quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Vultos Rio-grandenses reproduz a imagem do Patrono do Tradicionalismo
Dando sequência ao Projeto Vultos Rio-grandenses: Revelando o Imaginário Social, temos o prazer de apresentar a imagem de João Cezimbra Jacques, figura emblemática e patrono do tradicionalismo gaúcho. Utilizando a única pintura conhecida deste ilustre militar, escritor e fundador do Grêmio Gaúcho, a imagem foi gerada por meio da Inteligência Artificial. Para obter a imagem em alta qualidade com propósitos culturais, basta requisitá-la gratuitamente através do seguinte e-mail: secretaria@mtg.org.br. Siga também o Instagram com todas as novidades do projeto @vultosriograndenses
Além disso, temos o privilégio de compartilhar duas empolgantes novidades provenientes de apaixonados pela nossa rica tradição. Volnir Junior dos Santos (TcheVoni) e Joe Sarmento estão patrocinando a reprodução e doação de uma nova exposição destinada ao Museu Farroupilha na cidade de Piratini. Estamos entusiasmados com essa iniciativa, que certamente enriquecerá ainda mais o legado cultural que prezamos.
A OBRA DE JOÃO CEZIMBRA JACQUES
Como escritor versou sobre assuntos até então pouco explorados ou inéditos. Por sua inspiração foi criado o Grêmio Gaúcho, núcleo primeiro no culto sistematizado das tradições sul-rio-grandenses; fez parte dos primeiros adeptos do positivismo no Rio Grande do Sul. Além de considerações a respeito da vida, usos e costumes dos indígenas sul-rio-grandenses, registrados em seu Ensaio Sobre os Costumes do Rio Grande do Sul (1883) e em Assuntos do Rio Grande do Sul (1912), escreveu uma pequena monografia intitulada Frases e Vocábulos de Aba Neenga Guarani e Notas Sobre os Silvícolas.
Atividade do Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural MTG.
Diretor: Jeandro Garcia
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Chama Crioula é acesa e dá início aos festejos farroupilhas de 2023
O lindo sábado (19) de agosto, premiava o dia em que seria gerada e distribuída a Chama Crioula do Rio Grande do Sul, dando início a maior festa popular do estado. A programação marcava a geração na sexta (18), mas devido as previsões de vento e muita chuva, na cidade de Cristal, levou a comissão executiva, em conjunto com a prefeitura e o MTG, a transferir a cerimônia para s sábado, pela manhã. Com certeza um grande acerto.
Às 9h da manhã, a concentração de público já era grande no Parque Bento Gonçalves, que chegou a receber mais de 2.500 pessoas, diversas autoridades, tradicionalistas e ativistas culturais. A encenação - Estância do Cristal: Refúgio de esperança em tempos de guerra encantou os espectadores e internautas, que acompanharam a transmissão nas redes sociais. O encerramento do espetáculo culminou com a geração do fogo simbólico das tradições gaúchas.
A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades e manifestações fortes, emocionadas, confirmando a importância deste símbolo, que completou 74 edições, desde sua criação no dia 7 de setembro de 1947. O prefeito Marcelo Krolow, agradeceu a dedicação da equipe liderada pelo secretário Juliano Guerreiro, para atender as necessidades que o evento exigia. O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que representou o governador, fez seu pronunciamento a cavalo, incentivando cada um daqueles que leva a chama para suas regiões, independente das condições do tempo, ou das distâncias. “Falar aqui, do lombo do cavalo, é uma forma de homenagear aqueles que acreditam na transformação da sociedade através da cultura, [...] façam a eles uma reverencia, por que aqui estão os verdadeiros condutores da chama da esperança, que vai levar o nosso Rio Grande ao caminho da paz” – disse, emocionado, Santini.
A presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, agradeceu o trabalho da comissão, das autoridades locais, dos coordenadores regionais, pelo trabalho de entregar um grande evento no Cristal, e motivar os tradicionalistas em cada região. “Momentos como este, nos mostra que vale a pena trabalhar com a cultura gaúcha. Toda a verba destinada a cultura gaúcha, deputado Santini, que aqui representa o governador do estado, não é um gasto... É investimento. É investimento na juventude. É investimento nas crianças. E o vento, segue soprando...” – afirmou Ilva.
