Dando sequência ao Projeto Vultos Rio-grandenses: Revelando o Imaginário Social, temos o prazer de apresentar a imagem de João Cezimbra Jacques, figura emblemática e patrono do tradicionalismo gaúcho. Utilizando a única pintura conhecida deste ilustre militar, escritor e fundador do Grêmio Gaúcho, a imagem foi gerada por meio da Inteligência Artificial. Para obter a imagem em alta qualidade com propósitos culturais, basta requisitá-la gratuitamente através do seguinte e-mail: secretaria@mtg.org.br. Siga também o Instagram com todas as novidades do projeto @vultosriograndenses
Além disso, temos o privilégio de compartilhar duas empolgantes novidades provenientes de apaixonados pela nossa rica tradição. Volnir Junior dos Santos (TcheVoni) e Joe Sarmento estão patrocinando a reprodução e doação de uma nova exposição destinada ao Museu Farroupilha na cidade de Piratini. Estamos entusiasmados com essa iniciativa, que certamente enriquecerá ainda mais o legado cultural que prezamos.
A OBRA DE JOÃO CEZIMBRA JACQUES
Como escritor versou sobre assuntos até então pouco explorados ou inéditos. Por sua inspiração foi criado o Grêmio Gaúcho, núcleo primeiro no culto sistematizado das tradições sul-rio-grandenses; fez parte dos primeiros adeptos do positivismo no Rio Grande do Sul. Além de considerações a respeito da vida, usos e costumes dos indígenas sul-rio-grandenses, registrados em seu Ensaio Sobre os Costumes do Rio Grande do Sul (1883) e em Assuntos do Rio Grande do Sul (1912), escreveu uma pequena monografia intitulada Frases e Vocábulos de Aba Neenga Guarani e Notas Sobre os Silvícolas.
Atividade do Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural MTG.
Diretor: Jeandro Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário