segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Inscrições para o desfile tradicional de 20 de setembro

    A comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas em parceria com a Comissão do Acampamento de Porto Alegre, estará recebendo as inscrições dos interessados em desfilar no dia 20 de setembro da avenida Edvaldo Pereira Paiva, na modalidade tradicional.

    Para os acampados do Parque as inscrições serão dia 12 de setembro, quinta-feira, no galpão da Prefeitura (área central) das 10h às 17h.

    No dia seguinte (13), no CTG Estância da Azenha, será a oportunidade dos demais fazerem suas inscrições. Na ficha de inscrição estarão os dados para serem lidos durante a passagem pela avenida (nome do patrão, data de fundação, lema, pequeno histórico...).

    O desfile tradicional, realizado desde os anos 60, trará para a avenida o orgulho gaúcho de superação e de reconstrução. No ano de 2023 não foi realizado devido as fortes chuvas e alagamentos, sendo transformado em cavalgadas do bem para arrecadação de donativos para as vítimas.


Serviço:

O que? Inscrições para o desfile tradicinal a cavalo do 20/09

Quando? 12 de setembro no Parque da harmonia e 13 no CTG Estância da Azenha

horário: Das 10h às 17h

Todos deverão ter GTA no dia do desfile

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Palestra 900 será nos Estados Unidos

 



Seguem as entrevistas dos Peões Estaduais - Dia 23 de abril, aniversário da CGF

 


Movimento Tradicionalista Gaúcho anuncia os nomes dos novos peões eleitos no RS


Matheus da Cunha Goggia Neves, do DTG Noel Guarani, de Santa Maria, foi escolhido o Peão Farroupilha

    Após três dias de intensa programação, foram conhecidos os representantes masculinos jovens da cultura gaúcha eleitos para o mandato 2024-2025. A festividade foi realizada na região Missioneira, contando com parte das atrações em Entre-Ijuís e outra parte em Santo Ângelo. O 35º Entrevero Cultural de Peões, foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril.

O eleito Peão Farroupilha, Matheus da Cunha Goggia Neves, recebeu o anúncio carregado de emoção.

Confesso que eu não consigo nem descrever a sensação de ouvir o meu nome ser anunciado, eu estava meio que em estado de choque, ainda mais porque era a minha última oportunidade que eu tinha em função da idade. Esse sentimento e essa sensação de incerteza batia ainda mais próximo ao resultado. Consegui me manter bastante tranquilo durante todas as provas, mas quando a gente se aproximou do baile ali, a emoção começou a tomar conta, cada vez mais forte. Estava com a sensação de dever cumprido em todas as provas e muito satisfeito com tudo que eu tinha feito, mas também pela ansiedade de aguardar o resultado. A competitividade que existe é grande, pela qualidade dos demais peões que estavam participando do concurso valoriza ainda mais, mas eu admito que a ficha ainda não caiu, porque eu estou processando ainda todas essas informações”, declarou.

    Desde o início do processo, estiveram envolvidos cerca de 2 mil participantes nas categorias categorias Piá (mirim), Guri (juvenil) e Peão (adulto). Os competidores foram avaliados em conhecimentos históricos e geográficos, habilidades artísticas e conhecimento e desenvoltura nas lides campeiras. 

    A gestão é composta por nove peões (três em cada categoria). Ao longo do próximo ano, eles têm a responsabilidade de representar o movimento tradicionalista, fomentando a disseminação da cultura, ministrando palestras e marcando presença em eventos oficiais.

"O Entrevero Cultural de Peões é uma tradição importante e uma oportunidade dos concorrentes mostrarem sua dedicação e paixão pelas tradições do nosso estado", afirma a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart. 

    O sábado, último dia da programação, foi marcado por demonstrações práticas aplicadas em Santo Ângelo. As Provas Campeiras, que iniciaram às 8h30min no Parque de Exposições Siegfried Ritter, reuniram competidores e espectadores que mostraram suas habilidades aos julgadores. O dia culminou com um jantar no GTF Cel Aparício Borges, seguido pelo Fandango e divulgação dos resultados no Salão da Comunidade Luterana São Paulo, na Esquina Gaúcha, onde o Grupo Bem Campeiro animou a celebração.


