O Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, na cidade do Alegrete, recebeu mais de 1.200 tradicionalistas no último sábado (29), para a realização do 71º Congresso Tradicionalista Gaúcho. O evento que reúne em Assembleia Geral as entidades filiadas e traça diretrizes, rumos e princípios para o tradicionalista gaúcho organizado, provoca o debate e a divulgação de ideias, trabalhos, pesquisas, sugestões, teses e temas afins, começou com a chegada da Chama Crioula do Congresso anterior, que aconteceu em Farroupilha, no ano de 2022.
O conclave foi presidido pelo conselheiro Edemar Fischer, para 1º vice-presidente, o Coordenador da 17ªRT, Evandro Martins Otero e, como 2º vice-presidente, Carlos Humberto Vasques da Conceição. A presidente Ilva Maria Borba Goulart saudou os congressistas e autoridades, relembrando Manoelito Savaris, reafirmando que a diretoria que permanece à frente do MTG dará continuidade a todos os seus objetivos e seguirá as suas orientações. Além disso, Ilva destacou o tradicionalismo dentro da prefeitura da sua cidade. “É lindo quando se vê a prática e a adoção dos costumes gaúchos no dia a dia das pessoas, e que me faz sentir extremamente lisonjeada, porque aqui, na cidade do Alegrete, a 3º Capital Farroupilha, se vivencia a cultura, e que o exemplo é dado pelo prefeito que transita, diariamente, pilchado e apoia todos os eventos tradicionalistas” - comemorou.
Aconteceram acalorados debates durante a parte da tarde do sábado, quando foram apresentadas as proposições. Acompanhe as principais decisões tomadas por votação, pelos delegados que representaram as entidades tradicionalistas:
Depois de uma disputa por cada voto, a cidade de Ijuí, na 9ªRT, defendida pelo CTG Clube Farroupilha, superou a proposta de Novo Hamburgo, por 75 votos. Dos 532 delegados inscritos, apenas 275 votaram. Então, em 2024, o 72º Congresso será no CTG Clube Farroupilha, em Ijui.
Manoelito Carlos Savaris recebe homenagens
O eterno comandante do tradicionalismo gaúcho organizado recebeu diversas homenagens durante o congresso. Uma delas foi a escolha de seu nome como Patrono Espiritual. Por proposta assinada por quase 100 jovens das 30 regiões, foi aprovada por unanimidade nomear a sala da presidência da Casa João-de-Barro, sede do MTG em Porto Alegre, com o nome dele. Foi aprovado, também por unanimidade, a inclusão de seu nome na Galeria dos Imortais, juntamente com a professora Lilian Argentina Braga Marques.
Seminário Estadual de Prendas Mirins e Piás
Proposta que teve como autoras as prendas Katarine Peripolli Dias, Mônia Peripolli Dias, Fernanda Giacobbo Costa e coordenadora da 9ªRT, Ana Claudia da Silva buscava a inclusão do Seminário Estadual de Prendas Mirins e Piás no calendário de eventos oficiais do MTG. A proposição foi aprovada por maioria dos delegados.
Tema Anual do tradicionalismo para 2024
Teses e Vivências em Movimento: A contribuição e importância dos documentos filosóficos do tradicionalismo, proposto pela gestão de prendas e peões do RS 2023/2024.
Tema quinquenal 2024/2028
Foi aprovada a proposta de uma comissão e apresentada no Congresso por Victor Matheus Machado da Conceição, “O Legado da Juventude Tradicionalista construído através do tempo”. Efemérides que representam marcos fundamentais da participação da juventude no contexto histórico do Movimento Tradicionalista Gaúcho:
2024 – 35 anos da aprovação da proposição que criou o Departamento Jovem do MTG, no 34º Congresso Tradicionalista, em 1989;
2025 – 40 anos da existência do concurso estadual de prendas (atual Ciranda) como um evento independente, a partir da sua desvinculação do Congresso Tradicionalista, em 1985;
2026 – 35 anos da aprovação do Dia do Jovem Tradicionalista, no Congresso, em 1991;
2027 – 80 anos da 1ª Ronda, da criação da Chama Crioula e outras atividades realizadas em 1947;
2028 – 80 anos da fundação do 35 CTG, em 1948, bem como 35 anos do concurso estadual dos peões (atual Entrevero) como evento independente do concurso de prendas e da Festa Campeira, a partir de 1993.
O evento foi transmitido pela Rádio Web Eco da Tradição.