina (Individual) – 2 armadas

– Laço Guri (Dupla) – 2 armadas

– Laço Guria (Individual) – 2 armadas

– Laço Prenda (Dupla) – 2 armadas

– Laço Patrão e Capataz (Dupla) – 2 armadas

– Laço Pai e Filho (Dupla) – 2 armadas

– Laço Geração (Trio) – 2 armadas

– Laço Coordenador Regional (Individual) – 2 armadas

– Laço Diretor Campeiro (Individual)- 2 armadas

– Laço Seleção Equipe (10 participantes ) – 2 armadas

– Prova de Rédeas (Piá – Menina – Guria – Guri – Veterano – Prenda – Peão)

– Gineteada (final)

Sábado serão dadas as últimas 2 voltas das modalidades e serão realizadas as finais das modalidades individuais.

09h – Vaca parada – (classificatória)

– Bonequinha – Prendinha – Piazinho – Piazito.


Domingo – 19/03/2023

08h – Continuação das provas na seguinte ordem:

– Final de todos as duplas, e do trio geração

– Laço Seleção Equipe -10 participantes (1 armada)

– individual das equipes.

– Prova Braço de Ouro da 33ª FECARS

09h – Vaca Parada (final)

– Solenidade de Encerramento e entrega dos Troféus

– Extinção da Chama 33 ª FECARS, pelo Presidente da Comissão Executiva, Presidente do MTG e demais membros convidados.


2º TORNEIO DE TRUCO CEGO DE INTEGRAÇÃO


Sábado – 18/03/2023

7h30 – Reunião Técnica.

– Credenciamento.

– Realizaçãode Sorteio.

8h30 – Início dos Jogos


Domingo – 19/03/2023

08h – Etapas Finais

12h30 – Cerimônia de Premiação


22º SEMINÁRIO DA CULTURA CAMPEIRA

Tema: As relações e a evolução da Medicina Veterinária no Tradicionalismo

Sábado – 18/03/2023

13h Às 14h – CREDENCIAMENTO

14h30 – Abertura Oficial

17h – Encerramento

Vice-presidência Artística do MTG divulga calendário

 

    Aos interessados, busquem orientações e informações com seus respectivos diretores artísticos regionais.

Madeline Zancanaro
Vice-presidente Artística do MTG

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

​Presidente do MTG visita local onde será acesa a Chama Crioula oficial do RS

 


   Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, uma comitiva do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), liderada pelo Presidente Manoelito Carlos Savaris, esteve reunida com a administração municipal de Cristal, local da geração e distribuição da Chama Crioula 2023, que acontecerá nos dias 18 e 19  agosto. 

    Acompanharam o presidente, o vice-presidente de Cavalgadas e Diretor da ORCAV, Ildo Wagner, o Coordenador da 16ª Região Tradicionalista, Flávio Menezes, e o vice-coordenador da Região, Danilo Nunes Barbosa. 

    A comitiva foi recebida na prefeitura de Cristal pelo Secretário de Administração, Juliano Guerreiro da Silva, representando a administração municipal e Autalio Germano da Silva, administrador do Parque Bento Gonçalves. Savaris destacou a importância do evento e a história do local que será trabalhada pela Comissão Executiva.

Credito das fotos: Prefeitura de Cristal e Ana Salette


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Juventude tradicionalista envolvida em muitas atividades durante o verão

     No sábado, 04 de fevereiro, o diretor do Departamento Jovem Central do MTG, Maicon Costa, prestigiou o 3° Acampamento da Juventude da 14° Região Tradicionalista, que foi realizado em Fontoura Xavier. Na oportunidade, foi feito um momento de diálogo, acompanhamento das instalações, troca de experiências, e aproximação com a juventude tradicionalista. 

    "A Juventude mantém em si a força que movimenta nossas entidades, e faz acontecer parte essencial de nosso tradicionalismo” – disse Maicon. “A 14° RT está de parabéns pelo trabalho desenvolvido junto a nossos jovens , parabéns a todos os responsáveis" – concluiu. 

   Nos dias 4 e 5 de fevereiro, aconteceu a classificatória regional da Festa Campeira do Rio Grande do Sul - FECARS, na cidade de São José do Norte, 6ªRT. Na oportunidade, o 3° Piá Farroupilha do estado, Gustavo Prietsch, foi convidado a palestrar sobre como encilhar e laçar na vaca parada, com objetivo de demonstrar como acontece nos concursos para sua categoria.

    O Evento aconteceu no CTG Barreira do Norte e teve a presença de muitos titulados. "Foi muito bom poder tirar dúvidas de como ocorrem estas provas e, ainda, ajudar os piás a se prepararem" – afirmou Gustavo.