domingo, 30 de abril de 2023

CFor Patronagem em Alvorada/1ªRT

 

Atenção Primeira Região Tradicionalista, aproveitem a proximidade. Depois, os Cursos se distanciam...

O coração do Rio Grande pulsou no dia da dança

 


Painel técnico artístico do MTG movimentou a cidade de Santa Maria no final de Semana.

    Buscar conhecimento é uma das atividades mais importantes que podemos realizar em nossas vidas. Afinal, é através do aprendizado que conseguimos evoluir pessoal e profissionalmente, além de expandir nossos horizontes e compreender melhor o mundo ao nosso redor. O aprendizado pode ser obtido de diversas formas, desde a leitura de livros e artigos até a participação em cursos como o painel artístico que aconteceu neste final de semana em Santa Maria, com apoio da 13ª Região Tradicionalista. 

    O evento reuniu, no CPF Piá do Sul, quase 350 pessoas, entre diretores, instrutores, dançarinos, chuleadores, diretores de departamentos da vice-presidência artística do MTG, os autores do livro de danças, palestrantes e diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

    Madeline Zancanaro, vice-presidente Artística do MTG, comemorou a procura intensa para o painel e o evento em Santa Maria. “É importante lembrar que o aprendizado não se limita apenas a questões técnicas, mas também para o aprimoramento pessoal e cultural” - afirmou. 

    Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG, fez uma retrospectiva sobre o trabalho em cima do manual de danças, livro das partituras e a transformação destes em patrimônio do Rio Grande do Sul. “É importante estar aberto as oportunidades de aprendizado, seja através da leitura de livros, da participação em cursos e palestras, ou mesmo do contato com pessoas que possam nos ensinar algo novo” – disse Savaris.

    Ainda pela manhã, foram apresentadas as comissões avaliadoras, diretores e as propostas de trabalho. Rogério Bastos falou sobre vida e obra de Barbosa Lessa e o que o ideólogo do Movimento nos deixou de legado. Rafael Crippa fez abordagens sobre indumentária, Toni Sidi Pereira fez uma passagem sobre os ciclos e convidou todos para se mexerem, dançando. Envolveu, tanto quem está voltado para o ENART, quanto para o FEGADAN e FEGACHULA.



Os autores

     Em 2003, o Movimento Tradicionalista gaúcho apresentava o livro das danças tradicionais gaúchas, cujo compromisso foi assumido pela diretoria do MTG em 2001, no 46º Congresso Tradicionalista, em São Gabriel. Naquele trabalho, Alexandre Ourique, Beloni Bastos da Silva, Francisco Jacques de Mattos, Jefferson Camillo, Hélio dos Santos Ferreira, Marco Aurelio Ávila, Moacir Gomes dos Santos, Rinaldo Souto de Oliveira e Toni Sidi Pereira, deram sua parcela de contribuição, abdicando de interesses individuais para garantir uma obra equilibrada e fácil compreensão.

    No sábado, 29, explicaram a obra, a forma como foi feita e se colocaram a disposição para tirar dúvidas. Dos nove escritores, cinco estiveram presentes: Alexandre Ourique, Beloni Bastos da Silva, Marco Aurelio Ávila, Rinaldo Souto de Oliveira e Toni Sidi Pereira.











terça-feira, 25 de abril de 2023

Rogério Bastos recebe prêmio tradicionalista Glaucus Saraiva


     A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene na noite desta segunda-feira (24/4) para fazer a entrega do prêmio tradicionalista Glaucus Saraiva para Rogério Pereira Bastos. O proponente da homenagem foi o vereador João Bosco Vaz (PDT).


    A solenidade ocorreu no Plenário Ana Terra e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). “Nesta noite, celebramos uma de nossas maiores riquezas, que é a cultura gaúcha”, afirmou Sossmeier. Ele destacou que o prêmio é concedido apenas uma vez por ano à personalidade, ao grupo ou à entidade que se tenha destacado na defesa, na divulgação, na propagação ou no culto à tradição farroupilha.


    A dedicação, a honradez e a história pessoal e profissional são atributos que nos levam a escolher quem vamos homenagear. Quando os 36 vereadores aprovam um prêmio por unanimidade, é a cidade de Porto Alegre que está fazendo um reconhecimento ao homenageado”, afirmou Bosco.


    Ele relembrou a trajetória de Bastos e destacou seu conhecimento como pesquisador, folclorista e comunicador: “Bagé lançou para o estado e para o nosso País uma figura que tem o dom da relação, da comunicação e da amizade”, afirmou. Bosco ressaltou ainda que a solenidade ocorreu no dia do aniversário de 75 anos de fundação do 35 CTG, o primeiro Centro Tradicionalista Gaúcho (CTG).


    O homenageado citou o escritor e folclorista Barbosa Lessa para afirmar que “o tradicionalismo não está em andar pilchado, em colocar bota e bombacha, ou laçar. Os CTGs nasceram para ser grupos locais de pertencimento das pessoas que vinham do interior para a Capital, no êxodo rural. O tradicionalismo surgiu para manter valores e a sociedade coesa”.