Confira os eleitos: 

Categoria: PIÁ

1º Matheus Guiotto Vieira 9a RT - GF Chaleira Preta - Ijuí

2º Pedro Barboza das Neves 6o RT - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande

3º Enzo Gustavo Madalóz Romansin 7o RT - CTG Manoel Teixeira - Tapejara


Categoria: GURI

1º Kauan de Melo Zambruski 11o RT - CTG Querência do Prata - Nova Prata

2º Arthur Portella Martins 17a RT - 35 CTG - Palmeira das Missões

3º Henrique Gehres Moraes 1a RT - CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí


Categoria: ADULTO

1º Matheus da Cunha Goggia Neves 13a RT - DTG Noel Guarani - Santa Maria

2º Thiago Rodrigues Miranda 6a RT - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande

3º Luiz Cassol Ferrigo 11a RT -  CTG Os Desgarrados – Guaporé



#PeãoFarroupilhaDoRS   #PeaoFarroupilha   #Tradição  #Folclore #CTG #MTG


Mudança no Regulamento Campeiro do MTG retoma as origens e promete elevar o nível das competições de Tiro de Laço

Soltura da Rodilha exige mais habilidades dos laçadores



    As competições de laço campeiro no Rio Grande do Sul passam por uma mudança significativa em seu regulamento no Estado. A alteração no artigo 19 do Regulamento Campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estabeleceu a obrigatoriedade do laçador soltar as rodilhas durante a armada em provas de tiro de laço. A exceção é apenas na categoria vaqueano. A alteração regulatória aconteceu durante a 98ª Convenção Tradicionalista, realizada entre os dias 05 e 07 de abril, em Soledade.

     Praticado em diversos Estados do Brasil, apenas no RS havia a possibilidade de escolha entre soltar ou não as rodilhas. A proposta para a padronização veio da 5ª e 22ª Regiões Tradicionalistas, que participaram do último Rodeio Nacional e encontraram dificuldades pela obrigatoriedade da solta.

     Para o relator da mudança no regulamento e vice-presidente do MTG, Nicanor Castilhos, a decisão irá demandar mais habilidades e elevar o nível dos laçadores gaúchos. 

     "Na lida campeira, não soltar as rodilhas é um recurso do laçador, mas dentro da cancha a solta é uma habilidade do laçador. Essa mudança nos coloca em pé de igualdade com todos os laçadores do Brasil. Para aqueles que participavam de provas fora do Estado, já estão acostumados, pois apenas aqui no Rio Grande do Sul não havia a obrigatoriedade. Além disso, é uma proteção à cultura gaúcha", disse.

     No início da prática das armadas e durante a implementação dos regulamentos campeiros nos anos 50, a soltura da rodilha era obrigatória, e o retorno dessa exigência remonta aos primórdios dos rodeios. Segundo Vilson Freitas, um dos criadores da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) e ex-diretor campeiro do MTG, essa mudança no regulamento também torna as disputas mais acirradas. 

     "Os laçadores gaúchos estão muito treinados, e com a possibilidade de não soltar a rodilha, o tiro fica mais fácil e os rodeios mais demorados e caros. Acredito que o MTG acertou na decisão da mudança e estão de parabéns", declarou.

     O laço campeiro é uma prática profundamente enraizada na cultura gaúcha, sendo uma demonstração de habilidade e destreza dos cavaleiros locais. As competições de laço campeiro são eventos populares que atraem participantes e espectadores de diversas idades em todo o estado.