A cerimonia continuou com as delegações recebendo a centelha da Chama Crioula, em frente a casa de Bento Gonçalves, e partindo rumo aos acampamentos ao redor da cidade. As atividades continuaram até a noite, com a presença do público vindo da cidade, que ocuparam os espaços e o palco principal. Oficialmente, estão abertas as comemorações de mais uma semana farroupilha, que termina com a extinção da Chama, dia 20. Em 2024, o baita chão, a cidade do Alegrete, espera o Rio Grande do Sul para o 75º acendimento da Chama.
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Projetos Habilitados no Edital de Qualificação dos Espaços Culturais
Projetos Habilitados
1º lugar – Escola vai ao CTG, bem equipado – CTG Tropeiros do Buricá
2º lugar - Encantando com o som do portal - ACTG Portal da Serra
3º lugar - Do passo do passado à esperança no futuro-qualifica 2023" - CTG Passo do Ijuí
4º lugar - Carreteando conhecimento - CTG Carreteiros da Saudade
5º lugar - Qualifica-tchê! - Tecnologia a serviço da tradição – 1° edição – CTG Estância do Salvador
6º lugar – Escola do Chaleira Declamando - Grupo de Folclore Chaleira Preta
7º lugar - Projeto contos e encontros - GN Anita Garibaldi
8º lugar - Uma querência mais modernizada - CTG Querência do Arroio do Meio
9º lugar - Oficina cultural de danças tradicionais gaúchas - CTG Campo dos Bugres
10º lugar - Projeto 1ª edição tradição em ação - CTG Presilha do Pago da Vigia
Projetos Suplentes
11º lugar – Cultura e tradicionalismo com mais empatia no meu galpão - CTG Tropeiros de Campo Santo
12º lugar – Dança gaúcha galponeira com as tecnologias integrando jovens e crianças – Piquete Feijó Campeador Boa Vista
13º lugar – Imagem de qualidade, CTG Sentinela do Rio Grande
14º lugar – O CTG e o idoso juntos contra o estelionato; nome da entidade: Centro de Tradições Gaúchas Galpão Sentinela do Pago
15º lugar – O CTG que queremos – CTG Estância da Vendinha
Porto Alegre, 16 de agosto de 2023.
Coordenação Técnica
Edital de Qualificação dos Espaços Culturais
Fundação Cultural Gaúcha – FCG/MTG
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
Resultados - Esteio da Poesia Gaúcha
créditos fotos: Djalma Corrêa Pacheco |
Melhores poemas
Primeiro lugar: Andarengas
Autor: Matheus Costa
Declamadora: Paula Daniele Stringhi
Amadrinhador: Jean Carlo Godoy
Segundo lugar: Romance do Cambará
Autor: Rafael Ferreira
Declamador: Neiton Bittencourt Perufo
Amadrinhador: Jean Carlo Godoy
Terceiro lugar: Batará
Autor: Carlos Omar Villela Gomes
Declamador: Érico Rodrigo Padilha
Amadrinhador: Henrique Scholz
Melhores declamadores
Primeiro lugar: Neiton Bittencourt Perufo
Poema: Romance do Cambará
Segundo lugar: Fábio Malcorra
Poema: N´Outro Tempo
Autores: Matheus Marchezan Bauer e Vitor Lopes Ribeiro
Terceiro lugar: Kassiana Oliveira
Poema: Romance do Beija-flor
Autor: Henrique Fernandes
Melhores amadrinhadores
Primeiro lugar: Jean Carlo Godoy
Poema: Romance do Cambará
Autor: Rafael Ferreira
Segundo lugar: Henrique Scholz
Poema: Batará
Autor: Carlos Omar Villela Gomes
Terceiro lugar: Zulmar Benitez
Poema: Não Tá Morto Quem Peleia
Autor: Giba Trindade
Melhor Trabalho em Palco: Romance do Cambará
Autor: Rafael Ferreira
Declamador: Neiton Bittencourt Perufo
Amadrinhador: Jean Carlo Godoy
Esteio do Amanhã
Categoria Juvenil
Primeiro lugar: Bianca Biazuz Spagnol
Poema: Romaria das Madres do Campo
Autora: Andréia Sá Brito
Amadrinhador: William Andrade
Segundo lugar: Luis Eduardo Adolpho dos Passos
Poema: Homem, Cavalo, Centauro
Autor: Adão Vargas Dias
Amadrinhador: Jorge Araujo
Categoria Mirim
Primeiro lugar: Yasmin Gomes Vidal
Poema: Meu Pai
Autor: Jadir Oliveira
Amadrinhador: Marlon Teixeira
Segundo lugar: Sofia da Rosa Crestani
Poema: O Forneiro e o Porteirão
Autor: Juarez Machado de Farias
Amadrinhador: William Andrade
Revelação: Isabelle Villela
Poema: Esse Tal de Bicho Papão
Autor: Rani Molinari Presser
Amadrinhador: William Andrade
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
Gravataí será sede do Congresso e Concurso de Prendas e Peões da CBTG
Nos dias, 17 e 18 de novembro, Gravataí sediará o 24º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e o 19º Concurso Nacional de Prendas e Peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e será realizado no CTG Aldeia dos Anjos.
