terça-feira, 18 de março de 2025

Comissão Estadual define tema e Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2025


    Na manhã desta segunda-feira, 17, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas se reuniu na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho para deliberar sobre o tema e o patrono das comemorações de 2025. Após uma votação, a comissão decidiu que o tema será “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. Essa escolha reflete a rica tradição cultural do Rio Grande do Sul e homenageia uma figura importante da arte e do tradicionalismo gaúcho.

    O patrono escolhido para os festejos de 2025 é Mário Barboza de Mattos, um renomado engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, além de ser primo de Barbosa Lessa e estar presente nos primórdios do Movimento. Com uma trajetória marcada por contribuições significativas à cultura e à arte do estado, Mattos se junta a um seleto grupo de personalidades homenageadas desde 2005. A escolha de um patrono é uma tradição que visa reconhecer e celebrar aqueles que têm se destacado na promoção da cultura gaúcha.

    Denise Gress, presidente da comissão, destacou a importância do próximo passo, que envolve a apresentação do edital para a música e a proposta de uma arte que represente a temática escolhida. “Estamos animados com as possibilidades que este tema traz e queremos que a arte e a música reflitam a riqueza da nossa história”, afirmou Denise, enfatizando o compromisso da comissão em dar atenção para todo o estado.

    Os Festejos Farroupilhas, que evoluíram de uma simples Ronda Crioula para o maior evento popular do Rio Grande do Sul, englobam uma série de atividades que vão desde a geração e distribuição da chama, em agosto (15 e 16), até sua extinção em 20 de setembro. Com a escolha do tema e do patrono, a expectativa é que as comemorações de 2025 sejam um marco na celebração da cultura gaúcha, unindo tradição, comunicação e inovação em um evento que promete encantar a todos.

Nota de Falecimento - Rodi Pedro Borghetti

 

          Neste momento de dor, nos unimos em solidariedade à família e amigos, lembrando com carinho de sua trajetória e das contribuições inestimáveis que fez à sociedade gaúcha. Descanse em paz, amigo. Você sempre será lembrado com gratidão e respeito.

    Em sua extensa trajetória em prol da cultura gaúcha, foi patrão do CTG 35 – um dos mais tradicionais de Porto Alegre – em diversas ocasiões desde a década de 1960. Em 2010, foi nomeado patrono da Semana Farroupilha no Estado.

    Borghettão presidiu o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, criou a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha e a Fundação Cultural Gaúcha, e foi presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por dois mandatos.

A despedida de Rodi Borghetti ocorrerá na quarta-feira (19), em velório no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, das 9h às 14h.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Santa Cruz do Sul te espera para a 35ª FECARS - Festa Campeira do RS

  


   A 35ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) será realizada entre os dias 13 e 16 de março de 2025, no Parque Municipal de Eventos de Santa Cruz do Sul. O evento, é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com a realização da Fundação Cultural Gaúcha – MTG e 5ª Região Tradicionalista, contando com o patrocinio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, e celebra a cultura campeira sem premiação em dinheiro.

    A programação contará com diversas provas de laço, entre elas: laço Rapaz, laço Irmão, laço Vaqueano, laço Veterano, laço Piá, laço Menina, laço Guri, laço Guria, laço Prenda, laço Patrão e Capataz, laço vaca parada, entre outros, além de gineteada e prova de redeas (veja programação completa nas redes sociais do MTG). Paralelo a festa Campeira teremos o torneio de truco cego de integração e o Seminário de Cultura Campeira, com o tema “Rio Grande Antigo: Do Acessório à Lida, o Legado do Gaúcho”.

    Para participar, é necessário ser representante de uma entidade filiada ao MTG. A FECARS tem como objetivo preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho, bem como divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense e promover o intercâmbio por meio das lidas campeiras, integrando os participantes das diversas Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, de forma que não se apague o rastro dos hábitos e costumes típicos gaúchos rio-grandense. O evento também tem como objetivo valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural, em nível local, regional e nacional dentro de uma certa unidade e respeitando as características de cada região.



quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Chegou a Coletânea da Legislação Tradicionalista - Encomende a sua!

 


Curso rápido de elaboração de projetos culturais - Centro de Cultura de Igrejinha

 


Lançada a 54ª Ciranda Cultural de Prendas em evento na cidade de Osório


    A 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul foi oficialmente lançada no último sábado, dia 25, em um evento realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Serra, em Osório. Este evento é uma celebração importante da cultura gaúcha, reunindo a juventude tradicionalista que valoriza as tradições e costumes do estado e acontece entre os dias 15 e 17 de maio.   

 A entidade, que sediou o lançamento, é um local emblemático e significativo, não somente por ser a casa da atual 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2024/2025, Isabella Nunes da Silva, mas por ter sido construída para sediar o concurso da prenda Lizette Rolim, em 1968. Durante a cerimônia de lançamento diversas atividades foram realizadas, incluindo uma pequena despedida com momentos de gratidão e muitas emoções. 