     Embora cause polêmica no início, com a soltura obrigatória das rodilhas, os laçadores precisarão seguir aprimorando suas habilidades para garantir um bom desempenho nas competições e, também, exigir mais atenção dos árbitros das provas.

quarta-feira, 6 de março de 2024

4º Seminário de Prendas e Peões ACTG Portal da Serra - Dois Irmãos

 


Invernada Juvenil do CTG Sinuelo recebe prêmio em festival da Bahia

Evento celebra manifestações folclóricas dentro e fora do Brasil

    Na premiação do 11º Berimbau de Ouro ocorrida no Festival Internacional Multicultural em Salvador-BA, a Invernada Juvenil do CTG Sinuelo, da cidade de Canguçu-RS, foi agraciada com o prêmio, que prestigia diversas manifestações folclóricas no Brasil e no exterior. O evento ocorreu no dia 23 de fevereiro.O Berimbau de Ouro é reconhecido como um evento cultural importante para o país. Nesta edição, a Invernada Juvenil do CTG Sinuelo se destacou pela sua performance e representação da cultura gaúcha.

    A comitiva do CTG Sinuelo partiu de Canguçu com 86 pessoas, incluindo dançarinos, pais e responsáveis. Durante o festival, ocorreram intercâmbios culturais com diversos artistas nordestinos, em especial com o grupo Olodum.

    A cerimônia de entrega do troféu aconteceu no salão de cultura da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, localizado no Largo do Elevador Lacerda, no dia 23 de fevereiro. Além disso, no dia seguinte, alguns integrantes do grupo participaram de uma oficina de intercâmbio cultural na Casa da Capoeira, situada no Pelourinho.


Fonte: Playpress - Assessoria de Imprensa do MTG

domingo, 3 de março de 2024

MTG realiza curso para avaliadores de Concursos de prendas e peões


    No sábado (2), a vice-presidência de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através de seu departamento de formação e Aperfeiçoamento, reuniu dezenas de tradicionalistas na sede do CTG Manotaço, na cidade de Gramado (27ªRT). A atividade de acolhimento começou cedo, com a presença da presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, da vice-presidente de Cultura, Renata Pletz, do Coordenador da 27ªRT, Everaldo Dutra, da Diretora de Concursos, Jandira Tisott, da Diretora de cursos, Milena Abott, Secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolini Reginato, o vice-presidente da Câmara Municipal, Vereador Prof. Daniel Keller, e o Patrão do CTG Manotaço, Naures Fernando Gusen.


    As atividades envolveram ambientes de avaliações das áreas campeiras, indumentária, artística e cultural. O curso instrumentalizou multiplicadores para que estes cheguem em suas Regiões e preparem as comissões que farão as avaliações de Entreveros e Cirandas, tanto no estão quanto nas Regiões e Entidades. Na oportunidade, ex-prendas e peões do RS, se encontram e fizeram o registro do grupo conhecido como os Ex-plêndidos.



Sarau do Solar dos Câmara Especial - Dia da Mulher

 


    Abrindo a temporada do Sarau do Solar e iniciando as comemorações pelos 10 anos da apresentação do Tributo a Mercedes Sosa, Tatiéli Bueno apresentará seu show em homenagem à cantora argentina no dia 06 de março, às 20h30, no Teatro Dante Barone em Porto Alegre/RS.

    Este evento especial integra a programação em homenagem ao Dia da Mulher e promete uma noite latina inesquecível. Começando com o show La Noche que me Quieras, da cantora Maria Alice, às 19h30, e encerrando com a performance envolvente de Tatiéli Bueno e seu Tributo a Mercedes Sosa, às 20h30.

    A entrada é franca, e aqueles que desejarem podem contribuir e apoiar as artistas por meio do QR Code disponível no cartaz do evento.

Venha prestigiar e celebrar conosco a música e o talento feminino!

✔️Serviço:

Data: 06 março de 2024  | Horário: 19h30

Local: Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa RS

Praça Marechal Deodoro, 101 Centro Histórico - Poa

*Entrada Franca

Saiba mais em @tatielibueno

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Vem ai o 35º Entrevero Cultural de Peões do RS

 


Abertas as inscrições para o 23º Seminário de Cultura Campeira - FECARS 2024

Faça a sua inscrição: https://forms.gle/iPna4WJwy8Bi41u39
 

Será que precisamos valorizar a paz? - Por Dinara Paixão

  

   Há divergências quanto à resposta. Não se surpreenda. A violência diária tem se tornado comum e, muitas vezes, invisível, para algumas pessoas.  