O evento trata do maior encontro do tradicionalismo de todo o Brasil, no qual as delegações dos MTGs vão se reunir para eleger o seu novo presidente, as novas prendas e peões da CBTG, para a gestão 2023/ 2025.
Uma comissão composta pela prefeitura municipal, CBTG, MTG do Rio Grande do Sul e do CTG Aldeia dos Anjos, já trabalha para a realização desta festividade. Reuniões periódicas sanam dúvidas e preparam o CTG e a cidade para o evento que trará para o estado mais de 250 tradicionalistas das mais diversas querências do Brasil.
A Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) é a entidade máxima do movimento tradicionalista gaúcho brasileiro, fundada em 24 de maio de 1987, na cidade de Ponta Grossa – PR, com a proposta de valorizar, organizar, defender, promover e representar as tradições e a cultura gaúcha além do estado do Rio Grande do Sul.
O último congresso aconteceu no CTG Vinte de Setembro, na cidade de Curitiba, no Paraná, que recebeu o Brasil de bombachas para a 23ª edição do conclave.
Cerimônia de entrega das plaquinhas aconteceu em Rio Grande
No último sábado (05), aconteceu em Rio Grande, a cerimonia de entrega das Plaquinhas à Gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul 2023/24.
O dia foi repleto de atividades, a começar por uma roda de conversa, ministrada pela Gestão de Prendas e Peões da 6ªRT. Logo após, a Gestão Estadual de Prendas e Peões, agrupados em suas regiões tradicionalistas, falaram sobre seus lugares de origem e curiosidades sobre os mesmos em uma Mostra Folclórica.
A cerimônia oficial da entrega das plaquinhas começou no início da noite, contando com a presença: da Vice Presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz; do casal padrinho da Gestão, do departamento de apoio à juventude, Silvana e Rafael; do Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Luis Henrique Drevnovicz.
Foi uma noite regada de muitas emoções, momentos marcantes e felicidade para os presentes, que se reuniram no CCN Sentinela do Rio Grande.
A Entrega das Plaquinhas, legado da senhora Iolanda Banunas, de carazinho, agora é realizada na casa da 3ª Prenda do Rio Grande do Sul. Por tal motivo, a Noiva do Mar, casa da prenda Tassya Marasciulo, foi o cenário desta ocasião.
MTG | GINCANA CULTURAL - “RESGATANDO AS TRADIÇÕES”
MISSÃO: Educarmos para formar cidadãos engajados com as culturas regionais do Rio Grande do Sul
VISÃO: Sermos referência nacional em educação e cultura
VALORES: Bom Relacionamento; Busca pela Excelência; Disciplina e Cultura; Educação e Conhecimento; Compromisso com o Estado
PROMOÇÃO: Fundação Cultural Gaúcha – FCG /MTG
O QUE É?
O projeto “Gincana Cultural: Resgatando as Tradições” é um evento de iniciativa do Movimento Tradicionalista gaúcho, que será sediada na Cidade de Caxias do Sul (25ª Região Tradicionalista), apoiada por uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Fran Somensi.
OBJETIVO
Almejamos desenvolver junto aos nossos estudantes, famílias, professores e funcionários, congregando cotidianamente teoria, prática e atitude, confirmando nosso posicionamento cultural. Dessa forma, pensar o espaço escolar como espaço de propagação e didática da cultura gaúcha, possibilitador de reflexões e ações que invoquem mudança de atitudes, valores e comportamentos, promovendo o relacionamento consciente entre o homem e o ambiente em que está inserido, estabelecendo como meta a implementação dos princípios da cultura regional na política pedagógica ambiental institucional.
O PROJETO
O Projeto tem como objetivo fazer uma série de atividades culturais, alavancadas pelas Entidades Tradicionalistas, levando para dentro das escolas estaduais e municipais situadas no Rio Grande do Sul, a cultura gaúcha e regional Tradicionalista, como um todo.
Cada Entidade Tradicionalista (CTG ou outra tipologia, filiada ao MTG), participante, deverá adotar uma escola pública (municipal ou estadual), ministrando oficinas constantes, durante o mês de Setembro, envolvendo dança, música, declamação, trova, poesia, artes plásticas, artes visuais, musicalidade, canto, brincadeiras culturais regionais, artesanato regional, práticas campeiras, etc..., assim como aspectos do setor cultural, trabalhado dentro das entidades com as prendas de faixa e peões Farroupilha.
Além da parte artística e cultural os CTGs ou piquetes participantes poderão levar para as escolas noções de prova de tiro de Laço em vaca parada, noções teóricas sobre cavalgadas, cuidados e práticas campeiras, etc., e outros conhecimentos sobre as atividades regionais do homem do campo, dentro da criatividade de cada Entidade e cada Escola, levando a cultura gaúcha ao maior número de alunos possíveis. Sendo assim cada CTG e escola abraçados, formam uma equipe que poderá participar da gincana proposta, que irá culminar em uma apresentação / desfile que ocorrerá durante a semana Farroupilha de Caxias do Sul/RS.
ACESSO A CULTURA REGIONAL
O projeto visa “devolver a cultura”, tanto abraçada e conhecida dentro das Entidades Tradicionalistas, para a sociedade, abraçando os alunos e as escolas públicas, que nem sempre possuem acesso as modalidades e práticas tradicionais do nosso Estado, como o meio artístico, cultural e campeiro.
METODOLOGIA
Cada Entidade Tradicionalista deverá, dentro dos cronogramas e horários disponíveis, tanto da Entidade como da Escola acolhida, ensinar modalidades artísticas, culturais e campeiras (as três, obrigatoriamente), possibilitando aos alunos a capacidade de, ao menos, conhecer cada prática, para, assim, caso se encante e se interesse, possa também escolher as que lhe faz aptidão, para seguir em seus dia-a-dias e vivências. Não existirá a obrigatoriedade de norma, quanto a quais práticas deverão ser passadas aos alunos, desde que se atenha a: Artística; Cultural e Campeira.
A prática Artística, por exemplo, pode ser ensinada, abraçando tanto a dança em conjunto, as danças individuais gaúchas, a declamação regional, o canto nativista, os instrumentos típicos gaúchos, etc.
Já as práticas culturais podem ser ensinadas, nas questões das brincadeiras regionais, brinquedos típicos, artesanatos regionais, pinturas de temas regionais, demonstração de fotografias de temática regional, etc.
As práticas campeiras poderão abraçar a vaca parada, tiro de laço, práticas campeiras diversas, etc. Tudo dentro da possibilidade de ser levado a palco e ao evento final, da Gincana.
PÚBLICO ALVO
Sociedade como um todo; Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Metas
- Propagar a Cultura Gaúcha nas Escolas Públicas do RS
- Atingir até mil pessoas participando do projeto diretamente
- Chegar a mais de 30 mil pessoas contemplando as apresentações, algumas no local da apresentação final, outras de forma virtual por meio das amostras publicadas pelas equipes nas redes sociais e transmissão ao vivo das apresentações finais.
- Chegar a mais de 30 equipes participando diretamente das atividades
DATA DE INSCRIÇÃO: De 20 de julho à 20 de agosto.
LOCAL DE INSCRIÇÃO
Através de e-mail do evento: gincanaculturalrs2023@gmail.com
Informações complementares será via atendimento pelo whatsapp para o contato: 54-99909.10.50.
As inscrições serão feitas impreterivelmente de forma virtual por meio do endereço eletrônico acima descrito dentro do prazo estipulado, sendo que o MTG ou a 25RT não terá responsabilidade alguma por falhas técnicas de provedores, internet ou qualquer problema técnico para inscrições feitas de última hora.
Link para ficha de inscrição: https://docs.google.com/.../14c6SaEIjt1e7NoqFraAf.../edit...
- Cada Equipe deverá apresentar na inscrição uma lista com todos os nomes da equipe, indicando, separadamente os participantes do CTG e os participantes da Escola.
SORTEIO DA ORDEM DE APRESENTAÇÃO
O dia do sorteio da ordem de apresentação, assim como apresentação das primeiras coordenadas será 10 dias antes do evento, às 20 horas, na Casa do Gaúcho, sede da 25 RT, sendo feita a transmissão on line para quem não puder estar presente no local.