    Bastos destacou a importância de passar as tradições para a nova geração para garantir a continuidade dos costumes: “Se a gente não preserva, acaba”, disse. Ele enfatizou que o movimento tradicionalista tem como objetivo ajudar o próximo: “Estamos aqui para ajudar a sociedade a ser uma sociedade melhor”, afirmou. O homenageado ressaltou que há diferenças na história da povoação e colonização do Rio Grande do Sul, em relação a outros estados brasileiros. Afirmando que “não somos nem piores nem melhores”, ele destacou: “Precisamos nos orgulhar das coisas que fazemos”.



Texto e Edição
João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

domingo, 23 de abril de 2023

É missioneiro o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul


    O Rio Grande tradicionalista esteve reunido no 34º Entrevero Cultural de Peões do Estado, entre os dias 20 e 22 de abril, em Ijuí, Terra das Etnias, para a escolha do representante da cultura e do campeirismo gaúcho.

    O evento teve a organização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 9ª Região Tradicionalista, GF Chaleira Preta e Prefeitura Municipal de Ijui. O evento reuniu a comunidade tradicionalista do estado para assistir as provas dos 36 candidatos ao cargo de peão, guri e piá farroupilha do RS, representando 17 RTs.

    Depois de fazer uma prova escrita sobre história do RS, tradicionalismo, e folclore, os candidatos passaram por uma prova artística na sexta, 21, onde cantaram, tocaram um instrumento ou declamara, executaram as danças gaúchas, tradicional e de salão, e no sábado participaram das provas campeiras, encilhando, andando a cavalo, fazendo prova de rédeas, aparte e laço. Provas de galpão como o charque, churrasco, trança e chimarrão também fizeram parte deste grande teste para escolher o novo representante da juventude tradicionalista.

    O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de “Concurso Troféu Farroupilha”, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, no ano de 1989. Em 1991, passou a ser realizado junto a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), mas, a partir de 1992 o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995 foi criada a categoria juvenil, denominada de “Guri Farroupilha” e, em 2012, a categoria mirim, o “Piá Farroupilha”.

    O vencedor foi o missioneiro Andrei Luiz Fonseca, 27 anos, de Entre-Ijuis, 3ª Região Tradicionalista, representando o CTG Passo do Ijuí, que sediará o evento em 2023.


















PEÃO FARROUPILHA DO RS - ANDREI LUIZ FONSECA - CTG PASSO DO IJUI - ENTRE-IJUIS - 3ª RT
2º PEÃO FARROUPILHA DO RS - NATAN SALVINI - CTG JANGO BORGES - ARVOREZINHA - 14ª RT
3º PEÃO FARROUPILHA DO RS - GABRIEL AZEREDO DE MELLO - CTG ESTÂNCIA DO MONTENEGRO - MONTENEGRO - 15ª RT
.
GURI FARROUPILHA DO RS - MATHEUS HENRIQUE FROHLICH SANTOS - CTG QUERÊNCIA DE NOVA HARTZ - NOVA HARTZ - 30ª RT
2º GURI FARROUPILHA DO RS - FRANCESCO DARTORA MAZOCCO - CTG QUERÊNCIA XUCRA - PUTINGA - 14ª RT
3º GURI FARROUPILHA DO RS - TALLES ALVES MANGANELLI - CTG PEDRO TELLES TOUREM - SÃO FRANCISCO DE ASSIS - 10ª RT
.
PIÁ FARROUPILHA DO RS - VITOR SÁ BARBOSA - CCN SENTINELA DO RIO GRANDE - RIO GRANDE - 6ª RT
2º PIÁ FARROUPILHA DO RS - JOSÉ PEDRO PORTELLA BATTISTI - CTG GALPÃO DA BOA VONTADE - PALMEIRA DAS MISSÕES - 17ª RT
3º PIÁ FARROUPILHA DO RS - HENRIQUE PROVENSI GALVAGNI - CTG SINUELO DAS COXILHAS - ESPUMOSO - 14ª RT

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Ijuí está preparada para receber o Entrevero de Peões do RS


     O Rio Grande tradicionalista se prepara para o 34º Entrevero Cultural de Peões do Estado, de 20 a 22 de abril, em Ijuí, capital nacional das etnias. O evento organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 9ª Região Tradicionalista, CTG Chaleira Preta e Prefeitura Municipal de Ijuí, reunirá a comunidade tradicionalista do estado. O direito de sediar o Entrevero de Peões - 2023 se deu pela conquista, de Eloir Wichinheski Júnior, do título de Peão Farroupilha do RS, em abril de 2022, na cidade de Palmeira da Missões. 

    O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de “Concurso Troféu Farroupilha”, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, no ano de 1989. Em 1991, passou a ser realizado junto a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), mas, a partir de 1992 o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995 foi criada a categoria juvenil, denominada de “Guri Farroupilha” e, em 2012, a categoria mirim, o “Piá Farroupilha”. 