    A Semana da Paz – 23 de fevereiro a 1º de março - foi instituída, no Rio Grande do Sul, em janeiro de 1998, pela Lei 11.077, numa referência à assinatura da paz de Ponche Verde, que marcou o final do decênio farroupilha.

A aprovação da Lei trouxe a oficialização da proposta do radialista Milton Mendes de Souza, de Uruguaiana, aprovada no 42º Congresso Tradicionalista, realizado em Santo Augusto, em janeiro de 1997. Ele defendia que o Dia do Gaúcho - 20 de setembro – destaca o início de uma luta armada, por isso deveríamos lembrar, também, a importância da paz.

    Há quase três décadas, portanto, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) vem procurando disseminar a cultura da paz, em todas as suas nuances. No 43º Congresso, em Santa Cruz do Sul, em 1998, foram aprovadas sugestões de atividades e uma Bandeira para a Semana da Paz, proposta por Jane Bitsck e Fátima Brizolla. São encontros culturais e artísticos, celebrações religiosas, cavalgadas, dentre outras programações. Para 2024, esperamos que as ações sejam divulgadas, pois observa-se que a paz proporciona menores índices de audiência do que os assassinatos e as guerras. 

    Sabe-se que a mobilização em fevereiro é mais difícil, pois existem as férias e outras festividades, mas é possível. 

    A lei estabeleceu que a Semana da Paz faz parte do Calendário Estadual de Eventos e que a sua organização deve ser “(...) coordenada pela Secretaria da Educação, pelas Secretarias da Cultura do Estado e dos municípios, com a participação do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Brigada Militar”.

    No ano passado houve uma modificação. A Lei 11077/1998 foi revogada pela Lei 15950, de 09 de janeiro de 2023, que buscou consolidar “(...) a legislação estadual relativa a eventos e datas estaduais, instituindo o Calendário oficial de eventos e datas comemorativas do estado do Rio Grande do Sul (...)”. Felizmente, não houve “interrupção de sua força normativa” e, no Anexo Único da nova Lei, onde constam diversas tabelas, estão mantidos os dias e os organizadores da Semana da Paz. Isso tudo pode ser encontrado no Diário Oficial do Estado, Nº 12 - 2ª edição, na página 62, no item III – Tabela de eventos e datas comemorativas anuais por períodos de abrangência em diferentes meses. No arquivo disponível do DOE para o dia  16 de janeiro, a Semana da Paz consta na página 142.

    Estamos vivenciando um momento onde a paz, na minha opinião, precisa ser melhor compreendida, pois ela não se refere apenas à ausência da guerra e da violência física. Precisamos refletir! É necessário incentivar relações pacíficas entre as pessoas, onde exista a tranquilidade para divergir no mundo das ideias, sem que isso signifique um rompimento e ocasione agressões verbalizadas em acaloradas discussões ou postagens em redes sociais. 

    Como disse o poeta Silvio Aymone Genro nos versos de “Seiva de Vida e Paz”, musicados por João Chagas Leite: “Se os senhores da guerra mateassem ao pé do fogo, deixando o ódio pra atrás, antes de lavar a erva, o mundo estaria em paz”.

    Que o tradicional ritual do chimarrão – embora diferenciado depois da pandemia - nos lembre a importância de sabermos dialogar, compartilhando ideias com respeito e tranquilidade. 

    Que tenhamos, em 2024, uma ótima Semana da Paz!



Dinara Paixão – Coluna Diário de Santa Maria – 22 FEV 2024


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Painel de Indumentária Campeira – 2024

Realização: MTG, Vice-presidência de Cultura, Departamento de Indumentária e Departamento de Aperfeiçoamento e Formação Tradicionalista


ORIENTAÇÕES GERAIS: 

✓ Participantes: cinco (5) por RT - Diretor campeiro ou seu substituto 

e até quatro (4) tradicionalistas indicados pela região. 

✓ Idade mínima: 15 anos. Prazo para inscrição: até 25 de fevereiro de 2024, 

✓ Inscrição: Cada diretor campeiro regional deverá enviar lista 

contendo o nome completo de cada um dos participantes para o e-mail: painelcampeiro2024@gmail.com até dia 25.02.2024.