COMPROVAÇÃO DAS AULAS
Para comprovação da realização das oficinas, as equipes formadas por Entidades Tradicionalistas e escolas, deverão postar em suas redes sociais, matérias periódicas de cada aula realizada, variando entre fotos, textos, vídeos, stories, reels, etc., proporcionando, inclusive, ao público e a sociedade, o conhecimento da disseminação da Cultura Gaúcha sendo aplicada nas Escolas Públicas. As páginas e perfis das equipes poderão ser criados exclusivamente para a gincana, ou utilizar a página da entidade mãe, caso a mesma já possua.
AULAS E DIDÁTICAS
Sugere-se aulas periódicas e constantes, podendo ser realizadas tanto nas Escolas como dentro da própria Entidade Tradicionalista, ou de forma mista, a serem combinadas com a diretoria das Entidades e das Escolas parceiras.
NOME DE CADA APRESENTAÇÃO E EQUIPE
Cada combinação (Entidade x Escola) deverá batizar Sua equipe e seu projeto com um nome, a ser escolhido por ambas as Instituições, a seu critério e escolha, permitindo com que, inclusive, os alunos possam participar da escolha deste batismo, dentro das temáticas regionais da Cultura Gaúcha.
APRESENTAÇÃO
Todas as oficinas e tarefas da gincana poderão ser executadas na cidade de origem da equipe, com exceto a apresentação final que se dará nos pavilhões da festa da Uva em Caxias do Sul durante 02 (dois) dias. A apresentação se realizará a modo de Apresentação e/ou Desfile temático onde cada “agrupamento” (Entidade x Escola), por vez, dentro da ordem sorteada, terá o espaço de um palco, a ser disponibilizado, com o tempo específico de uma hora, para realizar suas práticas escolhidas, ensinadas e praticadas, uma a uma (artísticas, culturais e campeiras), ordenadas a sua própria escolha.
PROIBIÇÕES
Será proibido no desfile / apresentação dos agrupamentos, a utilização de quaisquer tipos de fogos, sinalizadores, tubos de lança confete, papeis picados, animais, objetos cortantes, veículos motorizados ou qualquer outro objeto que agrida o meio ambiente ou que coloque em risco a saúde ou segurança dos participantes ou público presente. É expressamente proibido no desfile qualquer tipo de ato ofensivo e ou postura inadequada ou que infrinja o código de conduta, tanto das Escolas como do Movimento Tradicionalista, sob pena de perda total dos pontos. Não será permitida a circulação de estudantes no palco da apresentação durante a realização do desfile / apresentação das demais turmas. Não será permitido o uso de cartazes ou faixas portando propagandas de serviços terceirizados.
INFORMAÇÕES DIVERSAS
As equipes poderão utilizar a bandeira de sua Entidade (caso possua), da Escola (caso possua), do Município e do Estado do Rio Grande do Sul.
Assim como em outras gincanas tradicionais, poderá a comissão delegar tarefas durante a semana Farroupilha, tais como, coleta e/ou entrega de alimentos não perecíveis a entidades carentes, testes e provas extras, participação em atividades extras, provas on line etc, à escolha da comissão organizadora do evento.
APRESENTAÇÃO FINAL
Todo esse aprendizado irá culminar com uma apresentação de até uma hora na semana Farroupilha de Caxias do Sul que ocorrerá nos Pavilhões da Festa da Uva. As apresentações se realizarão, durante dois dias, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS.
HORÁRIOS
Os horários das apresentações serão definidos pela comissão organizadora, variando de acordo com o número de equipes participantes.
LOCAL e DATA DA PREMIAÇÃO
Nas dependências do Centro de Eventos (pavilhões da Festa da Uva), ao final do evento, com a divulgação dos premiados da Gincana Cultural, com a entrega dos Troféus e do Prêmio em Dinheiro, tanto para a Entidade Tradicionalista como para a Escola acolhida.
PREMIAÇÕES
A premiação para a gincana será de 10 mil reais para os três primeiros colocados, sendo deste: 5 mil para a entidade tradicionalista e 5 mil para a escola escolhida.
AVALIAÇÃO DA GINCANA
A avaliação será realizada, de maneira global e ampla, por três nomes competentes e de conhecimento extremo dentro das áreas, englobando tanto as práticas artísticas, como culturais e campeiras, a serem indicadas pela FCG/RS.
Será avaliado, além qualidade das apresentações, a criatividade, a disseminação e o intercâmbio cultural entre CTG e escola; e escola CTG e a abrangência dentro das áreas citadas (Artística, Cultural e Campeira). Os critérios para avaliação serão dentro do escopo que permeia as atividades tradicionalistas envolvendo a parte Artística, a parte cultural e a parte campeira, assim como pontuações específicas para tarefas extras delegadas pela comissão organizadora.
Para as equipes que forem participar de outras regiões do Estado, assim como em qualquer rodeio ou festival no Estado, será disponibilizado espaço para acampamento dentro dos pavilhões da festa da uva, devendo a equipe informar junto à inscrição se irá necessitar de alojamento e a quantidade de pessoas.
Despesas com deslocamento até o local da apresentação final e de alimentação dos integrantes, será por conta e organização da equipe participante, não cabendo ao MTG ou à 25º RT qualquer responsabilidade legal sobre esses custos, assim como pela forma que se organizarão entre si.
AVALIAÇÃO
Apresentação artística: até 20 pontos
Aspectos Culturais: Até 20 pontos
Aspectos Campeiros: Até 20 pontos
Participação ampla e efetiva nas provas: 10 pontos
Divulgação do andamento das provas por meio das redes sociais: Até 10 pontos
Pontuações extras por provas delegadas pela comissão: Até 20 pontos
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1º Quantidade de participantes da Escola;
2º Quantidade de participantes da Escola a estarem trajados a gaúcha durante as atividades;
ASPECTOS A SEREM AVALIADOS
Produção; conhecimento passado aos alunos; elaboração das temáticas; coerência com os temas da cultura gaúcha; organização durante o desfile/apresentação; organização pós-desfile/apresentação; riqueza na elaboração dos temas; alegorias adequadas (caso tenha); adereços adequados; trajes adequados aos temas propostos (caso tenham).
MTG participa do lançamento dos Festejos Farroupilhas de 2023
Na manhã de terça-feira (8), um café da manhã oferecido no Galpão Crioulo do Palácio Piratini reuniu duas celebrações – o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 e a entrega da Medalha Simões Lopes Neto. O evento foi organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac) e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023.
O tema escolhido este ano foi o centenário da Revolução de 1923, cujo embate deu origem à simbologia dos lenços gaúchos, que evidenciava a oposição entre Chimangos e Maragatos, que divergiam sobre a reeleição de Borges de Medeiros como presidente do Estado. Temática que pode ser apreciada na música do Grupo Alma Gauderia, na voz de Fernando Augusto Espíndola: “Nos tempos de 23”.
Participaram da cerimônia o governador do estado, Eduardo Leite, a secretária de Cultura do RS, Beatriz Araujo, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, a secretária-adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023, Maria Luiza Benitez.
A cerimônia contou com a entrega das medalhas Simões Lopes Neto a homenageados, entre eles, a presidente do MTG, que fez questão de citar em seu discurso a presença feminina na cultura gaúcha. "Este ano é especial para o Rio Grande do Sul e para todos os gaúchos. Eu sou lá do Alegrete, onde se deu a batalha e onde a primeira mulher lutou, a Cabo Toco, a primeira mulher gaúcha a servir à Brigada Militar no Estado", destacou.
Os Festejos Farroupilhas terão início na próxima semana, com o tradicional acendimento da Chama Crioula nos dias 18 e 19 de agosto, no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal, 16ª Região Tradicionalista. Após a cerimônia de distribuição, a centelha seguirá em diversas cavalgadas pelos municípios gaúchos.
Mais imagens do evento: (Fotos Governo do Estado)
https://www.flickr.com/photos/governo_rs/albums/72177720310343012
sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Inter-regionais com datas e locais preparados para receber as RTs
Na noite de terça-feira (1), na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho foi realizado o sorteio da ordem de apresentação das inter-regionais do ENART 2023. Com transmissão pelo facebook do MTG, Sidinei Pereira Gonchoroski, o Sapiranga, Angelo Teixeira e Madeline Zancanaro, vice-presidente Artística do MTG, realizaram, durante quatro horas, o sorteio ao vivo.
Anote aí as inter-regionais:
1ª Inter-regional: Cacequi
Data: 26 e 27 de agosto
Relação do sorteio no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1uz75Oq7T0AB3_rSNBJtvV_AUQuhltSftgxgh0kWHHYM/edit#gid=1794447099
2ª Inter-regi
onal: Capão da Canoa
Data: 02 e 03 de setembro
Relação do sorteio no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SQ5a9sL9QgUHnPEo0OzMHtajH6hCsANO_Unjlt29-_8/edit#gid=843357509
3ª Inter-regional: Sarandi
Data: 07 e 08 de outubro
Relação do sorteio no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ke9YTO6MuU0JRFX9nws-54EEGbG1OlIl5IxTElwEBTk/edit#gid=1044627450