    No sábado, 22 de abril, durante o baile com Os Chacreiros, serão anunciados os novos peões, guris e piás farroupilhas do estado (2023/2024) escolhidos entre os 36 jovens que disputam as três categorias, com a participação de 17 Regiões Tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul.


Programação

20/04 - QUINTA-FEIRA

14h - Recepção e Credenciamento - Palco das Etnias

15h - Passeio com os concorrentes e familiares na Capital Nacional das Etnias - City Tur

17h - Bênção aos participantes e Despedida dos Peões, Guris e Piás do RS - Palco das Etnias

20h30min - Jantar - ATQG


21/04 - SEXTA-FEIRA

8h30min - Prova Escrita - Casa do Produtor

11h30min - Almoço - ATQG

13h - Apresentações Artísticas

- Categoria Piá - Casa Étnica Alemã

- Categoria Guri - Palco Mundo

- Categoria Peão - Palco das Etnias

19h30min - Jantar - ATQG

21h - Sessão Solene de Abertura do 34º Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul - Palco das Etnias


22/04 - SÁBADO

8h30min - Provas Campeiras - Pista de Rodeios

11h30min - Almoço - ATQG

20h - Jantar - ATQG

22h30min - Fandango e divulgação dos resultados do 34º Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul - Pavilhão 1/2

Animação “Os Chacreiros” - Traje Pilcha Social

Ingresso individual: R$ 50,00 (gratuito até 12 anos)

Ingressos e reservas de mesas:

Vanessa Bamberg (55) 99649 6575




segunda-feira, 17 de abril de 2023

Vice-presidente de Esportes do MTG prestigia rodeio em Barão do Cotegipe

 


    No último domingo, 16 de abril, o CTG Rancho Amigo, de Barão de Cotegipe, 19ª Região Tradicionalista, realizou no XI Rodeio Artístico da entidade. Evento contou com a participação de 32 Invernadas Artísticas, 21 gaiteiros e 59 declamadores. 

    A grande participação do público foi o destaque desta edição que, ao final, teve a dança da integração, lotando a pista de danças. Na oportunidade, o vice-presidente de Esportes Campeiros do MTG, Claudemir Bresolin, o vice-coordenador na 19ªRT, Ricardo Valmorbida, e o Coordenador, Aldair Menosso, prestigiaram o evento.



#ctg #mtg #tradição #tradicional #tradicionalismo #folk #cultura #esportescampeiros #rodeio #rodeioartistico 

terça-feira, 11 de abril de 2023

O SIGNIFICADO DA DESORDEM NA CASA

Você sabia que a acumulação de coisas na casa e a desordem estão relacionadas a diferentes tipos de medos?

Como o medo de mudança, medo de ser esquecido, medos que simbolizam a confusão e falta de foco, caos, instabilidade e pode significar incertezas sobre seus objetivos, sua identidade ou o que você quer da vida.

Além disso, o local da casa em que a bagunça ou o acumulo se instala reflete qual é a área problemática na sua vida.

Por exemplo, o armário reflete como você está emocionalmente e, uma vez que você organiza, seus conflitos internos eles se acalmarão. A sua cama desarrumada a noite, significa que a sua vida amorosa também perdeu o brilho.

Você mantém objetos quebrados ou danificados durante muito tempo pensando em repará-los algum dia?  Eles simbolizam promessas e sonhos quebrados e se são eletrodomésticos, móveis eletrônicos ou talheres significa problemas de saúde e riqueza. 

A confusão que você tem em seu quarto significa que você é uma pessoa que deixa coisas inacabadas e você tem dificuldade em ter um parceiro ou trabalho estável.

Os quartos de crianças geralmente são bagunçados porque ainda não passaram pelo processo de saber o que eles querem na vida, mas há estudos que mostram que as crianças que mantêm seus quartos organizados tendem a ser melhores na escola.

Diferentes tipos de acumulo

Acumulo de coisas novas: Este acumulo indica que você está tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo e que você não está se concentrando no que você precisa fazer e que perdeu direção.

Acumulo de coisas antigas: quero dizer objetos que você não usa há muito tempo e que estão empilhados no sótão, garagem, armários … Documentos e documentos antigos em seu computador que você não usa mais, revistas por mais de 6 meses ou roupas que você não coloca há mais de um ano. Isso é reflexo de que você está vivendo no passado e está deixando suas velhas idéias e emoções assumir seu presente e, ao mesmo tempo, impede que novas oportunidades e pessoas entrem em sua vida.

domingo, 9 de abril de 2023

Audiência Pública na Assembleia sobre a lei Paulo Gustavo

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Segunda-feira - sobre a lei Paulo Gustavo

R$ 200 MILHÕES PARA A CULTURA DO RS!

    Este é o montante de recursos que a LEI PAULO GUSTAVO vai destinar ao Estado e municípios gaúchos. Para tratar desta ação do Governo federal, a Comissão de Educação e Cultura da AL/RS realiza AUDIÊNCIA PÚBLICA nesta segunda (10), às 15h, com presença confirmada do MinC!

Presencial na Sala Adão Pretto, térreo da AL/RS

virtual pelo https://bit.ly/CECDCT-1004