✓ Data da realização: 02 de março de 2024,

✓ Horário: das 08h30 até 13h,

✓ Local: CTG MANOTAÇO: GRAMADO 27ª RT Endereço: Rua Francisco 

José Rodrigues, 1850- Mato Queimado, Gramado - RS

✓ Cardápio Almoço: massa, frango, maionese, saladas.

✓ Valor: R$ 35,00.

Curso de Avaliadores de Concursos Culturais de Prendas e Peões

    Curso de Avaliadores de Concursos Culturais de Prendas e Peões – 2024 

Realização:  MTG, Vice-presidência de Cultura, Departamento de Concursos e Departamento de Aperfeiçoamento e Formação Tradicionalista

ORIENTAÇÕES GERAIS: 

- Participantes: cinco (5) por RT - Diretor cultural ou seu substituto e até quatro (4) tradicionalistas indicados pela região. 

- Idade mínima: 21 anos  Prazo para inscrição: até 20 / fevereiro / 2024, 

- Inscrição: Cada diretor cultural regional deverá enviar lista contendo o nome completo de cada um dos participantes para o e-mail: cursoavaliadores2024@gmail.com até dia 20.02.2024.

Data da realização: 02 / março / 2024,

Horário:  das 8h30 até às 19h,

Local: CTG MANOTAÇO

Endereço: Rua Francisco José Rodrigues, 1850- Mato Queimado, Gramado – 27ªRT

- Cardápio Almoço: massa, frango, maionese, saladas.

Valor: R$ 35,00


Importante:

- Não inscrever Prendas e Peões concorrentes,

- Ter em mãos o Regulamento do Entrevero e Ciranda Cultural, e Nota de Instrução 04.2023 

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Noite histórica para a Fundação Cultural Gaúcha do MTG.


    A noite do dia 31 de janeiro, uma quarta-feira, marca a aprovação dos Estatutos e Regimento Interno da Fundação Cultural Gaúcha - MTG, criada em 1980, com a chancela de Rodi Pedro Borghetti, Luiz Carlos Barbosa Lessa, entre outros abnegados tradicionalistas. A equipe que trabalhou para realizar as alterações estatutárias teve como presidente Valdir Secchi, a Assessora Juridica, Mariane Mauss, a Tesoureira, Mariana Matusiak e o conselheiro, Celso Echeli.

    Depois de quase ter chegado a ser extinta, a Fundação deu a volta por cima, e está cumprindo com os objetivos pelos quais foi criada. Com a presidência de Oscar Fernande Gress, na Diretoria Executiva, seu vice, Paulo Matukait, a Tesoureira Mariana Matusiak, a secretária, Márcia Borges, o presidente do Conselho Delibertativo, Cesar Tomazzini Liscano, o presidente da Junta Fiscal, Marlon Moura, demais conselheiros e colaboradores a Fundação conseguiu superar as dificuldades e voltar a ser o braço dinâmico do MTG.


Vida longa à Fundação Cultural Gaúcha - Ações que Movimentam.

36º Seminário Estadual de Prendas em Três Passos

 


Coordenadorias Regionais conhecem o local da FECARS 2024

   


 Neste sábado (3), as Coordenadorias Regionais e seus diversos departamentos foram recebidas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, local onde será realizada a 34ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). A reunião foi aberta pela presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, acompanhada de seus vice-presidentes, de Administração e Finanças, Haroldo José Teixeira, de Cultura, Renata Pletz, Artística, Madeline Zancanaro, Campeiro, Nicanor Castilhos, de Cavalgadas, Ildo Wagner, e da Fundação Cultural Gaúcha – MTG, Oscar Fernande Gress. 

