Matheus da Cunha Goggia Neves, do DTG Noel Guarani, de Santa Maria, foi escolhido o Peão Farroupilha
Após três dias de intensa programação, foram conhecidos os representantes masculinos jovens da cultura gaúcha eleitos para o mandato 2024-2025. A festividade foi realizada na região Missioneira, contando com parte das atrações em Entre-Ijuís e outra parte em Santo Ângelo. O 35º Entrevero Cultural de Peões, foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril.
O eleito Peão Farroupilha, Matheus da Cunha Goggia Neves, recebeu o anúncio carregado de emoção.
“Confesso que eu não consigo nem descrever a sensação de ouvir o meu nome ser anunciado, eu estava meio que em estado de choque, ainda mais porque era a minha última oportunidade que eu tinha em função da idade. Esse sentimento e essa sensação de incerteza batia ainda mais próximo ao resultado. Consegui me manter bastante tranquilo durante todas as provas, mas quando a gente se aproximou do baile ali, a emoção começou a tomar conta, cada vez mais forte. Estava com a sensação de dever cumprido em todas as provas e muito satisfeito com tudo que eu tinha feito, mas também pela ansiedade de aguardar o resultado. A competitividade que existe é grande, pela qualidade dos demais peões que estavam participando do concurso valoriza ainda mais, mas eu admito que a ficha ainda não caiu, porque eu estou processando ainda todas essas informações”, declarou.
Desde o início do processo, estiveram envolvidos cerca de 2 mil participantes nas categorias categorias Piá (mirim), Guri (juvenil) e Peão (adulto). Os competidores foram avaliados em conhecimentos históricos e geográficos, habilidades artísticas e conhecimento e desenvoltura nas lides campeiras.
A gestão é composta por nove peões (três em cada categoria). Ao longo do próximo ano, eles têm a responsabilidade de representar o movimento tradicionalista, fomentando a disseminação da cultura, ministrando palestras e marcando presença em eventos oficiais.
"O Entrevero Cultural de Peões é uma tradição importante e uma oportunidade dos concorrentes mostrarem sua dedicação e paixão pelas tradições do nosso estado", afirma a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart.
O sábado, último dia da programação, foi marcado por demonstrações práticas aplicadas em Santo Ângelo. As Provas Campeiras, que iniciaram às 8h30min no Parque de Exposições Siegfried Ritter, reuniram competidores e espectadores que mostraram suas habilidades aos julgadores. O dia culminou com um jantar no GTF Cel Aparício Borges, seguido pelo Fandango e divulgação dos resultados no Salão da Comunidade Luterana São Paulo, na Esquina Gaúcha, onde o Grupo Bem Campeiro animou a celebração.
Confira os eleitos:
Categoria: PIÁ
1º Matheus Guiotto Vieira 9a RT - GF Chaleira Preta - Ijuí
2º Pedro Barboza das Neves 6o RT - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande
3º Enzo Gustavo Madalóz Romansin 7o RT - CTG Manoel Teixeira - Tapejara
Categoria: GURI
1º Kauan de Melo Zambruski 11o RT - CTG Querência do Prata - Nova Prata
2º Arthur Portella Martins 17a RT - 35 CTG - Palmeira das Missões
3º Henrique Gehres Moraes 1a RT - CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí
Categoria: ADULTO
1º Matheus da Cunha Goggia Neves 13a RT - DTG Noel Guarani - Santa Maria
2º Thiago Rodrigues Miranda 6a RT - CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande
3º Luiz Cassol Ferrigo 11a RT - CTG Os Desgarrados – Guaporé
Nenhum comentário:
Postar um comentário