    Além da 1ª Prenda do RS, Isabella Nunes, e suas colegas de gestão, compareceram ao evento o Coordenador da 23ªRT, Rozimar Ferreira, o Peão Farroupilha do RS, Matheus Goggia, que representou os peões estaduais, a Magnifica Reitora da UNICNEC, Profª Ms. Ludinara do Nascimento Scheffel, o vice-presidente de Administração e Finanças do MTG, Luiz Henrique Lamaison, a vice-presidente de Cultura do MTG, Jandira Tisott, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, o vice-prefeito de Osorio, Ed Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Rossano Teixeira, o presidente da Comissão Executiva da 54ª Cirande de Prendas, Germano Salazar Trevisan, o secretário de Turismo de Tramandaí (representou a prefeitura), Anderson Jesus, o diretor de Cultura de Tramandaí, Rogerio Ribeiro, e João Adauto Silveira, Patrão do CTG Estancia da Serra.  O evento também contou com a participação de autoridades locais e tradicionalistas, como coordenadores e conselheiros do MTG.

    A 54ª Ciranda Cultural de Prendas promete ser um evento repleto de emoções e aprendizados, com a participação de mais de 80 jovens, muito bem preparadas, de todo o estado. Na oportunidade também foi anunciada a música oficial do evento, de autoria de Mario Tressoldi e João Lucas Cirne. A frase escolhida para a edição foi "No embalo de um alvorecer de sonhos, novos ventos a nos guiar".



Programação

15 de maio

9h30 - Recepção e credenciamento no CTG Estância da Serra

11h - Integração da Prendas participantes com a Madrinha Priscila Tisott

12h - Almoço no CTG

13h - Benção religiosa

14h - Prova Escrita (UNICNEC)

17h30 - Confraternização e coquetel das prendas participantes

18h às 20h - Montagem da Mostra Folclórica (1º horário UNICNEC)

19h - Folclore Litorâneo (Largo dos Estudantes)

16 de maio

7h às 9h - Montagem da Mostra Folclórica (2º horário UNICNEC)

9h15 - Mostra Folclorica - Avaliação (UNICNEC)

19h - Sessão solene de abertura e despedidas das Prendas do RS 2024/2025 (UNICNEC)

17 de maio

7h - Prova oral e artística - avaliação (UNICNEC)

22h - Fandango Oficial de divulgação dos resultados (Centro de Evento de Tramandaí)

Reunião define reinício dos trabalhos da comissão estadual dos Festejos Farroupilhas


    Na tarde desta sexta-feira (24), aconteceu uma reunião na Secretaria de Estado da Cultura, marcada por um clima de colaboração, que abordou pontos fundamentais para o sucesso dos festejos em 2025. Estiveram presentes, além da secretária Beatriz Araújo, a diretora Denise Gress, o coordenador do SEC, Ruben Oliveira e o gestor de relações institucionais da FCG e vice-presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Rogério Bastos.

    Entre os temas discutidos, destacam-se as estratégias de financiamento, a ampliação de parcerias e, para isso, será chamada a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, para se reunir ainda no mês de janeiro.

    "Os Festejos Farroupilhas são um patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Nosso papel é garantir que sejam realizados da melhor forma possível, em todos os municípios, não somente na capital" - disse a Secretária Beatriz. “Temos a preocupação com o temário para este ano, por isso, a pressa em compormos a comissão e já começar a trabalhar” – afirmou Bastos.





Vamos voltar com o Blog Tradição, folclore e tradicionalismo

     Está na hora de voltarmos!


    Quando comecei meu blog, em 2007, era para ser uma agenda ou um diário de viagem, quando fomos dançar no Festival de Folclore, na Alemenha, com o Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, de Encantado. Depois, comecei a escrever nele, com noticias do tradicinalismo. Com o tmepo fui colocando materiais importantes no Blog, aos poucos. E ele cresceu! Chegamos a quase  5 milhões de Views.

    Cansado, parei. Ia abandonar tudo. Mas hoje, me dei conta de uma coisa... Que quando tu deixa de ocupar um espaço, surgem aqueles que nada fizeram, nunca fizeram e veem ali uma oportunidade. Bueno, estamso de volta com o BLOG, para chegar em 5 milhões. E as palestras? Já chegamos na incrivel marca de 934, no fiinal do ano de 2024. Então, vamos rumo as 1000.

    No ano de 2024, ocupei o cargo de Gestor de Relações Institucionais do MTG e da Fundação Cultural Gaúcha, fui vice-presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e trouxemos de volta o desfile temático, que desde 2015 não acontecia mais. Buscamos reconstruir uma credibilidade perdida junto aos órgãos governamentais e iniciativa privada. Ter de volta os patrocinadores para os eventos. Bem com calma, sem alardes, se buscou no silencio, a melhor forma de reestruturar aquilo que fora desconstruido. Se a estrada está boa de rodar é por que alguém foi ali e cuidou do asfalto, caso contrário seriam um caminho dificil de percorrer.

    Por esse motivo acredito que o blog tem que voltar e ocupar o espaço que antes tinha e sua grande importancia. Esses dias recebi um livro falando da capa Renner, cujo material, em parte, foi retirado aqui, deste blog.