    Ilva fez a leitura do calendário, para que fossem feitos ajustes necessários para o ano corrente, principalmente no que se referia as reuniões, convenções e as inter-regionais do ENART. Ficou decidido pelo colegiado e coordenadores fazer somente uma convenção com todos os assuntos, dias 5, 6 e 7 de abril, na cidade de Soledade. As inter-regionais do ENART ficaram com suas datas e locais definidos:

3 e 4 de agosto - 1ª Inter-regional o ENART - Sarandi - 7ªRT

31 de agosto e 1º de setembro - 2ª Inter-regional do ENART - Cacequi - 10ªRT

28 e 29 de setembro - 3ª Inter-regional do ENART – Capão da Canoa – 23ªRT

    Na parte da tarde, foram separados os departamentos, que acompanharam suas respectivas vice-presidências. Novo calendário estará disponível no site do MTG para todas as entidades.


Tema anual (aquele, cujo teor é discutido e debatido pelos tradicionalistas no ano corrente)

Teses e vivências em Movimento: a contribuição e importância dos documentos filosóficos do tradicionalismo.”

Tema quinquenal: “O Legado da Juventude Tradicionalista construído através do tempo









sábado, 27 de janeiro de 2024

Ação solidária no CTG Raízes do Sul

 

Para ajudar...  CTG Raizes do Sul 

 A ajuda é para um casal que está extremamente necessitado.  Ele é cadeirante, e ela, teve um AVC. A pessoa que ajudava o cadeirante teve um AVCtambém, e estão passando por imensas dificuldades. Então, o CTG Raízes do Sul da ZOna Norte de Porto Alegre, em conjunto com o radialista Rogério Diniz, da Rádio Metropolitana FM, realizarão um evento beneficente para este casal. Ajude como puder.

Dia 30 de Janeiro, centenário de Jayme Caetano Braun

 



Palestra em Garibaldi marca a de número 880

 

    Palestra em Garibaldi, no CTG Sentinela da Serra (local que estive em 2012, no Entrevero), através do convite da preenda Talita Tonon, para o projeto Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha.

sábado, 6 de janeiro de 2024

Teses e vivências em Movimento: a contribuição e importância dos documentos filosóficos do tradicionalismo

 Proposta da Gestão de Prendas e Peões do RS 2023/2024

Tema: “Teses e vivências em Movimento: a contribuição e importância dos documentos filosóficos do tradicionalismo.”

    Os documentos filosóficos são essenciais para a estruturação do Movimento, pois são capazes de fornecer base teórica e conceitual para sustentar as práticas e valores pregados pelo mesmo.

    Tais conteúdos, muitas vezes elaborados por intelectuais, líderes tradicionalistas e estudiosos da cultura gaúcha, oferecem uma visão profunda e reflexiva sobre a identidade, os costumes, as tradições e os princípios morais que norteiam a cultura tradicionalista. Oferecem uma orientação ética e moral para o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

    Eles delineiam os valores fundamentais que devem ser cultivados, como o respeito às tradições, a honra, a coragem, a lealdade e atribuem soluções e direções para os problemas fundamentais da sociedade como um todo, promovendo a formação de uma consciência comunitária.

A proposta traz a possibilidade de tratar teses conhecidas em larga escala, como:

O Sentido e o Valor do Tradicionalismo”, de Barbosa Lessa;

A função aculturadora dos CTG’s”, de Carlos Galvão Krebs;

O Plano de Ação Social”, de Onésimo Carneiro Duarte;

Plano Vaqueano”, de Hugo Ramirez;

O tradicionalismo e as novas gerações”, de Thereza Almeida;

A Carta de Princípios e os problemas do MTG”, de Mário Mattos;

O Sentido e o Alcance Social”, de Jarbas Lima;

Reflexões necessárias - A ideologia do Tradicionalismo Gaúcho”, de Manoelito Carlos Savaris;

MTG como propulsor do uso coerente das tecnologias e valorização do ser humano”, de Luise Moraes.

Acompanhe as redes sociais da gestão estadual 2023/2024

Arte: Tassya Marasciulo

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Estão abertas as inscrições para a 6ª Conferência Estadual de Cultura


    O encontro acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, e busca estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Cultura – conjunto de programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul nas dimensões cidadã, econômica e estética.

    A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3JsC9m4gHd3gy614anT2gthPFs-tpudG_JWz1CMfLYQU7Xw/viewform !

    O tema desta sexta edição da Conferência é “Democracia e Direito à Cultura”.

    Programe-se e participe!